Gestão Desempenho
Artigos Científicos: Gestão Desempenho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Valtair • 6/4/2014 • 6.524 Palavras (27 Páginas) • 624 Visualizações
Etapa 01
INTRODUÇÃO
A Gestão de Desempenho tem um papel importantíssimo dentro das organizações, pois para o funcionário traz a oportunidade de receber o feedback sobre seu desempenho, possibilitando a melhoria do seu trabalho, e para as empresas cria a possibilidade de desenvolver o potencial de cada funcionário, e com isso, gerando melhores resultados organizacionais.
Na empresa pesquisada - Nitrojet, avalia-se o desempenho para saber a forma pela qual as atividades estão sendo realizadas, corrigir desvios, melhorar produtividade, criar um momento entre avaliado e avaliador para conversarem a respeito de como está sendo desenvolvido o trabalho, apontando mudanças em comportamento, em atitudes e em questões técnicas que precisam ser melhoradas.
Existem vários objetivos para trabalhar com a avaliação de desempenho nas empresas, eles:
-Ajustar o perfil do funcionário ao local de trabalho que ele mais se identifica.
-Aperfeiçoamento contínuo do funcionário.
-Indica as qualificações exigidas pelo cargo.
-Indica o potencial para promoções.
-Propicia geração de aumentos salariais.
-Diagnostica necessidades de treinamentos/qualificações.
-Evidencia problemas de relacionamentos.
-Demonstra evolução dos funcionários.
- Gera motivação e satisfação no trabalho.
DADOS DA EMPRESA E SUAS PRÁTICAS
Descrição da empresa
Nome: Nitrojet Comércio e Assistência Técnica para Cafeteria Ltda
Localização: Av. pinto Bandeira 350, Centro, Porto Alegre – RS
Segmento em que atua: Equipamentos para Chantilly Expresso
Porte: Pequeno
Missão: Oferecer aos clientes a comercialização e assistência técnica de produtos de alto padrão, trabalhando com uma ótima diversidade de itens para Cafeterias, Restaurantes, Churrascarias, Redes de Fast Food e Sorveterias. Analisando a necessidade de cada cliente, o que resulta em uma parceria sólida e transparente, dedicada e respeitada, com total transparência, qualidade e inovação.
Valores: Humildade, Disciplina, Objetivo, Garra, Determinação e Eficiência.
Sistemática Área de Gerenciamento da Gestão do Desempenho
A conduta do desempenho é um modelo analítico adequado para se operacionalizar o conceito de competitividade empresarial por incorporar os principais elementos-chave do ambiente interno que determinam a estrutura do mercado, a conduta (estratégias competitivas) e o desempenho (resultados em termos de lucro e faturamento).
A relação existente entre a estrutura do mercado (concentração industrial) e o desempenho competitivo (rentabilidade) realiza-se da conduta empresarial, ou seja, do comportamento estratégico usado pelo empresário quanto a política de vendas e de fixação dos preços da empresa visando o crescimento e a lucratividade.
Área de Gerenciamento da Gestão do Desempenho
Nas áreas de Gerenciamento do Desempenho é estruturado em quatro fases: Planejamento do Trabalho; Acompanhamento do Desempenho; Avaliação de Desempenho e Plano de Desenvolvimento.
Tais fases são gerenciadas por uma equipe capacitada para planejar, acompanhar, avaliar e desenvolver o trabalho.
Papel das demais áreas da empresa neste gerenciamento.
A empresa passa a conhecer melhor seus recursos e pode definir, com base nos resultados apresentados, estratégias de desenvolvimento para atuar em padrão de excelência;
Os empregados passam a atuar de forma mais assertiva e a se destacar em diversos contextos a partir do feedback contínuo e das ações de desenvolvimento;
A GRH passa a conhecer melhor a força de trabalho da empresa e, a partir daí, pode atuar de forma mais integrada com as demais áreas.
Etapa 02
Importância do Banco de Talentos
O grande desafio da era do conhecimento é a capacidade que as organizações tem de obter tecnologia associada às pessoas, com a finalidade de identificar os conhecimentos explícitos e implícitos de cada funcionário.
Para tanto se torna necessário conhecer as competências das pessoas, que são consideradas um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.
Quantas competências, habilidades e conhecimentos estão escondidos nas organizações?
Quantas pessoas desejam executar atividades mais desafiadoras?
As organizações cientes da importância de identificar essas pessoas e de posicionar a pessoa certa para o lugar certo, procuram meios de tornar tangíveis as competências das pessoas, com aquelas requeridas para a função que ocupam, orientando as ações necessárias para que os resultados sejam alcançados.
As organizações que desejam alcançar seus objetivos é necessário identificar culturas e sistemas em que essas pessoas possam utilizar seus conhecimentos, habilidades e competências.
Perrenoud (1999) define competência como "a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos (saberes, técnicas, saber fazer, atitudes, etc.) para solucionar com pertinência e eficácia determinada situação"
É um banco de dados e informações sobre pessoas, que vão desde informações cadastrais (nome, endereço eletrônico, etc.) até informações sobre sua vida profissional, formação acadêmica, experiência profissional, atividades desenvolvidas e atividades que estão aptos a desenvolver, idiomas de domínio, etc.
O armazenamento destas informações pode ser utilizado para várias aplicações na organização, desde
...