Desenvolvimento Organizacional
Artigo: Desenvolvimento Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mibarao • 21/4/2014 • 1.561 Palavras (7 Páginas) • 629 Visualizações
Fatores que deram origem ao Desenvolvimento organizacional
A abordagem do desenvolvimento organizacional ou Desenvolvimento Organizacional surgiu a partir de 1962 em função das mudanças no mundo das organizações e da inadequação das estruturas convencionais a essas novas circunstâncias. O Desenvolvimento Organizacional não teve apenas um autor e pode ser considerado um desdobramento da Teoria comportamental em sentido a abordagem sistêmica.
Fatores atribuídos a origem do Desenvolvimento Organizacional
• A dificuldade de operacionalizar os conceitos das diversas teorias administrativas;
• Os estudos sobre a motivação humana;
• criação do Laboratório Nacional de Formação (National Training Laboratories - NTL) de Bethel em 1947;
• A publicação em 1964 de um livro, por um grupo de psicólogos do Laboratório Nacional de Formação (National Training Laboratories - NTL);
• A pluralidade de mudanças no mundo;
• A fusão do estudo da estrutura e o estudo do comportamento humano nas organizações, integrados por meio da abordagem sistêmica;
• Os estudos sobre conflitos interpessoais;
• Os modelos de Desenvolvimento Organizacional se baseiam em quatro variáveis básicas: ambiente, organização, grupo e indivíduo.
O novo conceito de organização behaviorista
Teoria comportamental da administração (Simon, 1947) é uma teoria aplicada à administração de empresas. A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.
Suas características são:
1. a ênfase nas pessoas;
2. preocupação com o comportamento organizacional (processo de trabalho);
3. estudo do comportamento humano (motivação humana - teoria de Maslow).
Seu ponto crítico é a relatividade: todos os indivíduos possuem as mesmas necessidades e estas são hierarquizadas.
A cultura que a empresa deve adotar em uma empresa para obter sucesso,eficiência e inovação
Devemos levar em consideração os novos conceitos de administração e de gestão com a maior participação dos colaboradores e isso hoje faz uma grande diferença participativa pois potencializa a capacidade do potencial humano.Por esse motivo é de grande importância manter o nível de satisfação entre as pessoas afim de manter um laço efetivo e de compromisso com os objetivos da empresa.Um gerenciamento que atenda as necessidades dos colaboradores afim de tornar a organização mais eficiente e motivando as pessoas que contribuem para os objetivos organizacional.
Quando essas necessidades não são atingidas surge insatisfação e frustração no ambiente de trabalho,nos dias de hoje existe uma grande necessidade de entender o bem estar dos colaboradores para se conseguir um nível de satisfação interno.
Cultura organizacional
Podemos dizer que a cultura organizacional pode ser representada pela forma de como os colaboradores em geral percebem as características da organização onde eles trabalham,não importa se eles gostem ou não na maioria das empresas não são bem aceitas algumas definições podem ser essas:
Inovação e assunção de riscos: o grau em que os funcionários são estimulados a inovar e assumir riscos.
Atenção aos detalhes: o grau em que se espera que os funcionários demonstrem precisão, análise e atenção aos detalhes.
Orientação para os resultados: o grau em que os dirigentes focam mais os resultados do que as técnicas e os processos empregados para seu alcance.
Orientação para as pessoas: o grau em que as decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre as pessoas dentro da organização.
Orientação para as equipes: o grau em que as atividades de trabalho são mais organizadas em termos de equipes do que de indivíduos.
Agressividade: o grau em que as pessoas são competitivas e agressivas em vez de dóceis e acomodadas.
Estabilidade: o grau em que as atividades organizacionais enfatizam a manutenção do status quo em contraste com o crescimento.
Que tipo de organização devemos adotar para obter sucesso,eficiência e sucesso em uma empresa?
Para mudar a cultura e o clima organizacional, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou inovadora, ou seja, deve ter as seguintes características:
Adaptabilidade (ser flexível e receptiva).
Senso de identidade. Compreensão do passado e do presente.
Perspectiva exata do meio ambiente.
Percepção realista e capacidade de investigar
Diagnosticar e compreender Integração entre os participantes, de tal forma que a organização possa se comportar como um todo.
O que é desenvolvimento organizacional segundo French e Bell?
O foco do desenvolvimento está em mudar as pessoas e a natureza e qualidade de suas relações de trabalho. Sua ênfase está na mudança cultural da organização. Em princípio, o DO é uma mudança organizacional planejada.
French e Bell definem o DO como "esforço de longo prazo, apoiado pela alta direção, no intuito de melhorar
...