FINANCIAMENTO DE DECISÕES
Projeto de pesquisa: FINANCIAMENTO DE DECISÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarianaCapelli • 6/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.734 Palavras (7 Páginas) • 238 Visualizações
INTRODUÇÃO
As decisões de financiamento, que se referem às atividades empresariais, têm por objetivo possuir a melhor aquisição de recursos financeiros para que as atividades empresariais funcionem normalmente.
Os financiamentos são impostos para efetuar possíveis investimentos, para alavancar o capital próprio, com a finalidade de proporcionar retornos significativos.
Para isso é necessário às tomadas de decisões, que auxiliam o crescimento, e que tenham o menor percentual possível de taxas e juros. Desta forma os gestores devem ter em vista obter os capitais necessários, ou adquiri-los para o crescimento e a gestão da empresa.
DECISÕES DE FINANCIAMENTOS
O financiamento das atividades empresariais é realizado mediante o emprego de diferentes tipos de fundos obtidos externamente ou gerados no curso normal das operações. Tem por objetivo efetuar a melhor aquisição possível de recursos financeiros, de forma a permitir o normal funcionamento da atividade produtiva da empresa. Uma classificação bem simples divide esses fundos em duas categorias: capital próprio e capital de terceiros.
No capital próprio é obtido por meio da venda de ações preferenciais e ordinárias e com os lucros retidos.
O custo do capital de terceiros é a taxa de retorno pelo qual o investidor deseja ser remunerado pelo risco que estará correndo temporariamente, ao ceder seu capital ao tomador.
O capital próprio é representado pelas contas que compõem o Patrimônio Líquido e o capital de terceiros corresponde aos saldos das contas do Passivo Circulante e do Exigível em Longo Prazo.
De uma forma simples é possível definir a política de financiamento como sendo o conjunto de decisões que tem em vista a obtenção dos capitais necessários ao crescimento e gestão da empresa. O financiamento são as operações financeiras por meio das quais são fornecidos recursos para a execução de um investimento.
As decisões de financiamento estão inteiramente ligadas às decisões de investimento. Os investimentos servem para alavancar o capital próprio com a finalidade de proporcionar retornos significativos.
DECISÕES DE CURTO PRAZO
As decisões de curto prazo têm uma amplitude temporal curta, de no máximo alguns meses. A gestão financeira de curto prazo ou de tesouraria concretiza-se na coordenação dos vencimentos de débitos e créditos por forma que a empresa nunca deixe de pagar o que deve no prazo acordado.
Existem diversas fontes alternativas de financiamento de curto prazo, isto é, financiamentos com um prazo de exigibilidade até um ano.
HOT MONEY:
São empréstimos de curto prazo, que os bancos fornecem às empresas. Geralmente as empresas recorrem a esse recurso para auxiliar e ajustar seus fluxos de caixa.
Com essa modalidade, o empresário consegue dinheiro rápido em curtíssimo prazo, são aplicados para dar sentido às operações de empréstimos de dinheiro em curto prazo, entre 1 a 29 dias.
As taxas no Hot Money são apresentadas na forma de taxa mensal ao dia útil.
CONTA GARANTIDA:
É uma conta empréstimo separada da conta corrente, com limite de crédito de utilização rotativa destinado a suprir eventuais necessidades de capital de giro. Por solicitação do cliente, a instituição financeira transfere o valor desejado, até o limite contratado, para a conta corrente. Em média os contratos são formalizados com prazos em 120 dias.
As formas de pagamentos são ao final de cada mês ou na data de aniversário do contrato.
DESCONTOS DE RECEBÍVEIS:
O Desconto de Recebíveis é uma operação de crédito destinada às micro e pequenas empresas, que desejam antecipar o fluxo de caixa por meio do desconto de cheques e duplicatas.
Com o Desconto de Recebíveis, micro ou pequenas empresas podem vender com tranquilidade, em especial nas datas comemorativas, quando o volume de vendas a prazo aumenta.
CRÉDITOS BANCÁRIOS:
Os créditos bancários visam o financiamento do ciclo operacional das empresas para compra de mercadorias, matérias primas, pagamento a fornecedores, salários e encargos com pessoal, além dos tributos. Como cada banco possui diferentes taxas de juros e diferentes opções de crédito
DESCONTOS DE TÍTULOS OU DUPLICATAS:
O desconto de títulos ou duplicatas é um adiantamento de recursos, feito pelo banco, sobre os valores dos respectivos títulos, duplicatas, notas promissórias, é uma operação financeira em que a empresa entrega determinadas duplicatas para o banco e dessa forma o cliente transfere o risco de suas vendas a prazo para o banco e este lhe antecipa o valor em conta corrente, cobrando juros antecipadamente.
FACTURING:
Diferente de bancos, operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada vender seus créditos, gerados por suas vendas a prazo, a uma empresa de Factoring,ou seja, é uma operação financeira pela qual uma empresa vende seus direitos creditórios, e dessa forma o recebimento é imediato dos créditos,logo quem receberá a prazo é a empresa de factoring
VENDOR:
Vendor é uma forma de financiamento de vendas onde o vendedor recebe à vista do banco o valor da venda e o comprador paga ao banco a prazo. É uma alternativa de financiamento a vendas que permite substituir o financiamento direto, do fornecedor aos seus clientes, pelo financiamento bancário, a empresa vende o seu produto a prazo e recebe o pagamento a vista.
As taxas de cobrança por essa operação variam de banco a banco, e são descontadas no ato do recebimento à vista.
EMPRÉSTIMOS PARA CAPITAL DE GIRO:
São a operações tradicionais de empréstimo vinculadas a um contrato específico que estabeleça prazo, taxas, valores e garantias necessárias e que atendem às necessidades de capital de giro das empresas. É uma opção de empréstimo com pagamento parcelado, ideal para suprir as necessidades de caixa, que recebe o valor contratado de uma só vez e paga em parcelas, conforme o plano de pagamento escolhido.
...