Gestão De Pessoas
Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djdenis • 14/11/2013 • 978 Palavras (4 Páginas) • 422 Visualizações
Gestão de Pessoas
Para mobilizar e utilizar plenamente as pessoas em suas atividades, as organizações estão mudando os seus conceitos e alterando as suas práticas gerenciais.
Fala-se hoje em estratégica de recursos humanos para expressar a utilização deliberada das pessoas para ajudar a ganhar ou manter uma vantagem auto- sustentada da organização em relação aos concorrente que disputam o mercado
O contexto da gestão de pessoas é formado por pessoas e organizações. As pessoas passam boa parte de suas vidas trabalhando dentro de organizações.
Separar o trabalho da existência das pessoas é muito difícil, senão quase impossível, diante da importância e do impacto que o trabalho nelas provoca.
Com toda certeza, as organizações jamais existiriam sem as pessoas que lhe dão vida, dinâmica, energia, inteligência, criatividade e racionalidade.
Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos.
As organizações são constituídas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas missões.
As organizações surgem para aproveitar a sinergia dos esforços de várias pessoas que trabalham em conjunto. Sem organizações e sem pessoas certamente não haveria a Gestão de Pessoas.
Ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos, como a cultura que existe em cada organização, da estrutura organizacional adotada, das características do contexto ambiental, do negócio da organização, da tecnologia utilizada, dos processos internos e de uma infinidade de outras variáveis importantes
As pessoas como parceiras da organização
Nos tempos atuais, as organizações estão ampliando sua visão e atuação estratégica.
Os empregados contribuem com seus conhecimentos, capacidades e habilidades, proporcionando decisões e ações que dinamizam a organização.
Acontece que o parceiro mais íntimo da organização e o empregado: aquele que está dentro dela, que lhe dá vida e dinamismo e que faz as coisas acontecerem.
Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos
Ou em outro sentido, as pessoas constituem parte do patrimônio físico na contabilidade organizacional.
Isso significa “coisificar” as pessoas
As organizações bem-sucedidas se deram conta disso e tratam seus funcionários como parceiros do negócio e fornecedores de competências e não mais como simples empregados contratados.
Aspectos fundamentais da moderna Gestão de Pessoas
A Gestão de pessoas se baseia em três aspectos fundamentais:
1 As pessoas como ser humanos.
2 As pessoas como ativadores inteligentes de recursos organizacionais.
3 As pessoas como parceiras da organização. Capazes de conduzi-la à excenlência e ao sucesso.
Administração de Recursos Humanos (ARH) é o conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com as “pessoas” ou recursos humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação do desempenho.
ARH é a função administrativa devotada à aquisição, treinamento, avaliação e remuneração dos empregados. Todos os gerentes são, em um certo sentido, gerentes de pessoas, porque todos eles estão envolvidos em atividades como recrutamento, entrevista, seleção e treinamento.
ARH é o conjunto de decisões integradas sobre as relações de empregado que influenciam a eficácia dos funcionários e das organizações.
ARH é a função na organização que está relacionada com a provisão, treinamento, desenvolvimento, motivação e manutenção dos empregados.
Hoje se percebe que a inabilidade de uma empresa em recrutas e manter uma boa força de trabalho é que constitui o principal gargalo para as operações do negócio.
O panorama do futuro está relacionado com talento competências e capital intelectual. RH na frente.
A Gestão de Pessoas é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas – empregados, funcionários, recursos humanos, talentos ou qualquer denominação utilizada – para alcançar os objetivos organizacionais e individuais.
Para os objetivos da Gestão de Pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional.
A ARH deve contribuir para a eficácia organizacional através dos seguintes meios:
1 Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
2 Proporcionar competitividade à Organização.
3
...