Empresas Familiares
Ensaios: Empresas Familiares. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vafrancisco • 11/9/2013 • 256 Palavras (2 Páginas) • 623 Visualizações
As empresas familiares são típicas organizações que carregam, desde a sua concepção,
características próprias que as distingue dos demais tipos existentes.
A definição de empresa tem a seguinte conceituação segundo Maximiniano:
“Fayol considera a empresa como um sistema racional de regras e de autoridade, que justifica sua existência à medida que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores” (MAXIMILIANO, 2002, p.48).
Este sistema racional e organizado com foco no atendimento aos objetivos primários são características comuns às organizações de um modo geral.
É importante destacar que para uma administração enxuta da empresa familiar é necessário que haja um consenso dentro da família ao tomar decisões e ao passarem estas para o corpo de gestores, agindo desse jeito evita-se que os objetivos da família e da empresa sejam chocados, o que poderia levar ao fim desta conforme destaca LANK (2002):
(...) muitos atritos podem surgir no interior da família e entre a mesma e a administração da empresa, com seu corpo de diretores, com consequências muito negativas para a empresa e para a família, que faz com que esta não seja capaz de se dirigir de maneira consensual à equipe administrativa e ao corpo de diretores. (LANK, 2002, P.2).
Para longevidade da empresa é necessário que se tenha um ambiente organizado, criando cargos bem definidos e delimitando funções a ser exercidas pelos membros da família e da diretoria de forma clara, isso possibilitará um desempenho de função mais eficiente, fazendo com a empresa tenha um tempo de vida maior
Fonte: http://www.convibra.com.br/2009/artigos/197_0.pdf
...