Estrutura Oranizacional
Seminário: Estrutura Oranizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mireleadelayde • 28/4/2014 • Seminário • 1.631 Palavras (7 Páginas) • 249 Visualizações
As organizações são agrupamentos sociais que coordenam uma grande quantidade de ações humanas ,elas satisfazem necessidade sociais e pessoas através de produtos e serviços cada organização tem uma característica própria onde se desenvolve através de mudanças tecnológicas leis econômicas e elevação do produto de vida. As organizações foram evoluindo se adequando as mudanças no decorrer do tempo(CURRY,2011) passando por estágios :
• Tradicional-legado de Taylor e Fayol
• Moderna-influenciado pelas ciências do comportamento humano
• Contemporânea-influenciada pela globalização
Novas tecnologias surgiram causando uma enorme diversificação na forma de gestão organizacional.
As organizações como empresas são sistemas de recursos que procuram realizar objetivos estabelecidos (MAXIMINIANO,2011).As pessoas são o principal recurso que um empresa utiliza para realizar seus objetivos ,cada um tem atribuições especificas, por meio de processo de transformações o sistema se transformação o sistema transforma os recursos para produzir os resultados em produtos e serviços(MAXIMINIANO,2000).As organizações pertencem a categorias ou modelos diferentes podemos citar dois como principais :
Mecanicista-rigidez e regulamento associa-se ao funcionamento de uma maquina
Orgânico-maior autonomia das pessoas com ênfase ao sistema social
O processo de organização compreende conceitos que estudam os modelos de organização conforme a teoria contingencial. Fatores que determinam as diferentes variáveis tecnologia, estratégia, ambiente, fator humano.
O tamanho da estrutura exerce influencia sobra o modelo da organização conforme o tamanho da estrutura aumenta a tendência e burocratiza mais a especialização. As organizações são afetadas constantemente pelos impactos ambientais tais como grau de complexidade aumentando a eficiência ,composição da idade. O enfoque é útil para compreensão dos problemas da sociedade atual.
Sistema é um conjunto de partes integrantes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo com determinado objetivo e função. Na visão sistêmica ,a analise das partes da organização é transferida para o todo diferente da abordagem analítica que procura compreender o todo com base no estudo independente das partes. Sobre o enfoque sistêmico a empresa deve ser vista como um conjunto de partes em constante interação ,a organização cria e desenvolve seu próprio caráter ,permite as visualizações do cliente produto e fluxo da atividade empresariais ,cada organização dente a se constituir em um conglomerado determinados de negócios .O ambiente também chamado de meio ambiente ,meio externo ou entorno ,é conjunto de todos os fatores que tenha alguma influencia sobre a operação.(OLIVEIRA,2011).
O ambiente de um sistema é um conjunto de elementos que não pertencem ao sistema devem ser considerados três níveis de hierarquia.
Sistemas que esta se estudando
Subsistemas-partes identificadas que integram o sistema
Supersistema-é todo o sistema é um subsistema dele.
A configuração organizacional é retratada pelo desenho estrutural da organização. A teoria da contingencia preocupa-se com desenho das organizações.
Visão Sistêmica é a analise das partes da organização transferida para um todo. No método analítico o comportamento de um todo não é interpretado em face de sua inserção com contexto mais amplo .Podemos citar as características da abordagens :
Abordagem Analítica- reducionismo ,pensamento , mecanicismo e quantificação
Abordagem Sistêmica- expansionismo , pensamento, organicismo, teleonomia
A configuração organizacional é retratada pelo desenho estrutural da organização, teoria da contingência preocupa-se com o desenho das organizações principalmente pela importância a abordagem de sistemas abertos. A teoria da contingência recomenda dois procedimentos básicos:
Primeiro-Partindo do topo para base da organização. Os objetivos da organização são considerados específicos que podem torna-se a base para departamentalização.
Segundo- Partindo do topo para base da organização. Os processos básicos da organização são estabelecidos simultaneamente com a tecnologia básica a ser usada para a produção. Não existem regras gerais para o desenho organizacional deve-se basicamente considerar os fatores do contexto, as dimensões anatômicas, as feições operacionais, as consequências comportamentais.
As estratégia consiste em duas:
A primeira refere-se ao domínio ou competência da organização.
A segunda refere-se ao objetivo ou proposito a serem perseguidos e, a determinação de como a organização se relaciona com os elementos do ambiente.
As organizações se agrupam em três níveis principais que sua hierarquia, são eles: Nível Institucional, Intermediário, Operacional. No nível executivo encontra-se a diretoria presidência e superintendência são os cargos mais elevados acionistas, órgãos colegiados encontra-se acima dos executivos.
Nível Institucional- conhecido como nível estratégico;
Nível Intermediário- chamado de nível administrativo tático ou operacional
Nível operacional- nível técnico composto pelas áreas encarregadas de programar e executar as tarefas.
Como a organização é um sistema aberto defronta-se com as incertezas vindas das contingências impostas pelo ambiente externo. As incertezas se apresentam as organizações provenientes de três origens .
Incerteza generalizada-Externa- A não compreensão da causa e efeito da cultura;
Contingência- Externa- Os efeitos da ação da empresa são determinadas pelas ações elementos do ambiente.
Interdependência de componentes –Interna- È a origem interna da incerteza.
A palavra administração esta relacionada a ação ,ao processo de tomar decisões e realizar ações nos quatro processos principais e interligados que são planejamento, organização, direção e controle.
O planejamento é o
...