Empreendedorismo Shumpeter
Seminário: Empreendedorismo Shumpeter. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fredylopes • 25/11/2014 • Seminário • 880 Palavras (4 Páginas) • 603 Visualizações
Empreendedorismo tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar e é essencial para a geração de riquezas dentro de um país, promovendo o crescimento econômico e melhorando as condições de vida da população.
Shumpeter associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico, à inovação e ao aproveitamento de oportunidades em negócios. É a pessoa que faz novas combinações de elementos, introduzindo novos produtos ou processos, identificando novos mercados de exportação ou fontes de suprimentos, criando novos tipos de organização. Segundo o autor (1984, p. 35):
O empreendedor é o responsável pelo processo de destruição criativa, sendo o impulso fundamental que aciona e mantêm em marcha o motor capitalista, constantemente, criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados e, implacavelmente, sobrepondo-se aos antigos métodos eficientes e mais caros.
De forma genérica, empreendedorismo costuma ser definido como o processo pelo qual, indivíduos, iniciam e desenvolvem novos negócios.
A geração de negócios, ou seja, o empreendedorismo está diretamente ligado à prosperidade das nações, e a atividade empreendedora é o processo pelo qual se podem gerar mais riquezas.
Para Dornelas (2005) é o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades, e a perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso.
A palavra empreendedor é originária da francesa entrepeneur, que significa a pessoa que organiza, lidera, opera e assume riscos de uma atividade ou projeto.
Muitos estudos realizados sobre empreendedorismo, ainda não chegaram a um consenso a respeito da exata definição de empreendedor, a seguir alguns conceitos de empreendedor:
Para Filion (2000) “o empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza suas visões”.
“Empreendedores são pessoas que fazem diferença, realiza, que fazem acontecer, que desenvolvem sua capacidade de superar limites”. (TACHIZAWA e FARIA, 2004, p.26).
“São pessoas diferenciadas, que possuem motivação singular, apaixonadas pelo que fazem, não se contentam em ser mais um na multidão, querem ser reconhecidas e admiradas, referenciadas e imitadas, querem deixar um legado”. (DORNELAS, 2005, p.19).
De acordo com a definição do SEBRAE (2010), empreendedor é o indivíduo que possui ou busca desenvolver uma atitude de inquietação, ousadia e pro atividade na relação com o mundo, condicionado por características pessoais, pela cultura e pelo ambiente, que favorece a interferência criativa e realizadora, no meio, em busca de ganhos econômicos e sociais.
Portanto, o empreendedor é dotado da sensibilidade em detectar tendências e nichos de mercado a serem explorados no ambiente econômico, são agentes que concebem inovações e organizam a atividade produtiva, impulsionando a economia.
O conceito de empreendedor não serve apenas para pessoas que quebram paradigmas, inovam ou revolucionam. Também se aplica a qualquer pessoa que assume riscos e tenta adicionar valor a um negócio, mesmo que já existente e conhecido.
Muitos estudos e pesquisas já foram feitos na tentativa de identificar as características de personalidade típicas dos empreendedores de sucesso. Tais estudos desenvolveram métodos de treinamento para que essas características sejam adquiridas e estimuladas. Entretanto, uma pessoa dificilmente reunirá todas as características detectadas. Todavia, a possibilidade de adquirir ou moldar um comportamento está aberto a todas as pessoas que desejam um melhor desempenho pessoal à frente de seu negócio.
Para Degen (1989) o empreendedor de sucesso é aquele que não se cansa de observar negócios, na constante procura de oportunidades, ou no caminho de casa, ou no trabalho, ou nas compras.
Bolson
...