Empreendedorismo Em Consultorias
Dissertações: Empreendedorismo Em Consultorias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: akillyes • 31/5/2014 • 918 Palavras (4 Páginas) • 379 Visualizações
Nome do Projeto: HOW – HR One Way
Atualmente, trabalho em uma área que basicamente revisa projetos deficientes a fim de se adequar ao ambiente geral do recursos humanos e aumentar a eficiência do recursos humanos, seja com relação a custos ou com relação a pessoas.
Estas revisões podem ser vistas de duas diferentes perspectivas, a processual e a sistêmica. A processual tem uma atuação mais ativa com os stakeholders de cada processo, onde atuamos em war rooms para fazermos uma análise de valor e deixar o processo com o mínimo possível de etapas, porém com o máximo de aderência aos departamentos, é onde encontramos melhorias como redução em fluxos de aprovação, menos pessoas sendo responsáveis por uma única etapa, etc.
A parte sistêmica é o que é possível fazer com relação a sistemas e ERP’s para suportar os processos definidos. Essa segunda parte é mais burocrática, pelo menos onde trabalho. Pois as mudanças sistêmicas ou implantações dependem de avaliação de um comitê executivo centralizado na matriz francesa, e dependem de testes de aceitação de usuário, disponibilidade da versão do software, etc. Geralmente as iniciativas vem de fora e temos pouca liberdade de criação, porém sempre podemos dar sugestões.
Ao longo de discussões, percebi que utilizávamos recursos de outras áreas para nos suportar nessa revisão de processos, utilizando áreas e conceitos de qualidade e manufatura e adequando-os a realidade do RH. A ideia do projeto é justamente trazer conceitos que deram certo nestas áreas, traduzir em uma realidade de recursos humanos e implantá-las em empresas que estejam interessadas nesse tipo de eficiência no RH.
Através de networking, percebo que muitas empresas com um recursos humanos estruturado (ou mesmo mais desestruturado) sofrem com o mesmo problema. Muitos processos aleatórios, nas mãos de várias pessoas, sem uma ferramenta única que atenda estes processos.
Exatamente neste ponto que o projeto torna-se útil, a proposta é que entremos ativamente na vida do recursos humanos das empresas, estruturemos os processos, contatemos parceiros que possuem ferramentas que atendam as necessidades de cada empresa e façamos justamente a implantação destes processos, sendo estes utilizados como alicerces para estruturar um possível sistema que melhore os processos internos de recursos humanos.
Nessas reestruturações, percebi que além de economizar com custos de pessoas (horas extras, excesso de headcount, etc), também trouxe benefícios para a comunidade de recursos humanos, aumentando a produtividade e permitindo que áreas estratégicas foquem realmente na estratégia, reduzindo o tempo de busca de informações em diversos lugares, diversas áreas e ferramentas, o que é uma atividade processual considerado como desperdício.
Nossa missão é garantir a maximização da eficiência de nossos clientes, através da revisão e reestruturação de processos de recursos humanos, tornando esta, uma área mais estratégica.
E temos a visão de tornar a área de recursos humanos realmente estratégica para nossos clientes, prevendo eventos futuros e trazendo para uma realidade atual.
Nos primeiros cinco anos, temos como objetivo conquistar clientes regionais de médio a grande porte, que tenham poucos processos definidos e áreas desestruturadas. A abordagem será sempre a revisão dos processos para redução de custos e maior eficiência.
Essa abordagem é necessária pois nem todas as empresas enxergam a área de recursos humanos como estratégica, e sim como uma área que traz custos, logo a abordagem de redução de custos visa atrair o cliente para um cenário
...