Gestão De Pessoas
Casos: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rita2015 • 19/3/2015 • 1.060 Palavras (5 Páginas) • 146 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho nos apresenta Karoline roupas e acessórios Ltda. Empresa têxtil, no segmento de roupas masculinas, femininas e infantis, com catálogo amplo para as quatro estações.
A empresa é constituída de três sócios-proprietarios, atuante no ramo têxtil desde 1986, sua sede fica localizada é rua D. Pedro I, no bairro da boa vista, nº 386 a 401, na cidade de Cosmópolis, no estado de Sergipe.
Conta em seu quadro de funcionários com 125 colaboradores, incluindo sócios e gestores, e atua em varias áreas (departamento) empresariais: RH, DP, medicina de trabalho, linhas de produção, estoque entre outros, fazendo assim com que a mesma escolhe seus produtos para o estado de SE e todo o Pais, com pequena participação em grandes desfiles como São Paulo Fashion Week.
Por ser uma empresa que está crescendo a cada dia, abriu novas vagas para novos funcionários, e uma destes cargos vamos estudar mais adiante, o cargo de auxiliar de produção, por se tratar do cargo com maior necessidade no mercado.
2 DESENVOLVIMENTO
A empresa buscou através de empresas que prestam serviços em RH fazer uma seleção para um novo cargo que está disponível na seção de corte, esse novo cargo é o de auxiliar de produção detalhado á seguir na descrição do cargo.
DESCRIÇÃO DE CARGOS
CARGO: Auxiliar de produção SETOR: Fabrica de roupas
CARGO DO SUPERIOR IMEDIANTE: Gerente de Produção
RESPONSABILIDADES DO CARGO:
Ajudar na confecção.
Preparar lotes e pacotes para o setor de costura.
Distribuir peças cortadas para as costureiras.
Auxiliar na linha de produção.
ATRIBUIÇÃO DO CARGO:
O QUE FAZ? COMO FAZ? QUE FAZ?
Auxilia no corte Preparar o tecido para confecção. Auxiliando e preparando tecidos para confecção posterior.
Programas riscos e marcadores. Encaixa e risca moldes manualmente. Para planejar ordem de riscos e corte em tecidos.
Preparar lotes e pacotes. Separando componentes. Para formar lotes e pacotes conforme ficha técnica e ordem de produção.
REQUISITOS PARA O CARGO:
Competências técnicas (CONHECIMENTO) Descrição
Nível fundamental ou técnico.
Ensino fundamental ou curso técnico.
Qualificação básica. Experiência de 1 ano.
Competências comportamentais Descrição
Trabalhar em equipe. Agir com empatia e bom relacionamento com os demais colegas de trabalho.
Demonstrar iniciativa. Mostrar-se apto e prevê futuras ofertas no mercado.
A empresa buscou através dos meios de comunicação da cidade, fazer o recrutamento externo por se tratar de uma procura de candidatos com novas formas de pensar e agir, pois a prioridade era injetar “sangue novo” na organização, tendo este ponto como sendo uma das vantagens para o recrutamento externo, trazendo assim novas formas de pensar que permitam alargar as competências existentes no mercado. Além do que os custos são menores do que com a formação dos colaboradores, e com isso a imagem da empresa é reforçada como inovadora e empregadora.
O setor de pessoal (DP) por meio da gerência e psicólogo decidiu a técnica de seleção que usaria neste momento seria a entrevista de seleção, por ser a mais conhecida e por esta se aplicar a qualquer função.
Por se tratar de uma cidade pequena e com cultura e clima organizacional distintos optou-se por fazer a entrevista diretiva, pois esta determina o tipo de resposta desejada, deixando as perguntas a critério do entrevistado. Sendo também aplicada para conhecer outros conceitos pessoais do candidato, por isso trata-se de uma entrevista de resultado.
Para Chiavenato (2005), a seleção de pessoas funciona como um filtro que permite que apenas as pessoas apresentem as características desejadas, e aqui vamos ter a entrevista de seleção que foi técnica de seleção usada na Karolyne confecções, onde a seleção é feita com base no currículo vitae dos candidatos, onde estes vão submeter-se ao processo de comparação correndo o risco de ser rejeitado ou aceito pela empresa.
Contrato de trabalho será por escrito, pois é um documento real e concreto, com clausulas que favorecem ambas as partes. Também ficou acordado que o período de experiência seria de 45 dias.
O treinamento inicial será qualificar os novos colaboradores para que atuem através de técnicas utilizadas pelo ramo têxtil, capacitando para atuar na área de produção, montagem, inspeção, medicação de peças
...