GESTÃO DE PROJETOS
Artigos Científicos: GESTÃO DE PROJETOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LaysLobo • 21/5/2014 • 1.642 Palavras (7 Páginas) • 341 Visualizações
SUMÁRIO
1 TERMO DE ABERTURA DO PROJETO 1
2 EAP - ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO 3
3 DIAGRAMA DE REDES 4
4 TABELA DE RELAÇÃO DE ORDEM OU DEPENDÊNCIAS ENTRE AS ATIVIDADES 5
5 GRÁFICO DE GANTT 6
6 GRÁFICO E CURVA “S” DO PROJETO 7
7 MATRIZ DE PLANEJAMENTO DA QUALIDADE 8
8 GERENCIAMENTO DA COMUNICAÇÃO 9
8.1 GRADE DE PODER/INTERESSE 9
8.2 REGISTRO DAS PARTES INTERESSADAS 10
9 TABELA RACI 11
10 ESTRUTURA ANALÍTICA DE RISCOS (EAR) 11
11 MATRIZ DE PROBABILIDADE E IMPACTO (MPI) 13
GLOSSÁRIO 15
1 TERMO DE ABERTURA DO PROJETO
O termo de abertura do projeto é um documento que autoriza formalmente um projeto existente ou sua próxima fase, portanto, elaboramos um termo de abertura de projeto para que possamos dar continuidade ao mesmo.
Termo de Abertura
Titulo: PJ001
Descrição: O plano anual atualmente contem longas páginas em preto e branco com pouca atratividade.
Neste projeto será produzido um relatório anual menor, simples e de fácil leitura, que seja mais atraente, contendo: fotos, gráficos e depoimentos com o objetivo de atrair doadores potenciais.
Gerente de projeto designado: Anderson Escagion
Anderson Escagion será o gerente deste projeto podendo selecionar os membros da equipe, determinar, gerenciar e aprovar mudanças no orçamento e cronograma.
Business Case: Por se tratar de um relatório extenso e de difícil compreensão não atrai novos doadores e assim não atinge seu real objetivo. O foco do atual projeto é informar seus depositários sobre como os recursos estão sendo usados para consequentemente atrair novos doadores.
Recursos pré-designados: Será disponibilizada uma equipe com fotógrafo, editor e um especialista em marketing, além de recursos materiais determinados pelo gerente do projeto.
As partes interessadas incluem:
Anderson Escagion(gerente de projetos), Carine Pionatto (fotógrafa), Lays Lobo (editora), Luana Rigonato (editora), Rodrigo Galvão (especialista em Marketing), colaboradores, pacientes e depositários. Todos os envolvidos e beneficiários do projeto.
Requisitos das partes interessadas já conhecidos:
- Para realizar as fotos será necessário viajar para os lugares e um especialista responsável para tirar as fotos e colher os depoimentos de pacientes e familiares.
- Toda a formatação do projeto precisará ser supervisionada por um editor que disponha as informações de maneira a atingir todos os públicos alvos sendo facilmente compreendido, para isso precisa de todas as informações acerca do projeto além da ajuda de um especialista em marketing para colaborar na exposição das informações para que possa atrair potenciais doadores (trabalhando com as cores e imagens).
- Faz-se a necessidade da contratação de uma companhia tal como os Correios para a entrega no prazo dos documentos e uma gráfica que tenha uma ótima resolução para a impressão dos relatórios.
- Outros requisitos serão avaliados pelo gerente de projetos.
Descrição do Produto e Entrega:
- Será apresentado um plano detalhado, o cronograma e o orçamento que envolverá o projeto até 15/05/2012.
- Demonstração financeira até 15/10/2012.
- O relatório pronto estará sendo entregue até 15/11/2012 para chegar aos colaboradores até o feriado.
Objetivos Mensuráveis do Projeto: Apresentar um relatório de forma simples e objetivo.
2 EAP - ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO
Utilizamos desta técnica para criar uma divisão das tarefas a serem realizadas no projeto em partes menores, para que fosse possível um controle mais eficiente e de fácil acompanhamento, o qual nos permite uma rápida identificação dos passos básicos para a realização do projeto apresentados em nível de tarefas e atividades, a figura 1 representa a estrutura deste projeto.
Figura 1 – EAP: Estrutura Analítica do Projeto
3 DIAGRAMA DE REDES
O modelo PERT, conforme Figura 2, é um conjunto de técnicas e processos que estabelecem um planejamento, programação e controle das atividades que serão exercidas durante o projeto, tendo como característica fundamental a indicação dentre as varias seqüências operacionais, que possui uma duração máxima, alem de permitir a indicação de graus de prioridade relativos, demonstrando a distribuição dos recursos e interdependência entre as ações necessárias para o desenvolvimento do projeto.
Figura 2 - Diagrama de PERT
4 TABELA DE RELAÇÃO DE ORDEM OU DEPENDÊNCIAS ENTRE AS ATIVIDADES
A tabela de relação de ordem ou dependência entre as atividades contem todas as atividades que o projeto deve contemplar e suas precedências. Na Tabela 1 construímos uma disposição gráfica que facilite o controle do cronograma.
TABELA DE RELAÇÃO DE ORDEM OU DE DEPENDÊNCIAS ENTRE AS ATIVIDADES
ANTES ATIVIDADE TEMPO (DIAS) DEPOIS
INICIO A 15 D
INICIO B 15 D
INICIO C 15 D
A, B, C D 10 E
D E 10 F
E, G F 20 H
INICIO G 10 F
F H 10 J
INICIO I 10 N,
...