TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finanças Internacionais

Ensaios: Finanças Internacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  1.419 Visualizações

Página 1 de 8

BLOCO I

1 – Qual a relação existente entre o emitente e o deficitário no Modelo Intermediado?

A relação existente ocorre através de bancos com remuneração por spreads pelas taxas de cessão e captação, ou seja, a relação existente é a intermediação bancária. No modelo intermediado, o agente econômico deficitário necessita de capital de terceiros e o agente econômico superavitário evita incorrer em custo de oportunidade e investe seu capital no Sistema Financeiro onde a taxa de retorno seja boa.

2 - Diferencie Ativo Financeiro e Ativo Real.

Ativo Financeiro são investimentos realizados no curto e curtíssimo prazo, com alta liquidez e bem estruturados e em mercado organizado.

Ativo real são geralmente de médio a longo prazo, com baixa liquidez, realizados em mercados não organizados, conhecidos como mercado de balcão.

3 – Que fatores influenciam no tamanho relativo do ambiente financeiro e do ambiente real de uma economia?

O ambiente financeiro de uma economia é o mercado organizado onde há maior liquidez, operações de curto e curtíssimo prazo. Há maior facilidade de desinvestimento. O ambiente real é o mercado de balcão, com menor liquidez e dificuldade de desinvestimento.

4- Diferencie o modelo intermediário do modelo desintermediádo que atendem interesses de deficitários e superavitários. Qual a diferença entre os emitentes de ativos financeiros nos modelos? Há diferenças para o superavitário atuar em cada um desses modelos?

No modelo intermediário há a intermediação entre os superavitários e deficitários. No modelo desintermediado há a existência do contrato direto entre os dois (superavitários e deficitários). No modelo desintermediado, os deficitários emitem os títulos diretamente aos superavitários nos mercados. No modelo intermediado, há intermediação do sistema financeiro dos superavitários e deficitários. Tamém participam as grandes empresas, a emissão de títulos é feita pelos deficitários diretamente nos mercados aos superavitários e como não há participação de bancos reduz o custo de capital.

5- Que fator é impeditivo de uma pequena empresa participar do modelo Desintermediado?

Geralmente o modelo desintermediado quem participa são as grandes empresas, pois são operações um tanto complexas para pequenas empresas. O risco também é de crédito, a empresa deve ter seu capital aberto e ter expertise e confiança.

6 – Escalone as taxas de juros, em ordem crescente, dissertando sbre o contexto de cada uma: Taxa Interna de retorno, Taxa Básica, Taxa de Cessão Bancária, Taxa Mínima de Atratividade e Taxa de Captação Bancária.

Taxa Básica (SELIC): No Brasil é a SELIC. É a taxa vigente no mercado interbancário aplicada nos empréstimos entre bancos. Ela é estabelecida pelo Governo através do Banco Central e o COPOM (Comitê de Política Monetária). Essa taxa remunera todos os títulos públicos e também serve como instrumento de política monetária e fiscal.

Taxa de Captação Bancária: É a taxa de intervenção dos bancos (spreads), taxa de captação bancária.

Taxa de Cessão Bancária: é a taxa cobrada do deficitário pela aplicação do recurso.

Taxa Mínima de Atratividade: é a taxa mínima que deve ser aceita para fazer um investimento, ou o máximo que um tomador de dinheiro paga quando faz um financiamento.

Taxa Interna de retorno (TIR): é taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente). Ela também é utilizada em projetos e significa taxa de retorno de um projeto.

7 – Tendo em conta os sistemas de financiamento intermediado e desintermediado, qual dos dois, tendencialmente propicia o menos custo de capital?

Modelo desintermediado (não há intermediação financeira)

8 – Apresente três características que diferencie o mercado de balcão do mercado organizado

O mercado de balcão é um mercado sem regras , com pouca transparência. Os negócios são fechados em balcões e mesa de operações. Não há regras quanto a preço e também menor segurança.

O mercado organizado tem maior transparência e há sinalização de valor (clearing house e centros de transação com regras.

9 – Defina os cinco riscos básicos que compõem o Risco País.

Risco político – Ideológico. Risco associado ao Governo de um país.

Risco econômico – é o risco associado ao mercado financeiro. É o risco que determina a incerteza no rendimento de determinado investimento e envolve outras taxas como câmbio, tem relação com os preços e PIB do país.

Risco social – Riscos associados à sociedade e seu nível de desigualdade.

Risco moral – É o risco associado à assimetria de informação. Pode ser o risco de mudança de comportamente de um agente econômico

Risco legal – É um risco associado a quebra de contratos, multas, indenizações e penalidades.

10 – Diferencie o Risco Objetivo de Risco Subjetivo.

Riscos objetivo são os riscos econômicos que podem ser mensurados matematicamente. Os ricos objetivos tem volatilidade de preço, crédito entre outros. Esses riscos podem ser quantificados e definidos.

Riscos Subjetivos, são risco que não são quantificados matematicamente, são opiniões, avaliados por um comitê, tais como risco político, moral, legal, social e econômico

11

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com