Gestão De Atacado E Varejo
Artigo: Gestão De Atacado E Varejo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessaplsilva • 21/9/2014 • 4.184 Palavras (17 Páginas) • 791 Visualizações
GESTÃO DE ATACADO E VAREJO
1. AMBIENTE ORGANIZACIONAL
O ambiente organizacional é uma construção que pode ser vista a partir de uma série de perspectivas. Segundo Richard Hall (1984), o ambiente organizacional pode ser definido como o conjunto de todos os fenômenos externos à população de organizações em análise que a influenciam de forma real e/ou potencial.
Já W. R. Scott (2003), divide o ambiente organizacional em ambiente técnico e o ambiente institucional. O ambiente técnico envolve questões operacionais, como relacionadas a recursos e resultados e o ambiente institucional inclui valores e regras que afetam as organizações.
Podemos resumidamente afirmar que ambiente organizacional é tudo o que envolve uma dada organização, interna ou externamente.
englobando portanto o ambiente geral, ambiente operacional e ambiente interno.
O ambiente geral é formado por um conjunto amplo de variáveis externas que envolvem e influenciam indiretamente todas as organizações. Para Chiavenato (2000), essas variáveis são tecnológicas, políticas, econômicas, legais, sociais, demográficas e ecológicas.
As variáveis ou fatores tecnológicos são a aplicação do conhecimento científico na organização. A medida que a tecnologia avança, novos setores industriais, mercados aparecem nichos competitivos.
Os fatores socioculturais são as tendências sociais implícitas no modo como as pessoas pensam e agem. Distribuição geográfica, densidade populacional, idade, níveis de escolaridade, modelos de parentesco, etc. fazem parte destes fatores. Essas variáveis têm implicações para a administração da força de trabalho, as ações corporativas sociais e as decisões estratégicas sobre os produtos e mercados.
O ambiente nacional e internacional é um importante contribuinte para outro componente do macro ambiente: a economia. O ambiente econômico é composto de conexões complexas entre a economias de diferentes países. Taxa de juros, taxa de desemprego, renda per capita, etc.
Os fatores internacionais englobam a forma como os países vão se relacionar com o mercado global, se criando licenças para atuar no mercado internacional, importando ou exportando.
Os fatores político-legais são as políticas do governo que impõem limitações estratégicas ou provêm oportunidades para as empresas. São formados pelos impostos, leis, restrições, tarifas, risco político etc.
FIGURA 1 - A EMPRESA E SEU AMBIENTE GERAL
FONTE: CHIAVENATO,2000.
O ambiente operacional é o nível do ambiente externo à organização composto de setores que normalmente têm implicações específicas e relativamente mais imediatas na administração da organização. Inclui os clientes, concorrentes, fornecedores e o mercado de trabalho.
O componente cliente do ambiente operacional reflete as características e o comportamento daqueles que compram mercadorias e serviços fornecidos pela organização. É esse componente que determina o sucesso da empresa. Deve-se portanto sempre se considerar a adequação da empresa aos novos perfis de cliente que estão surgindo.
O componente concorrência consiste naqueles fornecem para os mesmos clientes. Basicamente, o propósito da análise da concorrência é ajudar a administração a avaliar os pontos fortes e fracos e a capacidade de concorrentes existentes e em potencial, e pensar estratégias que eles provavelmente adotarão, buscando estar sempre à frente destas ações.
O componente fornecedor do ambiente operacional inclui todas as variáveis relacionadas ao suprimento das entradas. Esses recursos são adquiridos e transformados durante o processo produtivo em mercadorias e serviços finais. A pontualidade, qualidade, ética e confiança do fornecedor afetam diretamente a empresa.
O componente mercado de trabalho é composto de fatores que influenciam a disponibilidade de mão de obra para realizar as tarefas organizacionais necessárias. As empresas devem constantemente se preocupar com a qualidade dos seus colaboradores e investir sempre em treinamento.
FIGURA 2 – A EMPRESA, O AMBIENTE GERAL E O AMBIENTE DE TAREFA:
FONTE: CHIAVENATO,1989.
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está dentro da organização e tem implicação imediata e específica na administração. É composto por colaboradores, gerência e cultura corporativa
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização.
Pode ser entendida de duas maneiras: a visível e a invisível. Chiavenato (2000) compara a cultura organizacional a um iceberg onde apenas um percentual muito pequeno é visível sobre a superfície das águas, permanecendo a sua maior parte oculta, fora da visão das pessoas, mas que, no entanto, está ali sustentando e direcionando.
A cultura visível pode ser representada pelo vestuário, marcas, layout da empresa, símbolos, cerimonias, etc.
Já a invisível é representada pelos valores que a empresa pratica em suas relações.
FIGURA 3 – A CULTURA ORGANIZACIONAL
FONTE: ADAPTAÇÃO DA INTERNET
A formação da cultura organizacional reúnem elementos como o capital humano. Cada indivíduo tem uma forma de pensar, princípios e crenças diferentes os colaboradores trazem para a organização as personalidades especificas e os respectivos comportamentos para o trabalho, também as relações trabalhistas; práticas de recrutamento; programas de treinamento; sistema de avaliação de desempenho; sistema de incentivos; rotatividade e absenteísmo.
Assim, mesmo as menores empresas sofrem influencias dos ambientes interno e/ou externo. A ética influencia a escolha da estrutura e cultura que irão coordenar os recursos e motivar os empregados. Normalmente as empresas utilizam sua missão
...