Empreendedorismo IDC
Resenha: Empreendedorismo IDC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rtoledop • 5/12/2014 • Resenha • 836 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Há 10 anos, quem imaginaria que hoje seria possível ter acesso a todo tipo de informação com um clique, na palma da mão? Embora fosse um avanço para aquela época, a internet discada em nada lembrava o wi-fi e todos os tipos de conexão que temos à disposição. E é bem provável que em 2024 vejamos as tecnologias que usamos hoje como ultrapassadas. Todas essas mudanças fizeram parte de um processo.
Steve Jobs, ao apresentar o primeiro iPhone há sete anos, deveria ter consciência da grande revolução que causaria colocando esse produto no mercado. O mesmo acontece com as empresas e investidores que estão apostando suas fichas em algumas tendências por acreditar que elas mudarão a nossa forma de se relacionar. Neste contexto, o que podemos esperar para esse mercado nos próximos meses?
Levando em consideração o atual cenário, eu aposto em um crescimento significativo da conectividade. O mercado mobile é um dos que mais têm crescido no Brasil. Segundo pesquisa feita pela IDC, a venda de tablets por aqui aumentou 21% no primeiro semestre de 2014. Ainda de acordo com a pesquisa, se juntarmos os usuários de iOS, Android e Windows Phone chegamos a quase dois bilhões de usuários. Considerando que no mundo há em torno de sete bilhões de pessoas, podemos concluir que quase um terço do mundo está conectado. Imagine o tamanho da demanda gerada por tantos usuários?
É por isso que acredito muito no potencial dos wearable devices. Devido a maior adesão da tecnologia no dia a dia das pessoas, elas estão cada vez mais em busca de hardwares que se adaptem melhor às suas necessidades. Quer maneira melhor de utilizar os recursos tecnológicos de um dispositivo do que o carregando no próprio corpo? Alguns especialistas afirmam que a nossa ligação com os smartphones tem sido tão grande que ele se tornou uma “extensão” do corpo. Quem já passou pela experiência de perder um sabe bem do que estou falando. Segundo a Juniper Research, em 2018 o mercado de wearables irá valer em torno de US$ 19 bilhões.
Os games também constituem um mercado com muito potencial de crescimento. Quem viu o filme “Her”, lançado este ano e protagonizado por Joaquim Phoenix, pode até ter pensando que os jogos superinterativos mostrados em algumas cenas fazem parte de ficção científica. Mas eu acredito que estamos mais perto disso do que parece.
Segundo levantamento feito pelo Ibope, somos o 4° maior mercado de games do mundo. Isso se deve não somente ao maior interesse das pessoas em jogos, como também ao crescimento de recursos e alternativas que trazem funções que antes não existiam. Hoje você pode jogar vários dos seus games favoritos pela plataforma mobile. Os jogos tradicionais, já não são tão sem graça também, afinal, muitos possibilitam a interação com a tela através dos recursos de 2D e 3D. Toda essa evolução também é resultado do crescimento de investimentos no setor, e ao maior número de programadores dispostos a construírem suas carreiras desenvolvendo jogos. Muitos jovens, inspirados pela ideia de tornarem o seu hobbyem “ganha pão”, estão estudando para fazerem a diferença no segmento.
Por falar em ficção científica, quem imaginava que um dia seria realmente possível ter uma casa toda integrada, que respondesse, mesmo que à distância, a estímulos simples dos moradores para abrir o
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