Estrutura De Mecado
Artigo: Estrutura De Mecado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arthururban • 29/5/2014 • 3.993 Palavras (16 Páginas) • 897 Visualizações
CIÊNCIAS ECONOMICAS
APS
ESTRUTURA DE MERCADO
Distribuidora de bebidas
Arthur de Souza Bueno Urban C310HI-8
Priscila Ribeiro de Campos C26015-0
Lucas Henrique Veronezzi C277EB-0
Thamires dos Santos de Oliveira C2338C-7
1º SEMESTRE
Professor: Mauricio Cassar
Resumo
Este artigo demonstra como é formada uma estrutura de mercado e quais os tipos de estrutura são compostos, descreve quais os elementos mais importantes em suas formações, características de cada modelo de estrutura, comportamento do mercado diante do ramo escolhido no caso, Distribuidoras de bebidas
Palavras chave: Análise de mercado.
1. Introdução
A estrutura de mercado na visão conceitual é observada nos mercados existentes e diferenciam-se por vários aspectos, tais como tamanhos das empresas, diferenciação dos produtos, marketing dos produtos, objetivos dos empresários, acesso de novas empresas no mesmo ramo,
Segundo a visão do autor Troster “ As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação da oferta e da demanda, e se baseia em algumas hipóteses e no realce de características observadas em mercados existentes, tais como: o tamanho das empresas, diferenciação dos produtos, a transparência do mercado, os objetivos dos empresários e o acesso a novas empresas, entre outras”
Em seu conceito as estruturas básicas são divididas em três: Clássicas básicas, outras estruturas clássicas e modelos marginalistas de oligopólio.
Estruturas Clássicas Básicas: é composta pelo monopólio, e a concorrência perfeita, muitos vendedores e muitos compradores porém nenhum tem influência relevante a ponto de interferir no preço do produto.
As outras estruturas clássicas: todos tem acesso as informações onde os agentes te a possibilidade de aumento de lucros.
Modelos marginalistas de oligopólio e monopsônio: quando produtos tem o preço final ao consumidor bem acima do custo de produção e distribuição, nomeado também como Markup, alguns fatores como despesas e custos fixos e variáveis influenciam com porcentagem diferente.
Ex. simples:
Estruturas Clássicas Básicas.
Monopólio.
Só existe um produtor, o setor é a própria firma pela produção ser iniciada e finalizada por completa sem interferência de terceiros, assim a demanda de mercado é a demanda do setor, a estrutura do monopólio se caracteriza mediante aos seguintes fatores:
O setor é formado por uma única firma;
O produto produzido não pode ser substituído;
Concorrência entre consumidores; e
A curva da receita média é a curva de demanda do mercado.
Gráfico Monopólio:
Concorrência Perfeita:
Mercado onde existem todas as formulações microeconômicas, temos uma concepção mais teórica, pois nos mercados competitivos da atualidade apenas se aproximam desse modelo.
As hipóteses da concorrência perfeita são:
Existem números infinitos de empresas e infinitos de consumidores.
Produtos são homogêneos, ou seja, pode ser substituído entre si para que não tenham alterações nos preços.
Transparência de mercado, informações livres e completas sobre o produto.
Livre mobilidade; sem barreiras para entrada ou saída de novas empresas no mercado.
Gráfico concorrência perfeita:
Oligopólio:
Caracteriza-se por quantidade pequena de produtores e fabricam produtos que podem ser substituídos entre si, alguns produtores optam por um aumento de produção para poder controlar o preço no mercado, as decisões geralmente são coletivas, caso uma das empresas venha a reduzir o preço de seu produto as demais também irão ter a mesma atitude, procuram manter seu oligopólio através de características de diferenciação de produtos, acordos com vendedores, marketing, etc.
Figura exemplo de empresas que atuam no sistema oligopólio: Telefonia móvel.
A empresa
O Brasil esta entre os países que mais consome bebida alcoólica no mundo, tendo em vista um grande mercado consumidor para este tipo de produto. Em 2012 foi feita uma pesquisa e relatou-se que o brasileiro consome em média 67 litros de cerveja ao ano, e o estado de São Paulo corresponde a 40 por cento desse mercado.
Outro produto muito consumido pelos brasileiros, é o refrigerante, ocupando o 5° lugar como alimento mais consumido, a cerveja esta em 13°.
Uma distribuidora de bebidas seria o negócio ideal, pois trabalha com produtos consumidos quase que diariamente pelos brasileiros e em quantidades altas. Alguns pontos importantes para começar uma empresa deste tipo são:
- A localização, onde tenha uma boa concentração de pessoas;
- Um espaço físico para o estoque/depósito;
- Uma boa logística com os representantes das marcas com a qual irá trabalhar;
E também terá de cumprir algumas exigências legais específicas como: Lei n°. 8.069 – Estatuto da Criança e do Adolescentes – em seu art.81, proíbe, expressamente, a venda
...