Gestão De Pessoas
Artigos Científicos: Gestão De Pessoas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vsumaia • 9/9/2013 • 1.639 Palavras (7 Páginas) • 342 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE OSASCO
Tecnólogo em Gestão Hospitalar
Projeto Interdisciplinar
SUS – Sistema Único de Saúde
CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde
Rosângela da Silva Ribeiro – RA 667.739.706.3
Valéria Sumaia Machado – RA 681.400.280.6
Cláudia da Silva Bezerra – RA 666.242.153-3
Bruna Paola Domingos – RA 681.400.223-6
Elaine Aguiar Motta – RA 681.639.326.4
Vanessa Alves – RA 624.721.865.4
Junho/2013
SUS – Sistema Único de Saúde
CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde
Junho/2013
APRESENTAÇÃO
Apresentamos este Projeto Interdisciplinar, onde temos como tema inicial o Sistema Único de Saúde – SUS, sub-tema, a Central de Ofertas de Serviços de Saúde – CROSS e a estatística apresentada para a confirmação do excelente desempenho desta Central. Os números apresentados na estatística são informações reais do Hospital Geral de Carapicuíba - OSS
Esclarecemos, ainda, que foram fornecidos documentos comprobatórios que serviram de base na execução deste projeto, porém, os nomes dos pacientes foram omitidos, para evitarmos a exposição dos mesmos.
Este trabalho é de todos e de todos exigiu participação efetiva.
Gestão Hospitalar – 1º. Semestre
SUMÁRIO
SUS – Sistema Único de Saúde 05
CROSS – Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde 05
Departamentos Regionais de Saúde do Estado de São Paulo 06
Hospital Geral de Carapicuíba – OSS 07
Gráfico / Estatística 07
Ledenda – Vagas Reguladas 08
Considerações 09
Bibliografia 10
Anexos 11
1. SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
O Sistema Único de Saúde, criado no Brasil em 1988 com a publicação oficial da nova Constituição Federal, tornou o acesso gratuito à saúde direito de todo cidadão.
Com a implantação do sistema, o número de beneficiados passou de 30 milhões de pessoas para 190 milhões. Atualmente, 80% desse total dependem exclusivamente do SUS para ter acesso aos serviços de saúde.
A implantação do SUS unificou o sistema, já que antes de 1988 a saúde era responsabilidade de vários ministérios e descentralizou sua gestão. Deixando de ser exclusiva do Poder Executivo Federal e passou a ser administrada por Estados e Municípios.
2. CROSS – CENTRAL DE REGULAÇÃO DE OFERTAS DE SERVIÇO SAÚDE
Com o Decreto nº 56.061, de 2 de agosto de 2010, assinado pelo então Governador do Estado de São Paulo, Sr. Alberto Goldman, no uso de suas atribuições legais, Foi criada, na Secretaria da Saúde, diretamente subordinada ao Coordenador de Saúde da Coordenadoria de Serviços de Saúde, reorganizada pelo Decreto nº 51.434, de 28 de dezembro de 2006, e alterações posteriores, a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde - CROSS.
A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde - CROSS tem por finalidade a regulação da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, visando promover a imparcialidade do acesso, garantindo a integridade da assistência ao paciente do Sistema Único de Saúde do Estado de São Paulo - SUS/SP, no âmbito de sua área de abrangência.
A Secretaria da Saúde, por meio de suas unidades responsáveis, promoveu a adoção e implementação das providências necessárias à implantação dos serviços a serem prestados pela Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – CROSS, serviços de regulação de vagas de urgência/emergência e agendamento ambulatorial.
Por meio de Decreto o Estado já havia sido dividido em 17 Departamentos de Saúde, responsáveis por coordenar as atividades da Secretaria de Estado da Saúde no âmbito regional e promover a articulação intersetorial, com os municípios e organismos da sociedade civil.
O processo de centralização da regulação de vagas de urgência/emergência vem sendo realizado gradativamente ao longo dos últimos anos, e já mostra resultados.
Levantamento da Secretaria aponta que no período de agosto/10 à junho/11, houve redução de 40% na mortalidade de pacientes que necessitavam de leitos de UTI. De uma média de 2,5 óbitos mensais, o número caiu para 1,5. O objetivo é reduzir ainda mais este índice.
Neste projeto apresentaremos a regulação de vagas de urgência/emergência.
Conforme segue:
DRS I - Grande São Paulo
DRS II - Araçatuba
DRS III - Araraquara
DRS IV - Baixada Santista
DRS V - Barretos
DRS VI - Bauru
...