Empreendedorismo e plano de marketing
Artigo: Empreendedorismo e plano de marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: meyrilane • 13/10/2014 • Artigo • 757 Palavras (4 Páginas) • 329 Visualizações
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS
01-
O administrador tem sua função baseada na coordenação de todos os segmentos que compõem a empresa. Em suas atividades de prever, organizar, comandar, coordenar e controlar se torna a “medula espinhal” que ligará a cabeça e os membros da organização. Pode-se assim dizer que suas habilidades são técnicas e operacionais.
O empreendedor não deixa de ser um administrador, pois possui todas as competências citadas, porém com um algo a mais, seu espírito inovador. Com este diferencial é capaz de criar projetos e colocá-los em prática com agilidade. Não basta ter ideias, é necessário tirá-las do papel. Além disso, possui a habilidade de vender sonhos, conseguindo envolver parceiros e atrair investimentos para fazer sua ideia dar certo. Normalmente o empreendedor já apresenta talentos natos, que quando desenvolvidos constituem o segredo de seu sucesso.
O trabalho do empreendedor resultará em um novo negócio. O que o diferencia do intraempreendor que tem o mesmo perfil, mas irá utilizar estes mesmos atributos dentro de organizações já existentes, apresentando projetos e buscando oportunidades para a empresa em que trabalha em parceria com o proprietário. Diferente do empreendedor que arrisca seu capital, o intraempreendedor arrisca seu emprego e consequentemente sua carreira.
02-
Ter grandes ideias não é garantia para um empreendimento de sucesso. O plano de marketing apresenta uma série de ações que viabilizarão a concretização e o êxito dessas ideias colocando-as primeiramente no papel.
Desta forma o plano de marketing vai verificar a viabilidade do negócio por meio de estudos. Os objetivos então serão traçados juntamente com estratégias adequadas para alcançá-los. Uma análise detalhada dos clientes em potencial juntamente com uma avaliação do produto é importante para saber se ele vai atender à demanda existente.
Uma das primeiras ferramentas utilizadas neste plano será a análise do mercado cujo negócio está inserido. Todas as circunstâncias em que se encontram o Brasil e o mundo são então consideradas, pois podem significar uma oportunidade ou uma ameaça ao novo produto. Esta análise também estimará se existe realmente um mercado potencial para tal produto ou serviço.
A análise de demanda irá definir o público alvo. Alguns dados coletados relativos à demografia, à geografia e à cultural local irão verificar a viabilidade de todo o empreendimento. Outro ponto a ser analisado com cuidado é concorrência, pois muitos se enganam ao pensar que sua ideia é tão inovadora ao ponto de não existir concorrentes significativos.
É chegada a hora então de traçar as metas, definindo onde e quando se quer chegar. Isso é importante para medir os resultados no decorrer do processo. As estratégias serão então definidas através do plano de ação, sendo considerados os conteúdos logísticos, financeiros e culturais a fim de saber se empresa tem a competência necessária para atingir tais objetivos. O produto também precisa estar bem estruturado e com preço determinado. Esse preço pode estar baseado no custo, porém é importante considerar o preço da concorrência e o poder aquisitivo dos consumidores alvos.
03-
...