Engenharia Econômica
Ensaios: Engenharia Econômica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JERL • 14/11/2013 • 1.346 Palavras (6 Páginas) • 401 Visualizações
II. Processo de tomada de decisão
A tomada de decisão é um processo multifacetado e onipresente nas organizações aos níveis individual, grupal e organizacional. Envolve aspectos racionais, mas também a intuição, a emoção, a improvisação e o acaso. A tomada de decisão é normalmente definida como o processo de identificação e resolução de problemas. As organizações são por vezes definidas como entidades decisórias.
Processo de tomada de decisão
Decisãoé o processo de análise e escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir. Toda decisão envolve necessariamente seis elementos que são: tomador de decisão: é a pessoa que faz uma escolha entre várias alternativas; objetivos: são os alvos que o tomador de decisão pretende alcançar com suas ações; preferências: são os critérios que o tomador de decisão usa para fazer sua escolha; estratégia: é o curso de ação que o tomador de decisão escolhe para melhor atingir os objetivos; situação: são os aspectos do ambiente que envolve o tomador de decisão, muitos dos quais estão fora do seu controle, conhecimento ou compreensão e que afetam sua escolha; resultado: é a consequência ou a resultante de uma dada estratégia.
Assim todo tomador de decisão está inserido em uma situação, pretende alcançar objetivos, tem preferências pessoais, e segue estratégias (cursos de ação) para obter resultados. O processo de tomada de decisão é complexo e depende tanto das características pessoais do tomador de decisões quanto da situação em que está envolvido e da maneira como percebe essa situação. A rigor esse processo se desenvolve em sete etapas que são: percepção da situação que envolve algum problema; análise e definição do problema; definição dos objetivos; procura de alternativas ou solução de curso de ação; escolha (seleção) da alternativa mais adequada ao alcance dos objetivos; avaliação ecomparação dessas alternativas; implementação da alternativa escolhida.
Classificação das decisões
→ Decisões programadas: São as decisões caracterizadas pela rotina e repetitividade. São adotadas mediante uma regra, com dados evidentes, condições estáticas, certeza, previsibilidade. Acontecem com certa frequência na organização. Exemplos: fazerpedido de estoque sempre que o nível cair para 100 unidades, liquidação de mercadorias nas trocas de estação.
→ Decisões não programadas: São as decisões caracterizadas pela não estruturação, dados inadequados, únicos e imprevisíveis. Estes tipos de decisões estão ligados às variáveis dinâmicas tornando-se de difícil controle. Seu intuito é a resolução de problemas incomuns, marcados pela inovação e incerteza.
Modelos de decisões
Modelo racional: pensar primeiro; modelo intuitivo: ver primeiro; modelo improvisacional: fazer primeiro; modelo prescritivo: sugere o modo como às pessoas devem tomar decisões; modelo descritivo: o modo como às pessoas tomam de fato as decisões.
Decisões em grupo e decisões individuais
→ Tomada de decisão individual: quando se toma decisões individualmente, o tomador de decisão precisa considerar sistemas organizacionais relativamente abertos. Este tomador de decisão esta sujeito às diversas forçar ambientais e dispõe dos seus próprios processos cognitivos para enfrentá-las. Cada tomador de decisão tem uma percepção única de uma situação caracterizada por determinado problema a ser resolvido.Esta percepção única esta imagem única é a percepção criada ou vivida pelo indivíduo ou pelo seu sistema de valores. Estas percepções são resultados de suas experiências vividas no passado e no presente, sendo tão singular como suas próprias impressões digitais. Estas experiências e valores individuais promovem certa propensão para decidir ou agir de determinada forma diante de um problema em particular. O indivíduo é o ponto focal do Modelo do Sistema Aberto para tomar decisões. Quanto mais o tomador de decisões se dispuser a procurar novas alternativas e novas informações, tanto mais aberto será o processo de tomar decisões.
→ Tomada de decisão em grupo: necessário devido á crescente complexidade das organizações e à grande quantidade de informações necessária para se tomar uma decisão bem fundamentada, em particular nas decisões de não rotina. Suas vantagens são: maior conhecimento e maior precisão; transmissão e partilha de informação; mais alternativas de solução; maior capacidade de assumir riscos; aumento da motivação; maior e melhor coordenação e controle após a decisão.
Exemplo: Problemática no setor de caçamba basculante.
Clientes reclamando que seus equipamentos (caçambas) algumas basculhavam até ao meio e não iam mais, outras basculhavam de soquinhos, até pararem de funcionar definitivamente. Assim que os clientes chegavam com os produtos para fazer a manutenção na empresa onde se fabrica a caçamba, era feito um diagnostico e constatava que a bomba hidráulica estava com defeito, fazia a troca da bomba que geralmente estava na garantia, mas o problema se repetia com pouco tempo de uso. Por fim empresa responsável pela fabricação das bombas não fariam a troca da mesma, na garantia, pois fora constatado que as bombas enviadas a eles para serem trocadas estavam queimadas devido a um processo de cavitação, que segundo eles acontece quando a bomba trabalha sem
...