Gestão De Ativos Intangiveis
Artigos Científicos: Gestão De Ativos Intangiveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: miqueiasilva • 10/3/2014 • 6.960 Palavras (28 Páginas) • 441 Visualizações
GESTÃO DE ATIVOS INTANGIVEIS
a – Conteúdos (assuntos) e leituras sugeridas
Assuntos Leituras Sugeridas
Fundamental Complementar
Apresentação
Módulo I – A evolução dos modelos de Gestão Tese da Profa. Leonor Brandão indicada na biliografia.
Ver demais indicações no módulo Ver as indicações no módulo
Módulo II – Dado Informação e conhecimento Artigo - Um modelo de Inteligência Organizacional - Karl Albrecht
www.observatório.pro.br
Ver as indicações no módulo
Módulo III – Tipos de Conhecimento Artigo - Um modelo de Inteligência Organizacional - Karl Albrecht
www.observatório.pro.br
Ver as indicações no módulo
Módulo IV – Gestão do Conhecimento Ver as indicações no módulo Ver as indicações no módulo
Módulo V – O conhecimento como gerador de ativos intangíveis (capital intelectual) a) Caderno de Excelência Informações e Conhecimento Item 5.3
www.fnq.org.br
b) Ver as indicações no módulo idem
Módulo VI - Conhecimento => Ativos Intangíveis => Capital Intelectual Ver as indicações no módulo Idem
Módulo VII - Idem Ver as indicações no módulo Idem
Módulo VIII - Idem Ver as indicações no módulo Idem
Nota: 1) ver as referências bibliográficas, para maior detalhamento das fontes de consulta indicadas; 2) Fique atento às orientações indicadas nos módulos.
C – Referências bibliográficas
Livro texto
KROGHT, G. V.; ICHIJO, K.; NONAKA, I..Facilitando a criação do conhecimento: reinventando a empresa com o poder de inovação contínua.Rio de Janeiro: Campus, 2001.
SVEIBY, Karl Erik. A nova riqueza das organizações: gerenciando e avaliando patrimônios de conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
· Outras referências
ALBRECHT, Karl. Um modelo de inteligência organizacional. São Paulo: HSM Management, mai/jun. 2004.
ALVARENGA NETO; RIVADÁVIA C D. Gestão do Conhecimento em Organizações.São Paulo. Editora Saraiva. 2008 1ª. Edição
BRANDÃO, L. C. A gestão do conhecimento nas empresas do setor industrial da cidade de Sorocaba no estado de São Paulo.2006.138f. Dissertação- Universidade Paulista, São Paulo
FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE. Cadernos de Excelência – Informações e Conhecimentos. FNQ, 2008. Disponível para download em www.fnq.org.br (Produtos e Serviços>Publicações > Cadernos de Implementação > Cadernos de Excelência > Avançado > Informações e Conhecimento)
TERRA, J. C.. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. Rio de Janeiro: Negócio, 2000.
Nos módulos haverá indicações de textos e arquivos que poderão estar disponíveis neste site, bem como no site:
www.novosolhos.com.br Professora: Rosely Gaeta Disciplina: Gestão do Conhecimento – on-line ou Disciplina: Gestão dos Ativos Intangíveis
Título 1 : A EVOLUÇÃO DOS MODELOS DE GESTÃO
Objetivo: Esta aula tem como objetivo fazer com que você compreenda a evolução dos modelos de gestão, ou seja, como historicamente as organizações chegaram ao modelo de gestão do conhecimento.
Síntese:
A partir de uma breve revisão bibliográfica é feito um retrospecto histórico da evolução dos modelos de gestão, especificando os seus períodos e as características de cada um deles, permitindo o entendimento de cada época, bem como a compreensão de que cada um dos modelos apresentados foi importante na introdução de práticas administrativas e que, de alguma forma, já representavam os esforços das empresas em gerenciar um recurso até então não reconhecido como um dos principais ativos: o conhecimento organizacional.
Consulte o texto abaixo da dissertação de mestrado da Profa. Leonor Brandão
Ao longo da história podemos constatar que o conhecimento sempre foi um diferencial para as pessoas e para as organizações, o fato de possuir conhecimento conferia poder a quem o detinha. Hoje a importância reside não só na aquisição de conhecimento, mas também na sua criação e transferência, pois o conhecimento só será considerado um recurso valioso se houver ação.
As últimas décadas foram marcadas por mudanças substanciais nas relações capital-trabalho, patrão-funcionário, organização-sociedade. As mudanças decorrentes e intensificadas pela emergência de novas tecnologias estão provocando impactos sobre os diversos segmentos da sociedade. O progresso e a criação de riqueza dependem do uso da informação e do conhecimento.
Hoje, com o surgimento de uma “nova sociedade”, a do conhecimento, esse conhecimento passa a ser o ativo mais importante e com isso o ser humano passa por um processo de revalorização (Lobo, 2000).
Para analisar a necessidade da mudança de enfoque para um modelo que contemple a gestão do conhecimento como fator fundamental da produção e de vantagem competitiva, torna-se essencial o desenvolvimento de um retrospecto histórico, a fim de proporcionar um maior entendimento das transformações sofridas pelas organizações abordando resumidamente, os sucessivos modelos de gestão ao longo dos anos.
Pereira (op. cit)desenvolveu um modelo de análise da evolução dos modelos de gestão que contempla três níveis conceituais:
a) o conceito de "Ondas
...