Empreendedorismo No Contexto Actual
Pesquisas Acadêmicas: Empreendedorismo No Contexto Actual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Onildelanga • 7/5/2014 • 2.704 Palavras (11 Páginas) • 300 Visualizações
ÍNDICE
1 RESUMO 1
2 INTRODUÇÃO 2
3 O QUE É EMPREENDEDORISMO 3
3.1 EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO ACTUAL 4
3.2 O PAPEL DO GOVERNO 6
3.3 PORQUE O EMPREENDEDORISMO NA ACTUALIDADE 7
4 CONCLUSÃO 10
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1. RESUMO
A medida que as economias e as oportunidades de exploração do mercado crescem, verifica-se o surgimento de um número crescente de empreendedores o que pressupõe desenvolvimento do empreendedorismo e do empresariado. Estas oportunidades geradas pelo crescimento do sector empresarial geram novas dinâmicas económicas e sociais, e também novos desafios conjunturais (oportunidades de negócios, capacidade de mão de obra, contexto político e social, potencialidades económicas, etc.).
O empreendedorismo, que é a capacidade de geração de ideias e de emprego, floresce muito em países em vias de desenvolvimento, onde os cidadãos, para fazerem face a elevados índices de desemprego, levam à cabo iniciativas de geração de emprego e renda, com o sonho de independência financeira, de liberdade e de criação de riqueza. A história tem mostrado que uma pequena parcela desses mesmos “aventureiros” chamados de empreendedores, são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento económico e crescimento do país. Porém, a grande maioria encontra uma nova decepção quando opta pelo negócio próprio e acaba conhecendo uma realidade cruel, a qual mostra quanto o mercado é destrutivo, com aqueles que não estão preparados. Desta forma, é cada vez mais evidente e necessário que os empreendedores não apenas possuam as qualidades, habilidade e competências necessárias, mas principalmente, que vejam o planeamento, materializado por meio do plano de negócios, como a sua principal arma para construir ou levar o seu empreendimento a um crescimento com bases sólidas e rumo ao sucesso.
2. INTRODUÇÃO
O empreendedorismo é responsável pelo crescimento económico e pelo desenvolvimento social, por meio da inovação dinamiza a economia, sendo que o empreendedorismo implica a ideia de sustentabilidade ela trata não só de indivíduos, mas de comunidades, cidades, regiões, países e é a melhor arma actual na luta pelo desemprego.
Em uma época de grandes transformações na economia dos países, em que a temática do empreendedorismo assume uma grande relevância mediática, além de aquecer a economia, trabalhar com empreendedorismo é trabalhar para o desenvolvimento do País. Logo, se há pessoas que transmitem conhecimento, empresas que oferecem oportunidades de empregos, que capacitam seus funcionários, que trabalham com gestão, liderança, sustentabilidade, arte e cultura, educação, inovação, processos, tecnologia, entre diversos outros temas, pode-se dizer que são todos co-responsáveis pelo desenvolvimento do País.
A economia Moçambicana, assim como qualquer outra, precisam desenvolver a atitude empreendedora em seus empresários. O empreendedorismo pode ser tido como um conjunto de habilidades e competências para criar e abrir um negócio e atitudes inerentes ao empreendedor, ou seja, àquele que faz seu próprio negócio, o empreendedorismo está voltado para o desenvolvimento de competências relacionado à criação e execução de um projecto empresarial, técnico ou mesmo científico. Para que ocorra este desenvolvimento, torna-se necessário a existência de uma figura de extrema importância, ou seja, o empreendedor
3. O QUE É EMPREENDEDORISMO
Há vários debates sobre o conceito de empreendedorismo, assim como vários conceitos, contudo importa referir-nos a alguns para orientar o nosso trabalho.
De acordo com Dolabela (1999, p. 43), empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de actividades, seu universo de actuação. A palavra empreendedor de emprego amplo é utilizada neste livro para designar principalmente as actividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como Marketing, produção, organizações, etc.
Por seu turno, Veiga (2006, p. 9), considera que ser um empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento económico e de se obter sucesso no mercado. É a visão que todo empresário deve ter, e que muitos ainda não possuem ao empreendedor o seu negócio.”
Ainda (DORNELAS, 2001 p. 27). Considera que na idade média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerênciava grandes projectos de produção. Esses indivíduos não assumiam grandes riscos, e apenas gerênciava os projectos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país.
Verifica-se então que o conceito de empreendedorismo está associado à busca de novas oportunidades de negócios, desenvolvendo novos produtos e serviços com qualidade e eficiência, sempre fazendo o melhor para satisfazer clientes e gerar riqueza. O empreendedor planeja, monitora, busca, estabelece metas, é muito importante para a independência e autoconfiança, mesmo tendo resultados desanimadores, mas com confiança em sua própria capacidade enfrentam novos desafios, são optimistas, eles sabem onde querem chegar e define como e quando cheg
3.1 EMPREENDEDORISMO NO CONTEXTO ACTUAL
É diante deste cenário apresentado acima, que se torna justificável o estudo do actual tema, pois o cenário actual do empreendedorismo deve buscar novidades e possibilidades de crescimento diante do contexto da globalização, onde a concorrência e a busca por novos mercados tornam-se primordiais para o sucesso de qualquer empreendimento que se tenha em vista.
O empreendedor vem a ser a pessoa responsável pela administração e gestão do negócio, e deve apresentar determinadas habilidades que tornem possível o alcance de resultados positivos para a empresa. Ele é quem detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às actividades de organização, administração, execução; principalmente
...