Empreendedorismo e iconoclastas
Tese: Empreendedorismo e iconoclastas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maulu • 20/5/2014 • Tese • 1.695 Palavras (7 Páginas) • 340 Visualizações
EMPREENDEDORISMO
Maria Alice Wernesbach Nascimento
Rosany Scarpati Riguetti
Administração Geral
Faculdade Novo Milênio
RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem como, seus conceitos e suas características. A palavra empreendedor é utilizada para designar principalmente as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços. Um empreendedor está sempre querendo saber mais e mais. O empreendedor também tem muitas características na sociedade humana, como criar, ter habilidades, saber organizar, planejar, ser líder, ter visão de futuro, coragem, solucionar, inovar, persistir, e saber expressar. O empreendedor tem várias características a serem alcançadas, as realizações vem acompanhada da persistência, pois enfrentar obstáculos é enfrentar e buscar resultados do sucesso, e para isso correr riscos e desafios.
PALAVRAS-CHAVE: Planejar. Inovar. Persistência.
De acordo com Dornelas (2001, p. 37),
O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais. [...] O empreendedor é aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ela, assumindo riscos calculados. Em qualquer definição de empreendedorismo encontram-se pelo menos os seguintes aspectos referentes ao empreendedor, iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz; aceita assumir os riscos e a possibilidade de fracassar e utiliza os recursos disponíveis de forma criativa transformando o ambiente social e econômico onde vive.
De acordo com Dolabela (1999, p. 43),
Empreendedorismo é um neologismo derivado da livre tradução da palavra entrepreneurship e utilizado para designar os estudos relativos ao empreendedor, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação. A palavra empreendedor de emprego amplo é utilizada neste livro para designar principalmente as atividades de quem se dedica à geração de riquezas, seja na transformação de conhecimentos em produtos ou serviços, na geração do próprio conhecimento ou na inovação em áreas como Marketing, produção, organizações, etc...
De acordo com Veiga (2006, p. 9),
“Ser um empreendedor é uma forma estratégica de contribuir para o crescimento econômico e de se obter sucesso no mercado. É a visão que todo empresário deve ter, e que muitos ainda não possuem ao empreendedor o seu negócio.”
Segundo Hisrish citado por Dornelas (2001 p. 18),
A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
Na idade média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Esses indivíduos não assumiam grandes riscos, e apenas gerenciava os projetos, utilizando os recursos disponíveis, geralmente provenientes do governo do país (DORNELAS, 2001 p. 27).
Mostra-se então que o empreendedor tem muitas características na sociedade humana, como criar, organizar, planejar, ser responsável, saber liderar, ser hábil, trabalhar em equipe, gostar da área, ter visão de futuro, coragem para ir em frente, solucionar, inovar, persistir, ouvir, comunicar e saber expressar. Os empreendedores são pessoas com atitude empreendedora e mente para tomar iniciativas, que tenha percepção de oportunidades, com ideais, ousado, que saiba transformar conhecimentos em produtos ou serviços, descobrir novas idéias com produtos já existentes, dar vida aos produtos, tem que se destacar no mercado dos negócios, através de sua força de vontade transformando sonhos em realidade, gerando assim resultados positivos, é aquele que produz bens ou serviços em uma empresa com ou sem fins lucrativos, que tenha técnicas de produção e até mesmo novas formas
de organização, tomando as decisões que irão nortear o futuro do negócio, assumindo não só riscos pessoais. O empreendedor tem que ter habilidade para criar e inovar o seu produto, serviço, tem que ter visão como todo empresário tem, para que seu negócio cresça.
Ao falar sobre empreendedor lembra-se dos iconoclastas.
De acordo com Berns (2009, p. 65),
Iconoclastas são pessoas que conseguem alcançar coisas que as outras dizem que não podem ser feitas. Ao fazê-lo elas superam barreiras que detém a maioria de nós.
De acordo com Berns (2009, p. 66),
Os iconoclastas verdadeiramente bem sucedidos possuem a capacidade de ter uma idéia inovadora, superar o medo da rejeição social e vender tal idéia para outras pessoas.
Verifica-se então que o conceito de empreendedorismo, bem como, os conceitos dos iconoclastas há uma grande semelhança, pois são pessoas sem medo, inovadoras que desenvolvem uma visão ampla de todas as situações. Eles fazem o que dizem ser impossível fazer, desafiando e destruindo as idéias estabelecidas de modo geral.
As características trabalhadas e desenvolvidas por McClleland (1972) é fundamentada na motivação psicológica, e resultou em um dos poucos instrumentos de coleta de dados que mensura as características comportamentais dos empreendedores. Ele dividiu os comportamentos empreendedores em três conjuntos, que são: realização, planejamento e poder.
Segundo Sebrae (acesso 07 de outubro de 2009) as características do empreendedor são as seguintes:
Busca de oportunidades e iniciativa faz as coisas antes de solicitado, ou antes, de forçado pelas circunstâncias. Agem para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços. Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência.
Correr riscos calculados é avaliar alternativas e calcular riscos deliberadamente. Age para reduzir os riscos ou controlar os resultados. Coloca-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados. Exige qualidade e eficiência encontra maneiras de fazer as coisas melhores, mais rápidos, ou mais barato. Age de maneira a fazer coisas que satisfazem ou excedem padrões de excelência. Desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que o trabalho atenda a padrões
...