Equilíbrio no mercado
Projeto de pesquisa: Equilíbrio no mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitor.lucas.m • 19/3/2014 • Projeto de pesquisa • 1.864 Palavras (8 Páginas) • 297 Visualizações
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE MILHÃ - INESM
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Vitor Lucas de Matos Lima Xavier
Equilíbrio de mercado –
Noções de oferta e demanda
Russas, CE
Novembro de 2013
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE MILHÃ - INESM
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Vitor Lucas de Matos Lima Xavier
Equilíbrio de mercado –
Noções de oferta e demanda
Trabalho apresentado à disciplina Teoria Econômica do curso de Administração do Instituto de Educação Superior de Milhã – INESM
Prof.ª: Luziete Mendonça
Russas, CE
Novembro de 2013
Introdução
Ao falamos sobre equilíbrio de mercado, na verdade, estamos falando sobre os princípios de oferta e demanda que regulam os produtos, bem como os serviços em circulação.
Se a oferta estiver alta, o preço dos produtos ou serviços em questão deverá cair. Da mesma forma, se a demanda estiver alta, o processo será inverso. Em outras palavras, a estabilização entre procura e oferta proporciona o equilíbrio dos preços no mercado.
Desenvolvimento
• Equilíbrio de Mercado
O preço de uma economia de mercado é determinado tanto pela oferta como pela demanda. Se colocadas em um gráfico às curvas de oferta e demanda de um bem ou serviço qualquer, se cruzarão e essa intersecção é o ponto de equilíbrio. Porém, para analisar o funcionamento dos mercados precisamos saber que a demanda de mercado é o somatório das demandas individuais. Sendo a demanda de mercado derivada das demandas individuais, a quantidade demandada no mercado depende dos fatores que determinam à quantidade demandada por compradores individuais. Assim, a quantidade demandada pelo mercado não depende apenas do preço do bem, mas também da renda, gostos e expectativas dos consumidores, bem como dos preços dos bens relacionados. Como a demanda de mercado, a oferta de mercado também é o somatório das ofertas de todos os vendedores e a quantidade oferecida no mercado depende dos fatores que determinam à quantidade oferecida pelos vendedores individuais (o preço do bem, os preços dos insumos usados na produção do bem, a tecnologia disponível e as expectativas). Assim, diz-se que o mercado esta em equilíbrio quando o preço não mostra tendência a mudar. Esse preço é atingido quando a quantidade demandada de um bem é igual à quantidade ofertada desse mesmo bem. Nesse ponto não existe nem excesso nem escassez do bem, de forma que compradores e vendedores se encontram plenamente satisfeitos.
Preço de equilíbrio é preço que iguala oferta e demanda, ou seja, a quantidade demandada de um bem se iguala a quantidade ofertada desse mesmo bem, estando o preço em equilíbrio podemos dizer que os compradores compraram o que desejavam comprar e os vendedores venderam o que desejavam vender. O preço e a quantidade para as quais existe equilíbrio são conhecidos respectivamente, como preço e quantidade de equilíbrio. Quando o preço do bem x esta acima do preço de equilíbrio de mercado, esta havendo um excesso de x, isto porque a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada para esse nível de preço. Por outro lado, um nível de preço abaixo do preço de equilíbrio mostra que esta havendo uma escassez de x, pois a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada.
Em um mercado onde prevalece a livre concorrência, isto é, em um mercado em “concorrência perfeita”, os desequilíbrios entre quantidades ofertadas e demandadas não prevalece por muito tempo. Isto porque, havendo excesso do bem x, o seu preço tenderá a cair. À medida que o preço vai caindo, os vendedores tendem a ofertar menos e os compradores tendem a comprar mais. Da mesma forma que, se haver escassez do bem x, o seu preço tenderá a subir, à medida que o preço vai subindo, os vendedores tendem a ofertar mais e os compradores tendem a comprar menos. Alguns fatores provocam mudanças no equilíbrio, uma vez que ele é o resultado da interseção das curvas de oferta e demanda um deslocamento em uma dessas duas curvas certamente provocará mudança na sua posição, então se existem vários fatores que podem provocar deslocamento das curvas de oferta e demanda o ponto de equilíbrio também mudará.
• Demanda de Mercado
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Então, a demanda é um desejo e representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dado sua renda e os preços no mercado. A demanda depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor, sendo o preço do bem ou serviço, o preço dos outros bens, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo. Para estudar a influência isolada dessas variáveis utiliza-se a hipótese coeteris paribus. A relação entre a quantidade demandada e preço do bem é chamada lei de demanda e diz que quando o preço sobe, a quantidade demandada diminui assumindo que outras coisas não se alteram. Quando essas outras coisas permanecem constantes, dizemos que a quantidade demandada e o preço têm uma relação negativa (ou inversa). Se o preço sobe, a quantidade demandada cai, e quando o preço cai à quantidade demandada sobe. A cada preço a quantidade demandada é a quantidade máxima que os compradores desejam comprar àquele preço. A quantidade demandada não é necessariamente a quantidade comprada. Deve-se enfatizar que variações no preço do bem provocam mudanças
...