Empreendedorismo E Inovação
Artigo: Empreendedorismo E Inovação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tjkmachado • 10/11/2014 • 4.081 Palavras (17 Páginas) • 319 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................. 03
2 CONCEITOS..................................................................................................... 03
2.1 EMPREENDEDORISMO............................................................................... 03
2.2 INOVAÇÃO.................................................................................................... 04
3 CASOS DE SUCESSO NO EMPREENDEDORISMO...................................... 05
3.1 CREDIFÁCIL.................................................................................................. 05
3.2 FICO............................................................................................................... 07
4 CASOS DE INSUCESSO NO EMPREENDEDORISMO.................................. 09
4.1 WALT DISNEY (MICKEY MOUSE)................................................................ 09
4.2 RICARDO NUNES (RICARDO ELETRO)...................................................... 10
4.3 STEVE JOBS (APPLE).................................................................................. 10
5 RESENHA POST-IT ........................................................................................ 11
6 CARACTERISTICAS PRINCIPAIS DE UM EMPREENDEDOR...................... 13
6.1 CLINICA DE REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA.................................... 14
6.2 ENTREVISTA COM O EMPREENDEDOR................................................... 15
7 OPORTUNIDADES X SUSTENTABILIDADE.................................................. 18
7.1 CIDADE JARDIM CORPORATE CENTER.................................................... 18
8 CONCLUSÃO................................................................................................... 20
9 REFERÊNCIAS................................................................................................. 20
10 ANEXOS......................................................................................................... 22
1 INTRODUÇÃO
De acordo com pesquisas realizadas recentemente pelo IBGE e pelo IPEA, os números demonstram que cerca de 33% das empresas brasileiras inovam, sendo responsáveis por cerca de 25,9% do faturamento industrial e por 13,2% do emprego gerado direta ou indiretamente no Brasil. Estes números apenas reforçam o conceito que a melhor alternativa para o país segue sendo o conceito da constante inovação, o que não especificamente fixa-se no desenvolvimento de novos produtos ou processos, mas também na otimização dos custos relacionados às estas etapas. O Brasil, como país emergente no cenário mundial possui alguns impedimentos e obstáculos que inviabilizam este crescimento em um ritmo mais acelerado, por exemplo, a formação de redes envolvendo novas parcerias e transferências de processos com tecnologias mais eficientes e os desafios relacionados à burocracia do governo em relação aos impostos e a pouca existência de incentivos e apoios públicos relacionados à inovação tecnológica.
De fato o empreendedorismo, têm como sua principal ferramenta a inovação, da qual ajuda uma organização a sobreviver em um mercado altamente competitivo como o atual, e acrescenta inúmeros valores dentro de um cenário econômico, como a adição de valor aos produtos, o aumento de lucros e a geração de emprego e renda. O objetivo neste trabalho é avaliar e classificar um perfil de empreendedor, o que é inovação e em quais aspectos se enquadram estes empreendedores inovadores
2 CONCEITOS
2.1 EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo não trata apenas de pequenas empresas e novos empreendimentos, não aborda apenas a criação de novos produtos ou serviços, mas sim inovações em todos os âmbitos do negócio. Seguindo este raciocínio, percebe-se que o empreendedorismo se dá em função da inovação, não o contrário como se costuma pensar.
A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor. Ser empreendedor é possuir algumas das características como criatividade, pró-atividade, capacidade de organização, planejamento, responsabilidade, capacidade de liderança, habilidade de trabalhar em equipe, assumir riscos - calculados, controlar resultados, ter uma visão de futuro, aproveitar as oportunidades, ser agente de mudança, ser resiliente, saber ouvir, facilidade em comunicação e encarar os possíveis fracassos como uma oportunidade de aprender e ser melhor.
Segundo Augusto Cury:
“Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitudes que ninguém tomou. É ter consciência de que quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história... Quantos projetos você deixou para trás? Quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser um empreendedor não é esperar a felicidade acontecer, mas conquistá-la.”.
2.2 INOVAÇÃO
Para melhor perceber como uma ideia se pode transformar num produto importa compreender a diferença entre invenção e inovação. Invenção é a primeira ocorrência de uma ideia para um novo produto ou processo, enquanto que a inovação é a primeira tentativa de pô-la em prática. O termo "invenção" é usado para definir uma ideia promissora de um produto ou serviço. Entende-se por "inovação" a entrada com sucesso de um novo produto no mercado.
...