Formação de grupos em organizações
Projeto de pesquisa: Formação de grupos em organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: anonimo95 • 25/5/2014 • Projeto de pesquisa • 839 Palavras (4 Páginas) • 293 Visualizações
1. Introdução
Nessas etapas da ATPS o grupo se propôs a compreender melhor o que acarreta a formação dos grupos, suas definições e distinções. Para tal, é necessário um estudo minucioso dos profissionais presentes na microempresa Pet Glamour para estabelecê-los em grupos formais. Deve-se também definir a Escala de Desenvolvimento de Equipe (EDE) dos grupos formais estabelecido na Tabela de Grupos Formais. Por fim, será estabelecida uma medida resolutiva para os problemas da microempresa Pet Glamour, usando o método de ReAdministração, onde se prioriza a eficiência, eficácia e efetividade.
2. Desenvolvimento
2.1 Formação dos Grupos nas organizações
As pessoas têm a necessidade de se comunicar e se estabelecerem em grupos como uma forma de identificação e socialização. Mas para se entender melhor a formação de grupos, e por qual motivos são formadas, é preciso primeiro entender a diferença entre eles.
Os grupos podem ser gerados por vários parâmetros. Um agregado de indivíduos que compartilham de, metas e objetivos semelhantes dentro de uma organização, tendo cada membro uma característica natural que o torna bom em determinado papel dentro do grupo.
Existem várias formas de agrupamento dentro de uma organização, cada qual com seu intuito. Podemos citar como principal os grupos informais – alianças não estruturadas, que são estabelecidas por necessidade de comunicação (amizade) – e os grupos formais – que se definem de acordo com a estrutura da organização.
De um modo geral, a criação de grupos trás aos participantes do mesmo maior segurança, estabilidade, status, autoestima, associação, poder e alcance de metas, pois possibilita a colaboração e a interação dos demais.
Os grupos dentro das organizações são formados pelas seguintes necessidades:
• Maior agilidade na produção de produtos e serviços com menor custo e mantendo a qualidade.
• Promove a gestão do conhecimento, devido ao foto dos membros do grupo compartilhar seus conhecimentos com os demais.
• Desenvolve a criatividade dos membros, de modo que discutam e elaborem novos métodos de resoluções de problemas
• Capacidade para absorver maior numero de informações e promover soluções.
2.2 Formação de Grupos no Pet Glamour
Na microempresa Pet Glamour é percebido que os grupos formais são divididos pelos setores de atuação dos funcionários, que são esses: Administrativo, Banho e Tosa e Vendas. São notáveis os vários conflitos de pensamentos e interesses entre os membros. No grupo administrativo, encontram-se os dois sócios (Alba Lourenzão e João Maria Lourenzão) que entram em conflitos por conta da queda de 4% no faturamento anual da empresa. Alba julga João de não administrar os negócios da melhor forma, já João reclama que Alba não participa das tomadas de decisão.
O segundo grupo é o Banho e Tosa que tenho como motivo principal o pensamento superioridade de Éder Sales (tosa), o que atrapalha o desenvolvimento do trabalho de Anita e Léa (banho).
O terceiro e último grupo, Vendas, trás problemas de comportamento por parte das vendedoras Leila e Elaine, que apresentam varias faltas e a falta de respeito a hierarquia com o gerente Rui, que não é só desrespeitado pelo seu setor , mas também pelo grupo do Banho e Tosa.
Na tabela dos “Grupos Formais” estão especificados os conflitos que há dentro dos grupos
...