Função Organização
Pesquisas Acadêmicas: Função Organização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: giancarlosilva • 3/5/2013 • 293 Palavras (2 Páginas) • 789 Visualizações
Organização
A função da organização consiste em reunir e organizar os recursos humanos e materiais da empresa para alcançar seus objetivos. A organização é a função da administração que distribui tarefas e recursos pelos membros da empresa, que determina quem tem autoridade sobre quem, e quando e onde deve-se tomar decisões. Organização em outras palavras é a etapa do processo de administração que agrupa e estrutura os recursos organizacionais, e estabelece os mecanismos de comunicação e coordenação entre seus membros, de forma a permitir que se alcancem os objetivos estabelecidos de modo eficiente.
O resultado final do processo de organização é o desenho da estrutura organizacional. Ela refere-se ao modo como as atividades são ordenadas para possibilitar o alcance dos objetivos.
Os elementos que definem a estrutura organizacional são muitos complexos e difíceis de serem transmitidos aos membros internos da organização. Por isso os administradores representam esse relacionamento em um organograma, que é uma representação gráfica de uma organização, que mostra as funções, os departamentos e os cargos da organização, especificando também como eles se relacionam.
A departamentalização é a forma que uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação. O departamento é, portanto, uma unidade de trabalho que agrega um somatório de atividades semelhantes ou coerentes entre si.
Os principais tipos de departamentalização são:
- Departamentalização Funcional;
- Departamentalização por Produto;
- Departamentalização por Cliente;
- Departamentalização Geográfica ou territorial;
- Departamentalização por Processo.
Existem diferentes tipos e fontes de poder nas organizações. O poder se refere à capacidade de exercer influência sobre uma pessoa ou grupo e de alterar seu comportamento. São poderes sobre capacidade de punir, capacidade de recompensar, capacidade de posse de autoridade formal, líder carismático e poder resultado de competências, conhecimentos e aptidões distintivas.
...