Especulação E Manipulação No Mercado
Ensaios: Especulação E Manipulação No Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Didik • 24/4/2014 • 497 Palavras (2 Páginas) • 648 Visualizações
No mercado, as pessoas negociam dinheiro, buscam serviços, fazendo com que uma troca constante de interesses seja realizada. O desejo de adquirir determinados produtos (demanda) e o desejo de vender o produto (oferta) faz com que o mercado esteja em constantes variações. Essas variações no mercado podem ser ocasionadas por vários fatores e entre eles podemos citar a manipulação e a especulação.
A Especulação é intervir no mercado de capitais sem a intensão do esforço produtivo, o especulador compra para revenda no curto prazo com maior margem de lucro possível, por exemplo, quando você compra um imóvel sem a intensão de morar nele, e sim apenas esperar que ele valorizasse mais para vender, você esta especulando. A especulação financeira sempre é rentável desde que bem feita, além de ser muita positiva para o mercado, por trazer liquidez às empresas. Os especuladores tentam antecipar os movimentos que vão ocorrer nos mercados. Agindo dessa forma, eles acabam diluindo as oscilações abruptas no tempo. A atividade dos especuladores serve, então, para transferir oferta de um período no qual ela é menos urgente, como indicado pelos preços menores, para um período no qual ela é mais necessária, como indicado pelos preços maiores. Como exemplo, pode-se pensar no petróleo. Antecipando algum tipo de escassez futura, pelo motivo que for os especuladores irão comprar petróleo no presente e estocá-lo. Isso irá forçar seu preço para cima no momento atual, incentivando uma menor demanda. Em compensação, esse petróleo estocado terá que ser consumido algum dia, e nesse momento os preços serão pressionados para baixo, estimulando a demanda. Mas pelo fato de a especulação transmitir os preços maiores esperados no futuro para o presente, ela é denunciada como a causa desses maiores preços. Aqueles que assim o fazem estão ignorando que os estoques acumulados no presente, como resultado da especulação, terão de ser usado algum dia, e nesse momento irão necessariamente agir de forma a reduzir os preços. É importante lembrar que toda empresa que decide sobre estoque de produção está especulando também, pelo mesmo princípio que o especulador. Consumidores que adiam ou antecipam as compras estão especulando também. Porém, temos que atentar que especuladores não são investidores, pois investidor é aquele que compra para formar carteira de imóveis e que, geralmente, compra para locação e para valorização com o passar do tempo. Já manipular é agir ou usar informações de forma irregular, para provocar distorções no mercado, desconsiderando as regras vigentes. Manipulação é crime. Em geral está associada ao objetivo de conseguir lucros indevidos ou provocar prejuízos. É o caso de investidores que soltam boatos mentirosos ou que tentam forçar os preços a subirem ou caírem. A concentração das aplicações na mão de poucos vendedores facilita a manipulação do mercado, mesmo quando ela não ocorra de fato. O mercado financeiro tem regras e mecanismos para evitar a manipulação. A manipulação é péssima para o mercado, porque reduz a credibilidade na eficiência e justiça das operações financeiras, provocando perdas para a maioria dos agentes do mercado.
...