TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DE PESSOAS

Pesquisas Acadêmicas: GESTÃO DE PESSOAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  2.192 Palavras (9 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 9

GESTÃO DE PESSOAS

1. Introdução

Este trabalho irá abordar temas gerais da gestão de pessoas, como valor e missão organizacional, estrutura organizacional, avaliação e sugestões para mudança e melhora de aspectos da empresa. Sendo mostrados, exemplificados e comentados dentro do contexto de uma organização escolhida previamente, suas principais características e conceitos diretamente ligadas à gestão de pessoas. Atualmente a realidade não é a mesma. Todas as mudanças sofridas pelas empresas as levaram em uma única direção: o reconhecimento do ser humano. O ponto central da área de Gestão de Pessoas é a noção de que a valorização das pessoas é uma questão estratégica para o sucesso das empresas na modernidade. A Gestão de pessoas dentro de uma organização procura gerenciar e orientar as relações humanas no trabalho e nesse intuito possui diversas atribuições, todas voltadas para a relevância do fator humano, visto ser este o maior capital das organizações. De nada adianta dispor de todos os recursos materiais e financeiros, se as pessoas que os utilizam não estão adequadamente preparadas, com condições de produzir o que a empresa espera.

Etapa 1

Passo 1 - Definir Gestão de Pessoas e as mudanças organizacionais.

Gestão de Pessoas

A Gestão de pessoas ocorre através de participação,capacitação,envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas,o conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos,técnicas e práticas bem definidas,como o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano.Em uma empresa,a gestao de pessoas deve ser feitas pelos gestores e diretores,porque é uma área que requer capacidade de liderança como cada administrador qualquer um que seja, desempenha as quatro funções administrativas que constituem o processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. A gestão de pessoas tem o objetivo de ajudar o administrador a desempenhar todas essas funções porque ele não realiza seu trabalho sozinho, mas sim junto com as pessoas que formam sua equipe. É com sua equipe de subordinados que o administrador executa as tarefas e alcança metas e objetivos. Globalização dos negócios, o desenvolvimento tecnológico, o forte impacto da mudança e o intenso movimento em busca da qualidade e da produtividade. O grande diferencial, a principal vantagem competitiva das empresas vem das pessoas que nelas trabalham. Sem as pessoas a organização não conseguiria alcançar seus objetivos, suas metas, nem nada o que sonha e procura.

De acordo com Fisher e Fleury (1998), a definição de Gestão de Pessoas é o “Conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente de trabalho”.

Mudanças Organizacionais

Mudança organizacional nada mais é do que qualquer alteração, planejada ou não, na relação entre a organização e o meio ambiente, que possam trazer conseqüências na eficiência ou eficácia organizacional, ou seja, uma necessidade organizacional para conseguir se adequar as variações do mercado. ( Segundo Sterphen ) As mudanças estão presentes em toda à parte : na tecnologia , na ciência , na medicina , no ambiente de trabalho , nas estruturas organizacionais , nos valores e costumes sociais , na filosofia e até mesmo na religião . No mundo coorporativo não é diferente. As pressões originadas pelo mercado têm exigido que as empresas mudem constantemente para fazer frente a condições competitivas, exigindo continuamente uma enorme solicitação de adaptação das pessoas em geral, tanto para os jovens como para os mais. Na busca por eficiência e eficácia as organizações precisam compreender o ambiente de tal forma que possam modificar seus processos sempre que necessário para que os resultados desenvolvidos consigam ser alcançados com a mesma velocidade que o ambiente se desenvolve. Enfim toda mudança deve ser definida e delimitada, considerando que, uma vez determinados os objetivos, identifica-se qual é o estado da organização e qual tipo de mudança foi almejada e resultados alcançados.

Passo 02:

Tempos modernos/A modesta gestão de pessoas

O filme Tempos Modernos retrata a opressão vivenciada pelos operários em uma grande fábrica que é explorado e estimulados a produzirem cada vez mais, mostram o processo de produção de forma repetitiva e desgastante, que se relaciona com a forma que estamos lidando com o avanço da tecnologia, a questão do tempo numa sociedade que é obrigada a se mover com extrema rapidez para poder se enquadrar as exigências de mercado, como a mão-de-obra do trabalhador era explorada nos anos 30, as indústrias produziam em excesso, além das condições precárias, tudo era degradante, o trabalho era também excessivo, uma verdadeira escravidão, com cargas horárias extensas com movimentos repetitivos trazendo malefícios a saúde dos trabalhadores; mostrando a desumanização e a ganância dos proprietários. Levando em consideração o exemplo de Chaplin que desempenhava um trabalho repetitivo de apertar parafusos, com o passar do tempo, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo, ou em que os trabalhadores na hora de entrada na fábrica estão muito apressados andando em marcha e irônica a cena mostrando carneirinhos como se fosse um rebanho de ovelhas da mesma maneira que vemos as pessoas hoje em dia sempre muito agitadas, amontoadas em confusões, andando pelas ruas sem nem mesmo ter tempo de reconhecer umas as outras, todos muito estressados e escravos do relógio, da rotina com horários fixos para comer estando com fome ou não e alguns com tempo pré-determinados para ir ao banheiro, tratando o trabalhador quase que como robôs, programados e condicionados as regras das empresas e também as menciona doenças que decorrem do estresse causado.

Com a moderna gestão de pessoas as leis que surgiram com o passar dos anos ajudou o trabalhador a ter direitos que primeiramente trariam saúde e bem estar a si mesmo conseqüentemente trazendo um beneficio maior a empresa que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com