Evolução Dos Conceitosda Contabilidade
Artigo: Evolução Dos Conceitosda Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tchair • 13/11/2013 • 1.370 Palavras (6 Páginas) • 182 Visualizações
Trabalho de Contabilidade
Desde o inicio da história da humanidade, a contabilidade já existia, e no decorrer do tempo, vem sofrendo mudanças no sentido cultural, econômico, político, social e científico. Seu desenvolvimento foi contínuo à medida que o homem buscava novas fontes para aprimorar seus conhecimentos.
De acordo com relatos de diversos autores, a contabilidade surgiu junto com a história da humanidade, existem indícios do seu surgimento há 4.500 a.C. Os povos primitivos dedicavam-se à agricultura e a pecuária e logo foram surgindo as cidades e as atividades comerciais. Devido à ação humana que gera e modifica o patrimônio, concluiu-se que a contabilidade precisava ser tratada como ciência social.
O Brasil é um país que abriga muitas dessas histórias e no decorrer do tempo as práticas contábeis nele foram ganhando força e reconhecimento. A contabilidade nesse país também nasceu com o comércio que se iniciou com a chegada da colônia Portuguesa e logo com a abertura dos portos.
Inevitavelmente, quando se fala em contabilidade da era moderna, dessa época em que muitas empresas se transformaram em empresas de grande porte estando presentes quase que no mundo inteiro, conhecer a origem da contabilidade ajuda a entender a importância da mesma no processo de tomada de decisão e controle do patrimônio. Fica claro que com a globalização, padronizar os balanços e demonstrações financeiras das empresas favorece o trabalho dos profissionais da área contábil. Nesse momento é que surge o processo de harmonização das demonstrações contábeis brasileiras às normas internacionais.
Com a chegada das normas internacionais de contabilidade, o Brasil e outros países buscam proporcionar uniformidade nas demonstrações, gerando redução de custos de muitas empresas, promovendo o mercado, e gerando eficiência e eficácia para as organizações no país. A questão a ser esclarecida neste estudo releva a seguinte pergunta: as mudanças no ambiente contábil estão influenciando os profissionais da teoria e da prática?
Como objetivo geral este trabalho analisa como as mudanças vindas da contabilidade internacional estão modificando as teorias e as práticas contábeis.
Como objetivos específicos a pesquisa, identifica os principais fatos que marcaram a história da contabilidade no Brasil e no mundo, mostra a chegada das normas de contabilidade internacional e ainda conhece a opinião dos profissionais que vivem o lado prático e o lado teórico da contabilidade.
A relevância desse assunto se justifica pela necessidade de conhecer as origens da contabilidade, identificando as causas de suas mudanças e a necessidade de adequação à contabilidade internacional que é um assunto de extrema importância num momento de convergência.
Definição:
Ativo
Sprouse e Moonitz(1962) "... os ativos representam benefícios futuros esperados, direitos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada..."
Martins (1972) "Ativo é o futuro resultado econômico que se espera obter de um agente".
Hendriksen & Van Breda (1999) afirmam que "ativos são essencialmente reservas de benefícios futuros"
Iudícibus (2000) destaca três aspectos a serem observados na definição de ativos:
"1. o ativo deve ser considerado à luz de sua propriedade e/ou à luz de sua posse e controle; normalmente as duas condições virão juntas;
2. precisa estar incluído no ativo, em seu bojo, algum direito específico a benefícios futuros (...) ou, em sentido mais amplo, o elemento precisa apresentar uma potencialidade de serviços futuros (fluxos de caixa futuros) para a entidade;
3. o direito precisa ser exclusivo da entidade; (...)".
Atualmente
É um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para entidade.
Passivo
Sprouse e Moonitz(1962) "O passivo representa as obrigações que uma entidade assume perante terceiros para obter ativos ou realizar serviços e essas obrigações, normalmente, são resultantes de transações que ocorreram no passados ou no presente, no entanto, devem ser liquidadas no futuro."
Kenneth Most(1986) "O passivo representa prováveis sacrifícios econômicos que ocorrerão no futuro que são provenientes de obrigações atuais de uma entidade particular quando transferem ativos ou fornecem serviços a outras organizações no futuro, como resultado de transações ou eventos que ocorreram no passado. "
Hendriksen(1999) "O passivo de uma entidade encerra os sacrifícios futuros, prováveis de benefícios econômicos que resultaram de obrigações presentes. "
Atualmente
É uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos.
Patrimônio líquido
Iudícibus (2000) "A ênfase no ponto de vista da entidade... requer o tratamento dos ganhos e lucros de negócio como lucro da entidade em si até que a transferência para os participantes individuais tenha sido feita por uma declaração de dividendos."
Atualmente
É o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
Receitas
São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aportes dos proprietários da entidade.
Despesas
São decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saídas de recursos ou reduções de ativos ou incrementos em passivo, que resultam em decréscimos do patrimônio líquido e
...