Empresa Familiar
Monografias: Empresa Familiar. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danilo9217 • 7/3/2014 • 4.067 Palavras (17 Páginas) • 385 Visualizações
ESCOLA TÉCNICA BRASILEIRA – ETB
ENFERMAP
TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO
EMPRESA FAMILIAR
DANILO MOREIRA DA SILVA
Piracicaba, 2012
DANILO MOREIRA DA SILVA
EMPRESA FAMILIAR
Sucessão
Trabalho Projeto Integrador apresentado a Escola Técnica Brasileira/ETB como requisito parcial à obtenção do título de Técnico em Administração.
Professora: Ms. Patricia Cristina Corazza Martinez
Piracicaba - 2012
RESUMO
EMPRESA FAMILIAR
Este estudo visa definir e abordar de forma breve e sucinta alguns aspectos da Empresa Familiar, focando principalmente no processo de sucessão e apresentar a importância da capacitação dos herdeiros dentro da família. A construção do mesmo se deu por meio de levantamento de dados retirados de diferentes literaturas já existentes, onde foram consultados artigos originais e de revisão sobre o tema “Empresa Familiar” encontrados em revistas e diferentes sites da internet. Empresas familiares são empreendimentos geridos por uma ou mais famílias e onde a sucessão do poder é hereditária. Este tipo de organização possui muitas vantagens, como a forte ligação interna-familiar que possibilita maior segurança e êxito na resolução de problemas comuns que normalmente surgem nessas organizações. Por outro lado, mesmo quando a formação empresarial dos sócios é consistente, podem ocorrer situações que afetem negativamente a sobrevivência do negócio podendo lava-la a falência.
Palavras-chave: Empresa-Familiar, Sucessão, Hereditária e Falência.
SUMÁRIO
RESUMO--------------------------------------------------------------------------------- p 02
SUMÁRIO--------------------------------------------------------------------------------- p 03
1 INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------- p 04
1.1 Justificativa -------------------------------------------------------------------------- p 04
1.2 Objetivo Geral----------------------------------------------------------------------- p 05
1.3 Metodologia ------------------------------------------------------------------------ p 05
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA------------------------------------------------------ p 06
2.1 Características da empresa familiar------------------------------------------ p 07
2.2. Sucessão nas empresas familiares e suas dificuldades-------------- p 10
3 CONCLUSÃO------------------------------------------------------------------------- p 17
REFEÊNCIAS---------------------------------------------------------------------------- p 19
1. INTRODUÇÃO
A sucessão em nível mundial, representa uma fase complicada na vida das empresas familiares porque envolve o processo de transferência de poder e capital para as novas gerações.
Quando falamos em Empresa Familiar a primeira ideia que surge é um grupo bem estruturado onde todos vivem em completa união e harmonia, porém, normalmente não é o que ocorre, pois muitos são os problemas que surgem dentro dessas organizações que estão espalhadas pelo mundo inteiro principalmente em nosso país onde esse numero é extremamente significativo.
Indicadores do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2008) apontam que 90% das empresas em funcionamento no Brasil são familiares e a cada 100 empresas familiares brasileiras, 30% chegam à segunda geração e apenas 5% à terceira geração, com base nesses dados percebemos de inicio que são muitos os problemas enfrentados.
Hoje em dia existem poucos estudos relacionados a esse tema em nosso país, ao contrario do que ocorre nos Estados Unidos onde grande parte da população tem o mínimo de conhecimento neste aspecto fato que nos faz refletir a conquista da hegemonia inglesa no cenário global.
1.1. JUSTIFICATIVA
É lamentável quando uma empresa chega a falência e os trabalhadores precisam ser dispensados, quando isso ocorre, não é apenas o trabalhador que é afetado mas sim todo a sua família, principalmente os filhos que dependem diretamente do salário do pai para se manterem. Infelizmente, muitas vezes as pessoas estando sem meios para se sustentarem, acabam apelando para criminalidade, ou seja, pai nenhum gosta de ver seu filho com fome e sem o mínimo de conforto. Sabendo que este e outros problemas podem ser evitados, procurei neste estudo apresentar as deficiências encontradas nas empresas familiares, focando no processo de sucessão. De acordo com Oliveira (1993), encaminhar cedo e de forma segura a sucessão está longe de ser hábito rotineiro nas pequenas, médias e mesmo nas grandes empresas familiares, principalmente, na primeira geração, basta saber que apenas metade das empresas criadas no Brasil passam para a segunda geração e destas apenas 5% vão para a terceira geração. A empresa que de fato se preocupa com seus funcionários possui planejamento sendo assim tem a capacidade de prevenir muitos problemas sociais.
1.2. OBJETIVO GERAL
Este estudo teve por objetivo definir e abordar de forma breve e sucinta alguns aspectos da Empresa Familiar, focando principalmente no processo de sucessão e apresentar a importância da capacitação dos herdeiros dentro da família.
1.3. METODOLOGIA
A construção do trabalho se deu por meio de levantamento de dados retirados de diferentes literaturas já existentes, onde foram consultados artigos originais e de revisão sobre o tema
...