GESTÃO DE QUALIDADE E PRINCIPAL GURUS
Projeto de pesquisa: GESTÃO DE QUALIDADE E PRINCIPAL GURUS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wagnerst • 29/10/2014 • Projeto de pesquisa • 2.022 Palavras (9 Páginas) • 352 Visualizações
GESTÃO DE QUALIDADE
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
2014
Atividades Práticas Supervisionadas apresentada à Faculdade Anhanguera como exigência parcial para a disciplina de Competências Profissionais do curso de Administração, sob orientação da Professora,
2014
Sumário
QUALIDADE 4
GESTÃO DA QUALIDADE E OS PRINCIPAIS GURUS 5
OITO PRINCIPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE 6
Quadro 1 – Ciclo PDCA 7
O QUE É TQM 8
Quadro 2 – Ferramentas de Planejamento da Qualidade 9
PROCESSOS DE QUALIDADE CONTÍNUA 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
QUALIDADE
Qualidade esta relacionada as percepções de cada um e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição. Qualidade pode ser qualidade de vida das pessoas de um país, qualidade da água ou do ar , qualidade do serviço prestado por uma determinada empresa, ou ainda qualidade de um produto no geral. Como o termo qualidade tem diversas utilizações, o seu significado nem sempre é de definição clara e objetiva. Qualidade em relação a produtos e/ou serviços, há várias definições, como o produto estar em conformidade com as exigências dos clientes, ter valor agregado, algo que produtos similares não possuem, relação custo/benefício.
O conceito de qualidade evoluiu ao longo do tempo , mudando de uma atividade de observação e seleção de itens não-conformes, com características fortemente corretivo, para o uso de técnicas estatísticas que garantiriam a qualidade do produto de forma preventiva. Posteriormente a ênfase mudou do produto para o processo, pois um processo com os padrões de qualidade desejados apresenta como conseqüência um produto com a qualidade esperada. Consequentimente , passou-se a trabalhar com os sistemas de qualidade das empresas. Atualmente o conceito evoluiu, além das fronteiras da empresa, abraçando toda a cadeia onde essa inserida.
GESTÃO DA QUALIDADE E OS PRINCIPAIS GURUSATPS GESTÃO DE QUALIDADE.docx
Gestão da qualidade é uma forma estratégica de administração, que busca para a empresa qualidade em todas as funções, etapas e processos. É composta de diversos estágios, como por exemplo o planejamento, a organização, o controle e a liderança. Mas apesar de ser direcionada para a empresa a gestão da qualidade não afeta somente a ela, mas sim seus fornecedores e todos aqueles que trabalharem junto.
O conceito do TQM (em língua inglesa “Total Quality Monagemen”) foi sendo desenvolvido por numerosos consultores empresariais norte-americanos tais como W. Edwards Deming, Joseph M. Juran, Phillip Crosby, Kaoru Ishikawa e Armand V. Feigenbaum 1 . Em 1961, Feigenbaum definia o TQC como um sistema eficaz que integra o desenvolvimento da qualidade, a manutenção da qualidade e os esforços de melhoria da qualidade entre os diferentes setores da empresa, com o objetivo de criar produtos/serviços com o máximo de economia e a plena satisfação dos consumidores . Mas foi no Japão (onde Deming e Juran trabalharam após a Segunda Guerra Mundial) que a Qualidade Total tomou o formato que influenciou os empresários do mundo todo. Chamava-se de toyotismo, que era o modo de produção que os japoneses denominaram, pois vinham de um segunda guerra mundial e a situação era de renovação, a mão de obra não era segmentada, era multifuncional, dando assim flexibilidade para a produção japonesa da época que era pequena, e seus recursos eram escassos. Uma fato interessante é que a comunicação organizacional em todos os níveis, tornava-se a peça chave da dinâmica da organização.
OITO PRINCIPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE
1) Organização Focada no Cliente : devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas.
2) Liderança: a gestão operacional, dando poder e envolvendo as pessoas para alcançar os objetivos da organização.
3) Envolvimento de Pessoas: As pessoas, em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o benefício da organização.
4) Abordagem de processos: Um desejado resultado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos – a transformação de entradas em saídas, com agregação de valor.
5) Abordagem do sistema para gerenciamento: Identificar, compreender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia e eficiência da organização para alcançar os seus objetivos.
6) Melhoria Contínua: A melhoria contínua do desempenho da organização é um objetivo permanente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. As necessidades dos clientes evoluem sempre. Se a organização não melhorar seus processos e produtos, em algum momento o cliente ficará insatisfeito e deixará de ser fiel.
7) Abordagem com base em dados para a tomada de decisão: Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações. Você só consegue gerenciar aquilo que é medido. O gerenciamento dos indicadores é a chave deste princípio.
8) Relações de fornecimento mutuamente proveitosas: Uma organização e seus fornecedores são interdependentes; uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor.
Quadro 1 – Ciclo PDCA
CICLO PDCA
Elementos O que significa? Qual a finalidade?
Plan Planejar Estabelece
...