Engenharia De métodos
Artigo: Engenharia De métodos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wagner1 • 2/4/2014 • 398 Palavras (2 Páginas) • 515 Visualizações
Fundamentos da Engenharia de Métodos
Histórico
A engenharia de métodos estuda e analisa o trabalho de forma sistemática com o objetivo de desenvolver métodos práticos e eficientes visando a padronização das operações .Dentre o instrumental utilizado pela engenharia de métodos, o projeto de métodos se destina a encontrar o melhor método para execução de tarefas, a partir do registro e análise sistemática dos métodos existentes e previstos para execução de determinado trabalho, busca idealizar e aplicar métodos mais cômodos que conduzam a uma maior produtividade. (SOUTO, 2002).
Portanto, o projeto de métodos é um instrumento de racionalização do trabalho através da analise dos métodos já existentes, para propor melhorias ou criar um método novo para o desenvolvimento de determinada atividade.
As diversas abordagens para o projeto do trabalho (projeto de métodos), que se destacam ao excludentes. Representam diferentes filosofias ou ênfase em diferentes aspectos do projeto do trabalho. A influência das mesmas ainda pode ser verificada na forma como o trabalho é, atualmente, projetado.
Analisando-se a evolução do trabalho, indo desde o conceito da divisão do trabalho inicialmente proposto por Adam Smith em 1776, passando pela aplicação sistemática da administração científica, a visão ergonômica (focando os aspectos fisiológicos do projeto do trabalho), os aspectos comportamentais preocupados com a relação entre o indivíduo e o trabalho, o empowerment, o trabalho de equipe, o trabalho flexível e atualmente, o trabalho estando relacionado ao conhecimento, onde o homem é visto como um recurso e não apenas um custo, e dele devem ser extraídas as novas formas de se alcançar uma maior eficiência.
Sem sombras de dúvidas esta é uma das características marcantes do atual contexto, longo do tempo em diferentes momentos, não são mutuamente indivíduos sendo tratados como recursos. Esta mudança se deu, paulatinamente, a medida em que estes foram reconhecidos como responsáveis diretos pela construção de vantagens para a empresa. Contudo, mesmo com a mudança de visão, a essência da lógica do estudo do trabalho mantém-se válida para empresas que operam em setores onde é menos evidente, a adoção de modernas técnicas de gestão e de novas tecnologias. Neste sentido, percebe-se que a aplicação da EM torna-se indispensável nos estudos ligados aos processos produtivos do setor analisado, gerando inovações que podem trazer benefícios para o trabalhador, e concomitantemente, aumentar a eficiência operacional.
Referencias Bibliograficas
SOUTO, M. S. M. Lopes. Apostila de Engenharia de métodos. Curso de especialização em Engenharia de Produção – UFPB. João Pessoa. 2002
...