TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia E Modelos De Gestão

Ensaios: Economia E Modelos De Gestão. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  2.327 Palavras (10 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

Antigamente muito do sucesso das organizações devia-se aos recursos materiais que ela possuía – inclusive máquinas e equipamentos, que os concorrentes levavam anos para ter similares, o que era, de fato, determinante ao seu progresso. Porém hoje já pode ser presenciando a instantaneidade com que uma nova tecnologia migra de uma empresa para outra, de um país para outro, o quanto os estudos sobre o melhor gerenciamento ajudou as empresas a se desenvolverem mais, além da valorização do ser humano dentro das organizações que foi sendo transformado, o que foi decisivo nesse novo modelo de empresa.

Agora, gerenciar a empresa passa a ser o fator decisivo. Procurando conhecer essas novas formas de gerenciamento e fazer um estudo sobre essas formas é que esse trabalho será desenvolvido. Para que assim, também, seja aplicado na prática os conhecimentos alcançados nos estudos.

As empresas têm buscado, cada vez meios, mecanismos que possam ser desenvolvidos e que contribuam com a qualidade de vida dentro da empresa. Hoje, faz-se necessário entender cada vez mais o funcionário para estabelecer formulas que aumente sua produtividade e seu rendimento, que contribua assim, como crescimento e desenvolvimento.

Nesse trabalho será feito um estudo sobre uma dessas ferramentas que podem ser utilizadas pela empresa que é o sistema de horário flexível, onde a jornada do trabalhador e definida de acordo com suas atividades de forma que este não vá a empresa todos os dias e que assim possa fazer seu trabalho em casa. Outro ponto a ser pensado é como se as relações interpessoais e como o desenvolvimento humano sofreu transformações, com a entrada de novos tipos de informação, e como isso tem influenciado as empresa na tomada de decisão pela busca de melhorias.

Desenvolvimento

Economia e Modelos de Gestão

• Quais as vantagens que a empresa teria se o contratassem com autonomia de horário?

A empresa teria mais qualidade nas atividades realizadas pelos funcionários, teria mais produtividade, pois o funcionário não se sentiria obrigado a cumprir a sua atividade no período que tivesse dentro da empresa. Também poderia, assim, seguir um sistema de remuneração com base nas horas de trabalhos do funcionário o que os levaria a cumprir sua carga horária mesmo em casa. Dessa forma responsabilidade em fazer o seu trabalho é maior já que tem que ser produtivo para poder ser remunerado.

A empresa pode ter por parte dos funcionários um maior crescimento profissional já que o horário é mais flexível possibilitando a eles a oportunidade de investir em sua qualificação nos horários livres. Dessa forma o funcionário se empenha mais no seu desenvolvimento e buscar ser um profissional mais envolvido com a sua empresa e que desenvolva tudo com o máximo de qualidade possível para se destacar.

• Quais as vantagens que você teria se fosse contratado com autonomia de horário?

Os funcionários se tornam mais satisfeitos e se sentem menos obrigados a fazerem suas atividades. O trabalho se torna menos cansativo e deixa de ser visto como apenas obrigação e o que seria feito sem empenho e sem envolvimento pleno. Ao ser remunerado o ganho é baseado na produtividade, no quanto foi-se dedicado na realização do trabalho, com isso a motivação pra trabalhar mesmo fora da empresa é maior.

Dessa forma advém uma maior responsabilidade para o cumprimento de seus trabalhos, não se pode deixar de lado nenhum de suas obrigações com a empresa o que poderia prejudicar a sua vida profissional e seu crescimento dentro da empresa. O profissional que trabalha com o horário flexível não fica isento de suas responsabilidades, apenas ganha a oportunidade de desenvolvê-la de acordo com o que acha melhor, mais satisfeito e motivado.

• Agora faça um breve relato sobre a nova era em que vivemos, abordando sobre o ambiente das organizações e o estereótipo ideal do homem atual das organizações frente esta nova realidade retratada pelo texto acima.

Vivemos em uma era em que a informação avança muito rápido, não é necessário esperar dias para que novas descobertas, relações sejam iniciadas, informações seja trocadas, problemas sejam resolvidos e que tudo seja modificado. Como o acesso a informação é mais rápido e fácil, começa a se exigir que se tenha uma qualificação melhor e que as pessoas estejam, realmente, envolvidas com o trabalho e que tenha algo além dos demais. Não é possível ser apenas mais um funcionário trabalhando, é preciso ter algo a oferecer, então necessita-se investir no potencial e naquilo que o destaca. E é esse o funcionário ideal que as empresas buscam o que é comprometido, eficiente, proativo, envolvido, qualificado e disposto a adquirir conhecimento.

• Compare os dois momentos e relate sobre a tendência atual das organizações sobre este aspecto.

Como foi relatado no texto, existe uma forte tendência das empresas considerarem o horário flexível como uma força benéfica na produção e no gerenciamento de pessoas. Hoje em dia as empresas precisam investir não somente em seus equipamentos, produtos ou em seu espaço, nem somente em sua expansão, mas principalmente nas pessoas, em seus funcionários. Foi-se deixado de lado a ideia que os funcionários tema obrigação de trabalhar, cumprir a sua carga horária e bater a sua meta.

A globalização leva as organizações a procurar meios de satisfazer seus primeiros clientes, os funcionários para que isso se reflita e repita com seus clientes externos e, consequentemente, gere, assim, mais lucratividade e sucesso da empresa. Diante disso podemos ver que o grande salto das empresas é quando esta adota medidas de gerar mais satisfação e qualidade de vida para os seus funcionários. Para isso adotam os mecanismos possíveis para que esse salto seja dado e que se converta em benefício próprio, seguindo as mudanças advindas com o desenvolvimento da sociedade, como por exemplo, este, o da implantação do horário flexível na jornada de trabalho dos funcionários.

Relações Interpessoais

• Cite e explique os elementos do processo de grupo.

De acordo com Maximiano (2000, p. 105) citado por Brunetta e Ribeiro (2009) os elementos mais importantes no processo de grupo são:

Cultura organizacional, que compreende normas de conduta, valores, rituais e hábitos.

Sentimentos manifestados por pessoas e grupos, que compõem o clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com