Gestão De Um Projeto
Trabalho Universitário: Gestão De Um Projeto. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alvani2 • 10/12/2014 • 1.378 Palavras (6 Páginas) • 196 Visualizações
s
SUMÁRIO
1 INTRUDUÇÃO .................................................................................................3
2 DESENVOLVIMENTO ....................................................................................4
2.1 GESTÃO DE PROJETOS........................................................................4
2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DE LOGISTICA...........................5
2.3 EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGOCIO.................................6
3 CONCLUSÃO ...................................................................................................8
REFERÊNCIAS.....................................................................................................9
1 INTRODUÇÃO
Apresentamos a seguir um estudo do perfil do empreendedor e as ferramentas necessárias para o alcance dos objetivos nesse mercado casa vez competitivo e globalizado. Torna-se preciso além de ter uma ideia para obter um negócio de sucesso, desenvolver e aprofundar as informações relevantes ao empreendimento, verificando a oportunidade antes de agregar valor a sua ideia através, de aspectos como: mercado, análise econômica, vantagens competitivas, equipe gerencial antes mesmo de inicia um plano de negocio.
O gerenciamento eficaz de um projeto e seu desenvolvimento gera grande oportunidade de analisar além, da viabilidade desse os custos a ele agregado. Assim podemos afirmar que um empreendedor possui grande capacidade de detectar as oportunidades relevantes para desenvolver seu projeto e lucra com ele, identificando os riscos e tornar mínimos.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 GESTÃO DE PROJETOS
Em um mercado competitivo e globalizado, o gerenciamento de projetos tem ganhado cada vez mais conhecimento e importância, é um conjunto de aplicações, habilidades, ferramentas e técnicas apropriada às atividades do projeto para atender aos seus pré-requisitos que obedece as seguintes fases:
Iniciação: fase de identificação das necessidades, da viabilidade, orçamentos e cronogramas, a equipe que irá trabalhar e a proposta. É a fase onde se inicia oficialmente o projeto através do Termo de Abertura;
Planejamento: estudos e análises, recursos e o detalhamento do plano;
Execução: execução dos planos do projeto, coordenação de pessoas e outros recursos para executar o plano;
Controle: monitoramento, controle e modificações;
Finalização: aceitação formal do projeto (com verificação do escopo) ou fase para a finalização.
Os projetos são formados por áreas de conhecimento e podem ser organizados em nove áreas que serão detalhados abaixo.
Área de Integração do Projeto: processos que integram todas as áreas mencionadas, identifica, define, combina e coordena os grupos do projeto como: Desenvolve o termo de abertura; Desenvolve o plano de gerenciamento do projeto; Orienta e gerencia a execução do projeto; Monitora e controla o trabalho do projeto; Realiza do controla integrado de mudanças e Encerra o projeto ou fase.
Área de Escopo: conjunto de atividades para identificar e controlar o escopo do projeto e suas mudanças como: Coletar requisitos; Definir o escopo; Criar a EPA (Estrutura Analítica do Projeto); Verificar o escopo e Controlar o escopo.
Área de Tempo: descreve os processos relativos ao término do projeto no prazo correto como: Definir atividades; Sequenciar as atividades; Estimar os recursos da atividade; Estimar a duração das atividades; Desenvolver o cronograma e controlar o cronograma.
Área de Custo: Descreve os processos envolvidos em planejamento, estimativa de gastos e controle de custos, de modo que o projeto termine dentro do orçamento aprovado como: Estimar custos; Determinar o orçamento e controlar custos.
Área de Qualidade: Garante que o projeto irar satisfazer os objetivos para os quais foi realizado como: Planejar a qualidade; Realizar a garantia da qualidade e Realizar o controle da qualidade.
Área de Recursos Humanos: Descreve os processos que organizam e gerenciam a equipe do projeto como: Desenvolver o plano de recursos humanos; Mobilizar a equipe do projeto; Desenvolver a equipe do projeto e Gerenciar a equipe do projeto.
Área de Comunicação: Refere-se aos processos relativos a geração, coleta, disseminação, e armazenamento e destinação final das informações do projeto de forma oportuna e adequada como: Identificar as partes interessadas; Planejar as comunicações; Distribuir as informações; Gerenciar as expectativas das partes interessadas e Reportar desempenho.
Área de Riscos: Conjunto de ações para identificar, medir e tratar os riscos de forma a minimizar os impactos no sucesso do projeto como: Planejar o gerenciamento dos riscos; Identificar os riscos; Realizar a análise qualitativa de riscos; Realizar a análise quantitativa de riscos; Planejar as respostas aos riscos e Monitorar e controlar os riscos.
Área de Aquisição: Planejar e realizar concorrência para a compra de produtos e serviços e, administrar o contrato até seu encerramento como: Planejar as aquisições; Realizar as aquisições; Administrar as aquisições e Encerrar as aquisições.
2.2 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
De maneira geral, estudar os fatores que influenciam a disposição da localização permite envolver os custos e as receitas que uma determinada iniciativa pode estar sujeito, o que ira determinar a sua capacidade de sobrevivência e o grau de competitividade. Geralmente são levantados critérios qualitativos e quantitativos, se utilizado de alguns métodos de análise. Os dados relevantes para a análise da localização são definições de mercado, produtos, rede, demanda dos clientes, tarifas de frete e custos fixos e variáveis. Existe uma gama de alternativas
...