FERAMENTAS ADMINISTRATIVAS
Casos: FERAMENTAS ADMINISTRATIVAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mmadfra • 25/11/2014 • 530 Palavras (3 Páginas) • 437 Visualizações
Principais ferramentas do administrador
No processo administrativo podemos destacar quatro ferramentas que são essenciais para uma boa desenvoltura do administrador de uma determinada associação sendo elas: planejamento, organização, direção e controle.
Planejamento: é o primeiro passo do Processo de Administrar, é o que se diz em pensar antes de tomar qualquer atitude ou preparar maneiras mais adequadas para a ação. Sendo assim uma forma objetiva e de melhor caminho para se atingir os resultados esperados.
Chiavenato (2000, p.195) diz que:
"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para alcançá-los."
Planejar envolve a capacidade de ser sensível ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.
Organização: é o segundo passo do Processo de Administrar, consiste em procurar a melhor forma para executar o que foi planejado. Nesse momento é importante a eficiência das operações.
Segundo Chiavenato (2000, p. 202) organizar consiste em:
“1. Determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados (especialização).
2. Agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização).
3. Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas)."
Nesse processo temos a obrigação de minimizar ao máximo os gastos e aperfeiçoar a produtividade para alcançar ótimos resultados enfim organizar é a constante busca para descobrir a melhor forma de agir.
Direção: é a função mais difícil de definir, devido a complexidade e variação de conceitos. Em poucas palavras, dirigir é usar das habilidades técnicas, conceituais e principalmente humanas, para se construir junto às pessoas o resultado esperado.
Chiavenato (2000, p. 7) diz que:
“Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."
Controle: é saber se o planejamento e a organização e estão obtendo os resultados esperados, é também medir o sucesso ou insucesso de todo o processo administrativo. É fundamental o controle para garantir a eficiência e eficácia da Administração.
Sendo assim, através do controle é possível verificar se o processo está se desenvolvendo bem e melhorá-lo se possível ou se o processo está se desenvolvendo
...