GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
Casos: GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Neucielle • 1/4/2014 • 2.421 Palavras (10 Páginas) • 310 Visualizações
2. GESTÃO DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
2.1 Histórico do País Importador
“Nome oficial: República Popular da China (Zhonghua Renmin Gongheguo).
Unidades administrativas: A China possui 33 unidades administrativas diretamente subordinadas ao governo central. São elas:
Províncias (22): Anhui, Fujian, Gansu, Guangdong, Guizhou, Hainan, Hebei, Heilongjiang, Henan, Hubei, Hunan, Jiangsu, Jiangxi, Jilin, Liaoning, Qinghai, Shaanxi, Shandong, Shanxi, Sichuan, Yunnan, Zhejiang.
Regiões autônomas (5): Guangxi, Nei Mongol, Ningxia, Xinjiang Uygur, Xizang (Tibet).
Municipalidades (4): (Chongqing, a capital Beijing (Pequim), Shanghai e Tianjin).
Regiões administrativas especiais: Hong Kong e Macau.
Nota: oficialmente a China considera Taiwan, sua 23ª província.
Área total: 9,6 milhões km². O litoral é bastante entrecortado e existem cerca de 5.400 ilhas.
Clima: É extremamente diverso, com quatro estações bem definidas. Varia do tropical, no sul, ao sub-ártico, no norte.
A China localiza-se no leste da Ásia. Suas terras estendem-se por 5,2 mil km de leste a oeste e por 5,5 mil km de norte a sul: o quarto maior país em área do mundo, depois da Rússia, Canadá e EUA (Brasil é o quinto).
Beijing (Pequim), a capital da república, é também o centro cultural e econômico do país. Shanghai é o principal centro industrial e Hong Kong, uma região adimistrativa especial, é o principal porto e centro comercial.
O relevo é bastante irregular. Alto a oeste e baixo a leste, em geral. Áreas montanhosos ou com colinas, representam 43,2% do total. Planaltos, representam 26%. Bacias e planícies, 30,8%. São sete montanhas com altura superior a 7 mil metros, incluindo o Everest, na fronteira com o Nepal.
2.2 Cultura Chinesa
A presença do governo é forte, com muita censura aos meios de comunicação. A polícia não usa armas e os índices de criminalidade são baixos. Contudo, muitos delitos são punidos com pena de morte em público.
A gastronomia chinesa é uma arte exótica para os padrões ocidentais. Come-se praticamente de tudo, incluindo muitos insetos, cachorros, gatos e escorpiões. Felizmente, as carnes mais populares são de carneiro e pato assado, principalmente em Beijing. Usa-se uma infinidade de ingredientes naturais, muitos com fins medicinais, práticas que resultaram na milenar medicina tradicional chinesa.
A China é uma nação multinacional com tradições milenares. Acredita-se que já na dinastia Shang, há mais de 3 mil anos, a China era a mais avançada em trabalhos com o bronze. No século 3 a.C., o imperador Qin Shihuangdi consegui reunificar a China com a ajuda da tecnologia do ferro para a confecção de armas.
Na música, arqueologistas acharam, em 1987, uma flauta de sete orifícios feita de osso, em Wuyang, Província de Henan, datando de cerca de 8 a 9 mil anos atrás. Outros instrumentos datando do neolítico, como apitos de osso, sinos de cerâmica e tambores, também foram achados. A primeira coleção de poemas e canções chinesas conhecidas datam do século 6 a.C.
Até o século 18, a China manteve uma grande influência cultural sobre o restante do mundo, principalmente nas artes e ciências. Nos séculos 19 e 20, o país sofreu com guerras civis, invasões estrangeiras e políticas sociais que fracassaram.
Oficialmente a nova China foi fundada em 1949. Novo impulso vem ocorrendo desde as reformas econômicas iniciadas em 1978.
2.3 População
Habitantes: 1,3 bilhões (cerca de 20% da população mundial), população superior à de toda a Europa. São 333 milhões de famílias. Em média, 3,2 pessoas por domicílio urbano e 4,3 pessoas por domicílio rural.
Em 1949, eram 542 milhões de habitantes. O crescimento acelerado da população levou o governo a adotar a política oficial de apenas um filho por casal e a legalização do aborto. Entre outros fatores, isso resultou em uma população masculina, abaixo de 15 anos, ser atualmente 13% maior que a feminina.
Taxa de crescimento pop.: 0,63 % (2008 est.).
Expectativa de vida ao nascer: 73,2 anos.
Alfabetizados: 91% da população acima de 15 anos.
Etnia: A China possui 56 grupos étnicos. O grupo han chinês, que habita principalmente o leste do país, representa 92% do total da população. Os demais grupos, zhuang, manchu, hui, miao, uyghur, tujia, yi, mongol, tibetano, buyi, dong, yao, coreano, e outras nacionalidades, representam cerca de 8% (2000). A província de Yunnan abriga mais de 20 grupos étnicos, sendo a região com a maior diversidade étnica.”
2.4 Dados econômicos, crescimento do PIB e volume de negociações internacionais
A China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto da China atingiu US$ 7,46 trilhões ou 47,15 trilhões de iuanes em 2011 com crescimento de 9,2%, fazendo deste país a segunda maior economia do mundo fica apenas atrás dos Estados Unidos. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de15% da economia mundial.
Este fator explica, em parte, os altos índices de exportação deste país
- Entrada da China, principalmente a partir da década de 1990, na economia de mercado, ajustando-se ao mundo globalizado; a china é o maior produtor mundial de alimentos 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos e também o maior produtor mundial de milho e arroz
- Agricultura mecanizada, gerando excelentes resultados de produtividade;
- Aumento nos investimentos na área de educação, principalmente técnica;
- Investimentos em infraestrutura com a construção de rodovias, ferrovias, aeroportos e prédios públicos. Construção da hidrelétrica de Três Gargantas, a maior do mundo, gerando energia para as indústrias e habitantes;
- Investimentos nas áreas de mineração, principalmente de minério de ferro, carvão mineral e petróleo;
- Controle governamental dos salários e regras trabalhistas.
...