Desenvolvimento de Aplicação Rápida
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento de Aplicação Rápida. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jefersonlemes • 18/11/2014 • Projeto de pesquisa • 628 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
1. Introdução
Rapid Application Development (RAD) ou Desenvolvimento Rápido de Aplicação, é um modelo de processo de desenvolvimento de software iterativo e incremental que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto.
O Modelo RAD é uma adaptação de alta velocidade do modelo em cascata, no qual o desenvolvimento é conseguido com uso de uma abordagem de construção baseada em componentes, onde que a principal característica é a modulação.
2. História
Os Modelos de processos de software apresentados durante a década de 70, cujo o modelo em cascata é um bom representante, possuíam longos períodos de desenvolvimento e muitas vezes os requisitos dos sistemas se alteravam antes do fim do processo. Os desenvolvedores de software necessitavam de um modelo ágil que permitisse um tempo de desenvolvimento mais curto e a mudança dos requisitos durante o processo.
Nos anos 80 os trabalhadores de Berry Boerhn (modelo de processo em espiral) e Tom Glib (modelo de processo evolucionário) serviram de base para uma metodologia chamada de Rapid Iterative Production Prototyping (RIPP) criado por Scott Shultz. James Martin entendeu o RIPP agregando valores de outros processos tornando-o mais formal sendo assim denominado de RAD. O Rad foi finalmente formalizado em 1991 com a publicação de um livro “Rapid Application Development”.
3. O Modelo RAD
É um modelo sequencial linear que enfatiza um ciclo de desenvolvimento extremamente curto, o desenvolvimento rápido é obtido usando uma abordagem de construção baseada em componentes, os requisitos devem ser bem entendidos e o alcance do projeto restrito.
O modelo Rad é usando principalmente para aplicações de sistemas de informação, cada função principal pode ser direcionada para uma equipe RAD separada e então integrada para formar o todo.
4. Princípios
4.1 Os princípios do desenvolvimento ágil valorizam:
1. Garantir a satisfação do consumidor
2. Entregas rápidas e continuamente softwares
3. Softwares funcionais são entregues frequentemente (semanas, ao invés de meses);
4. Mudanças tardias são bem-vindas.
5. Cooperação de pessoas que entendem do 'negócio' e desenvolvedores;
6. Projetos surgem através de indivíduos motivados, entre os quais existe relação de confiança.
7. Design do software deve prezar pela excelência técnica;
8. Simplicidade;
9. Rápida adaptação às mudanças;
10. Indivíduos e interações são mais importantes do que processos e ferramentas;
11. Software funcional mais do que documentação extensa;
12. Colaboração com clientes mais do que negociação de contratos;
13. Responder a mudanças mais do que seguir um plano.
4. Fases do RAD
4.1
...