ENDOMARQUETING: FERRAMENTA PARA MOTIVAÇÃO
Por: Karine Wanser • 15/3/2016 • Projeto de pesquisa • 3.950 Palavras (16 Páginas) • 273 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 1][pic 2]
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MARACAJU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
KARINE LOMBARDI WANSER
ENDOMARQUETING: FERRAMENTA PARA MOTIVAÇÃO
MARACAJU - MS
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL[pic 3][pic 4]
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE MARACAJU
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
KARINE LOBARDI WANSER
ENDOMARKETING: FERRAMENTA PARA MOTIVAÇÃO
Projeto de pesquisa apresentado à Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), como exigência da disciplina de Estágio Supervisionado I do Curso de Administração sob orientação da Prof.ª Dr.ª Giuliana Mendonça de Faria.
MARACAJU - MS
2015
RESUMO
O presente trabalho monográfico teve como objetivo principal analisar a ferramenta de comunicação denominada: Endomarketing. Essa pesquisa buscou entender o funcionamento do Endomarketing ou Marketing Interno e a sua aplicabilidade dentro de uma empresa privada sem fins lucrativos, denominada: Fundação MS para Pesquisa e Difusão de Tecnologias Agropecuárias. Endomarketing iniciou-se quando notou-se que os colaboradores de uma empresa são tão ou mais importantes que o consumidor final de seus produtos, pois são eles que estão em todo o processo de construção do produto ou serviço realizado por determinada empresa, se o mesmo encontra-se motivado e com desejo de realizar o seu serviço com o melhor de si, com toda certeza o resultado será o melhor, se o processo ocorrer de forma diferente o resultado não será bom como no primeiro citado. A segunda parte do trabalho destinou-se a desenvolver ferramentas de medição como questionários escritos para a obtenção de dados a fim de entender como está cada funcionário em seu determinado setor. A terceira parte analisou-se os dados colhidos e foi desenvolvido um plano de motivação em curto prazo. A quarta parte foi dedicada para aplicação de um novo questionário para avaliação dos resultados do plano desenvolvido anteriormente. A quinta e última parte apresenta os resultados finais colhidos dentro da empresa através de toda a pesquisa realizada durante 1 ano e 8 meses. Por fim essa monografia tem por objetivo apresentar às empresas a importância de trabalhar com o Endomarketing como ferramenta de motivação para seus funcionários, para obtenção de melhor produtividade, rentabilidade e estabilidade de funcionários dentro de sua organização.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. PROBLEMA
3. JUSTIFICATIVA
4. HIPÓTESE
5. OBJETIVOS
5.1. Objetivo Geral
5.2. Objetivos Específicos
6. REVISÃO DE LITERATURA
6.1 Conceito de Organização
6.2 Motivação
6.3 Marketing
6.4 Endomarketing
7. METODOLOGIA
7.1. Cronograma de Execução
REFERÊNCIAS
1. INTRODUÇÃO
O Sucesso de empresas hoje não depende apenas de produtos e serviços oferecidos aos consumidores. Está ligado também a sua capacidade de fidelizar clientes internos e esternos.
Há mais de 50 anos o Marketing foi descoberto e tornou-se a principal alavanca de crescimento das organizações. Como qualquer outra descoberta o marketing passou por uma evolução. Em sua primeira fase tinha-se como conceito o desenvolvimento de produto e como principal objetivo a venda de produtos a todos que quisessem compra-los, preocupava-se com a padronização do produto para ganho em escala; a segunda fase trás um marketing que tem como núcleo a tecnologia da informação, os consumidores são o alvo implícito e passivo que as campanhas desejam alcançar, já a última fase chamada de marketing 3.0 assim como a segunda fase tem como orientação o consumidor, más assume um papel maior com objetivo de oferecer soluções para os problemas da sociedade. “Vender” um produto, ideia, posicionamento de marketing para os funcionários das colaborações passou a ser tão importante quanto para o cliente. O capital humano passa a ser como seres, proativos, capazes de administrar os recursos das organizações e tornaram-se o elemento essencial.
Com a necessidade de ter algo a mais para apresentar a seus clientes antes de suas concorrentes, as empresas precisam trabalhar a sua competitividade que está ligada ao capital humano ou ao cliente interno. Como depende direta e irremediavelmente das pessoas para operar, produzir bens e serviços, atender clientes, e atingir seus objetivos. É natural investir em seus colaboradores a fim de criar recursos sólidos e adaptáveis para as necessidades atuais e futuras das organizações.
É visível que cada indivíduo possui sua característica específica e por isso um incentivo ou motivo pode não ser o mesmo para o outro. “Há motivos importantes, há motivos médios e há motivos sem grande importância. Portanto, na medida em que o indivíduo valoriza seus motivos é o que indica a quantidade de forçar para obtê-los.” (WHITAKER, 1979, p. 87).
...