Gestão de Marca
Por: Aláina Vanzella • 8/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.595 Palavras (7 Páginas) • 284 Visualizações
Introdução
Este trabalho acadêmico aborda o assunto globalização e terceirização e seus respectivos impactos ao decorrer dos anos e na economia atual, será realizado um estudo de caso para demonstrar melhor como a globalização vem afetando as empresas.
Descrição das definições de globalização
A globalização é considerada um fenômeno que consiste em um processo de integração tanto econômica, cultural, social quanto política. Foi gerado pelo capitalismo e sua necessidade de conquistar novos clientes/mercados em pouco tempo, pois o mercado estava saturado e a economia estagnando. Esse fenômeno ganhou força a partir da década de 70, foi quando teve seu maior pico, era movido por vários fatores: a saturação do mercado, a revolução tecnológica que trouxe mais informação, conhecimentos, aumentou as relações, trouxe rapidez e desenvolveu o marketing. O motivo para essa aceleração foi o desenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação: a internet. Que proporcionou vários jeitos diferentes de fazer propaganda e vender um produto, aumento também as necessidades dos comerciantes de traçar um plano de marketing mais elaborado e assim aumentou o fluxo de informação produzida, reproduzida e disseminada.
Tudo isso resultou em um mundo cada vez mais integrado, que não se limita-va a pouco e que estava em busca cada vez de mais, dando força ao capitalismo que chegou a ser até exagerado. Já que agora é possível um comerciante vender seu produto lá para o outro lado do mundo, por meio da internet, facilitando assim o pagamento. Com isso as empresas tiveram a chance de criar mais linhas e categorias produzidas por ela, pois comprar a matéria prima ficou mais rápido e com o capitalismo forte os consumos dos clientes aumentaram.
Descrição de outsourcing
É uma expressão inglesa que significa: terceirização, ela consiste em uma empresa contratar outra empresa de menor parte para cuidar de uma área especifica. E funciona da seguinte forma: A empresa “A” que é uma multinacional de grande porte decide que a melhor forma de diminuir os gastos e gerar bons resultados é demitindo a área de administração e contratar a empresa “B” que é de menor porte para cuidar dessa área, assim transportando a administração de interna para externa. Temos exemplos de varias empresas que optaram por essa opção: A Volkswagen e A Sul America.
Os impactos gerados têm dois lados, o da empresa que é positivo, pois assim se torna mais retentável aquele determinado serviço, ter outras empresas cuidando de cada área oferece uma alta organização, mais recursos e uma equipe especializada em coordenar os serviços e revolver problemas diagnosticados de forma mais rápida.
Do ponto de vista dos trabalhadores a terceirização é prejudicial, pois os funcionários são demitidos em alguns casos de forma injusta e não recebem todos os direito, Alguns têm a sorte de serem recontratados por essas empresas de menor, porem essa nova oportunidade consiste em um salário inferior, muitas vezes chega a ser 50% do que recebiam antes, os benefícios são diminuídos e se tornam limitados. Existem alguns casos assim na justiça de trabalhadores que são recontratados por um salário inferior ao teto ou que são demitidos sem nenhum direito de maneira ilegal. Por isso a palavra terceirização é temida pela população.
Estudo de caso
A empresa que vamos analisar é a Coca- Cola, que surgiu em Atlanta na máquina de refrigerantes da Jacob’s Pharmacy, onde era vendida por cinco centavos o copo. Foi criada por John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, que em uma tarde agitou um líquido cheiroso com cor de caramelo e, quando parou, levou a mistura até a vizinha Jacob’s Pharmacy e juntos combinaram a mistura com água com gás. Que foi provada e a partir disso começou a ser vendida na Jacob’s Pharmacy a cinco centavos o copo. O contador de Pemberton foi responsável pelo nome, o senhor Frank Robinson, chamou a mistura de Coca-Cola® e anotou o nome em seus registros.
Em torno de 1888-1891, o empresário de Atlanta Asa Griggs Candler obteve os direitos sobre a empresa por um total de cerca de US$ 2.300. Candler se tornaria o primeiro presidente da empresa e o primeiro a adotar uma visão real sobre a empresa e a marca. Ele era um vendedor nato que transformou a Coca-Cola de invenção a uma empresa. Ele sabia que as pessoas tinham sede e encontrou maneiras brilhantes e inovadoras de apresentar essa interessante e nova bebida a elas. Candler disponibilizou cupons para degustações de Coca-Cola e distribuiu aos farmacêuticos relógios, urnas, calendários e balanças farmacêuticas com a marca da Coca-Cola, começando assim um projeto de divulgação e fidelização. As pessoas viam Coca-Cola em todos os locais e a campanha agressiva funcionou. Todo o EUA já amava e consumia Coca-Cola, tanto que começou a aser imitada o que não deixou a The Coca-cola Company nem um pouco satisfeita e assim criou novas maneiras d e diversificar o produto e campanhas que a afirmavam como a marca verdadeira e confiável, incentivando os clientes a “Exigirem a genuína” e “Não aceitarem substitutas”. Também criou um formato de garrafa diferencial para garantir às pessoas que elas realmente estavam comprando uma Coca-Cola começando a fabricar a famosa garrafa com contorno. Essa garrafa, que permanece com o formato de assinatura da Coca-Cola até hoje.
A The Coca-Cola Company crescia rapidamente, passando a operar em países como Canadá, Panamá, Cuba, Porto Rico, França e territórios dos EUA. Cresceu tanto que em 1900, havia duas engarrafadoras de Coca-Cola e só vinte anos depois elas somavam cerca de mil, mostrando que além de uma empresa confiável era uma empresa globalizada e em constante processo de crescimento. Mas foi em 1941 com o começo da 2ª guerra mundial que a Coca-Cola deu seu grande golpe de marketing.
...