Gestão de Marcas: A inovadora marca dos Correios
Por: brunocarvalhodm • 30/11/2015 • Resenha • 693 Palavras (3 Páginas) • 207 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão de Marcas
Aula-tema 03: Posicionamento e Valores de Marcas
NOME | Bruno Carvalho Urzua Aguilera |
RA | 6248217066 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Gestão de Marcas
Aula-tema 03: Posicionamento e Valores de Marcas
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Gestão de Marcas apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor (nome completo).
Anhanguera Educacional
ANO
- No dia 25 de janeiro de 1663 foi fundado o Correio-Mor, no Rio de Janeiro. Em 1931 foi criado o Departamento de Correios e Telégrafos pelo Ministério da Viação e Obras Públicas e nesse mesmo ano criado o Correio Aéreo Nacional, atingindo lugares quase inacessíveis por vias terrestres. Em 1967 o Decreto nº 200 institui o Ministério das Comunicações, que ficou responsável pelo DCT. Devido ao rápido desenvolvimento dos setores de entrega e e serviços postais, o Departamento de Correios e Telégrafos acabou se instituindo como Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, que é existente até a data atual.
Atualmente a empresa, que presta serviço ao governo, também é responsável pelas atividades mais importantes do país em parceria com órgãos públicos. Seu tamanho é de grande proporção, sendo quase impossível de determinar em escala tangível.
Tem na sua linha de produtos de entrega: Achados e Perdidos, Aviso de Recebimento em encomendas, Bancos Postais, PAC Encomenda Econômica, Pagamento na Entrega, Sedex, Sedex 10 e Sedex 12, Sedex a Cobrar, Telegrama Nacional e Internacional, etc.
Em toda sua história a empresa só possuiu 3 logotipos. Veja:
[pic 2]
- Para um comparativo vou adicionar os dois logotipos no mesmo plano e descrever abaixo as diferenças.
[pic 3]
· Suas cores foram mantidas como um geral. O amarelo e o azul escuro permaneceram de forma original, porém, no novo logotipo, há um azul mais celeste. O aparecimento dele faz com que o símbolo tenha um contraste de iluminação, fazendo com que seja totalmente compreendido.
· No logotipo anterior o design parecia ser mais flat e limpo, sem o uso de gradientes, sombreamento ou efeitos 3D, como no atual, que tira um pouco do conceito minimalista.
· As tipografias, diferentes nos dois logotipos, possuem uma característica em comum, que dá o conceito arredondado das letras. Na antiga marca o texto era em caixa alta, já no atual é escrito com sua maiúscula na primeira letra e caixa baixa nas outras.
- A mudança de marca, para que seja bem aceita, deve se mudar para melhor. No caso dos Correios há uma grande discussão sobre essa mudança. Houve um gasto de R$390.000,00 para a revitalização de sua marca. Segundo a empresa, foi realizado um estudo de branding da agência contratada para que houvesse essa alteração. A marca foi registrada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), porém, ainda há no mercado muitas marcas parecidas, o que ainda gera muita discussão.
[pic 4]
Ainda que as marcas sejam parecidas, a alternativa que devemos levar em consideração é que todas elas podem ser parecidas porque são duas setas. Setas são bem genéricas e podem ser usadas para qualquer situação. Por isso podemos dizer que não é um plágio, mas uma falta de um pouco de criatividade.
A tipografia da nova marca dos correios também foi um asunto bem discutido na área publicitária. Segundo a designer de tipos Marina Chaccur, a empresa simplesmente não deveria ter aprovado a nova arte da marca pelos seus erros na tipografia escolhida e desenhada. Abaixo segue um desenho da tipografia descontruída e suas diferenças de tamanhos:
...