Estratégias de Comunicação No Evento Fashion Date SC
Por: brunalinke • 10/7/2018 • Artigo • 4.814 Palavras (20 Páginas) • 181 Visualizações
[1]AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO ADOTADAS PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO “FASHION DATE” SANTA CATARINA.
[2]Bruna Anderle
[3]Bruna Linke
[4]Emiliana da Silva Campos Souza
RESUMO
Esse artigo tem como tema as estratégias de comunicação utilizada no evento de moda “Fashion Date”. Serão analisados os meios utilizados para a divulgação e o sucesso do mesmo. O objetivo geral do projeto é analisar as estratégias de comunicação utilizadas para a divulgação do evento. E por objetivos específicos mapear as estratégias de comunicação utilizadas no mesmo, identificar os públicos alvos de cada evento e comparar as estratégias utilizadas para cada um com o público alvo. O método de pesquisa será por meio de uma pesquisa aplicada e, além disso, a pesquisa será de caráter exploratório. Foi entrevistada a Gerente de Planejamento Comercial e Marketing da RBS TV, Maria Cecília Tissot. A análise qualitativa foi realizada por meio das respostas da entrevista e informações do site relacionado ao evento.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento. Eventos. Moda. Comunicação.
INTRODUÇÃO
Em um ambiente cada vez mais competitivo, os eventos permitem a interação total do cliente com a marca/produto, proporcionando relacionamento com a empresa e com o mercado, gerando negócios momentâneos e relações duradouras. Podem ter focos diferentes, no entanto sempre buscam relacionamento, promoção, aprendizado e motivação entre os envolvidos. “Para as relações públicas, evento é a execução do projeto devidamente planejado de um acontecimento, com o objetivo de manter, elevar ou recuperar o conceito de uma organização junto a seu público de interesse.” (CESCA, 1997)
O objetivo de um evento é definido diante do que pretende transmitir na ocasião, precisa ser focado no seu público. É celebrar acontecimentos e estimular o contato social, comercial, familiar, etc.. Muitos deles são realizados com o intuito de chamar a atenção da mídia. (BRITTO; FONTES, 2006)
O marketing estratégico de eventos é o processo pelo qual uma empresa de eventos alinha os negócios, os objetivos de marketing e os ambientes em que ocorrem com as atividades de marketing que preenchem as necessidades dos consumidores de eventos (ALLEN. O.M.H, 2003)
Neste estudo o objetivo geral será analisar as estratégias de comunicação utilizadas para a divulgação do evento “Fashion Date” na sua 2ª edição. Como objetivos específicos, mapear as estratégias de comunicação utilizadas no evento, identificar os públicos alvos de cada evento e comparar as estratégias utilizadas de cada relacionando com o público alvo.
O evento foi realizado no mês de setembro, entre os dias 13 e 30 deste mês, pela RBS TV em parceria com o grupo Almeida Júnior em cinco shoppings, Continente Shopping, Neumarkt Shopping, Garten Shopping, Norte Shopping e Balneário Camboriú Shopping, das quatro grandes cidades do estado, Florianópolis, Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú. Observando a carência que os eventos de moda possuíam no mês de setembro, sendo que nesse mês ocorre os grandes lançamentos de primavera/verão, foi desenvolvido esse projeto que repercutiu por todo o estado.
Segundo Blackman (2013), foi nos anos 90 que foram realizados os primeiros grandes eventos de moda no Brasil que entraram para a economia nacional, que hoje, além de apresentarem as novas tendências, são utilizados como estratégia de comunicação para promover a aproximação da marca com os seus públicos.
A moda e o corpo constituem um assunto de extrema relevância nas ciências da comunicação, os meios de comunicação (internet e televisão), passaram a ser mais adotadas por serem maiores articuladores de informação, não somente por meio de campanhas publicitárias, mas também pelas coberturas jornalísticas e a maior divulgação dos eventos promovidos. Antigamente a moda era restrita, hoje a moda é, sobretudo, consumo e esta exposta a todos os públicos. (GARCIA; MIRANDA, 2007).
Para Dornelles (2011), os eventos criam uma identificação com o mercado alvo, divulgam o nome da empresa e produto, cria ou esforça a imagem da empresa entre os seus públicos, aperfeiçoa as dimensões da imagem corporativa, cria experiências e provoca resultados e demonstra compromisso da empresa com a comunidade em questões sociais.
Segundo Zanella (2012), utilizado como instrumento de marketing, o evento desperta sensações, ativa o desejo de participar e conhecer novas experiências, pessoas e lugares. Muitos eventos são realizados apenas por um motivo, fazer aparecer. Entretanto, buscam formar opiniões e serem influenciadores, fazer com que o evento e a marca repercutam publicamente sua ideia. (ZOBARAN, 2004).
Diante do que foi apresentado, surge a seguinte pergunta, quais são as estratégias de comunicação utilizadas no evento “Fashion Date” SC?
REFERENCIAL TEÓRICO
Conceitos e Classificação de eventos
Evento é um acontecimento programado (começo, meio e fim) que tem como objetivo, reunir um grupo de pessoas em busca de um objetivo, sendo o sucesso, o principal deles. O evento deve possuir um conceito, um bom planejamento e execução. (COSTA, 2011)
Segundo Andrade (2002), é considerada uma ferramenta importante incorporada pelas organizações, porém pouco utilizados. Eles propagam mensagens positivas e alcançam objetivos pré-determinados agregando valor ao produto ou marca. Atingem resultados qualificados ou quantificados, visando incluir canais de comunicação entre públicos e corporações, estabelecendo o conceito ou recuperar a imagem da organização.
Um evento tem como objetivo conquistar de forma planejada o engajamento e a visão positiva do público ao qual ele é dirigido. Ele busca promover uma imagem favorável utilizando estratégias de comunicação dirigida para conquistar os interesses pessoais ou coletivos de uma determinada empresa. (BRITO e FONTES, 2006).
Os eventos são classificados conforme Meirelles (1999) como institucional ou promocional. O institucional tem o objetivo de criar e favorecer a imagem de uma organização e o promocional o objetivo de promoção do serviço prestado ou produto da organização.
Britto e Fontes (2006) classificam os eventos por: área de interesse (artística, cientifica, cultural, educativa, cívica, política, governamental, empresarial, lazer, social, desportiva, religiosa, beneficente e turística); localização; características estruturais (pequeno, médio ou grande porte; data fixa, móvel ou esporádica; perfil geral, dirigido ou especifico); espacialidade ( eventos internos, externos, instalações, infraestrutura, segurança, comunicação, vias de acesso, locomoção), e diferentes tipologias como: programas de visitas, exposições, encontros técnicos e científicos, encontros de convivência, cerimônias, eventos competitivos, inaugurações, lançamentos, excursões, desfiles, outros. Segundo as autoras a tipologia é a característica mais marcante do evento, serve para orientar o organizador a estabelecer o tipo de evento mais adequado às exigências do cliente. Deve ser diagnosticado o acontecimento e necessidades, para em seguida, realizar as providências necessárias.
...