Gestão E Orçamento Empresarial
Dissertações: Gestão E Orçamento Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rbeloo • 8/11/2013 • 1.857 Palavras (8 Páginas) • 381 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
RODRIGO BELO DO NASCIMENTO
GESTÃO E ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Campina Grande, 11 de Outubro de 2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
CONCEITO DE ORÇAMENTO 4
ORÇAMENTO GERAL 4
ORÇAMENTO FLEXIVEL 4
PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA GESTÃO 4
AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 5
ISENÇAO E IMUNIDADE TRIBUTÁRIA 6
BALANÇO PATRIMONIAL 6
DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCICIO 7
DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA 8
A COMPARAÇÃO DO ORÇADO COM O REALIZADO COM A UTILIZAÇAO DOS METODOS QUANTITATIVOS 8
CONCLUSÃO 10
BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
O orçamento e a gestão são extremamente importantes para a administração empresarial. Para entendermos melhor este tema, é preciso que nos adentremos um pouco ao direito para entender as bases legais dos tributos e dos métodos quantitativos para melhor quantificar os valores orçados e fazer a comparação do orçado x realizado, é necessário entendimento da Estrutura das Demonstrações Contábeis com a finalidade de melhor demonstração dos valores encontrados.
CONCEITO DE ORÇAMENTO
orçamento é um projeto em detalhe dos resultados de um programa oficial de operações, com base em uma eficiência razoável. Embora o âmbito de “eficiência razoável” é indeterminado e depende da interpretação da diretiva política, deve-se afirmar que um projeto não deve ser confundido com um orçamento, enquanto não tenha prevista a correção de determinadas situações para obter a economia e redução de custos excessiva.
O conceito de orçamento tem vários usos, geralmente ligados à área de finanças e economia. O orçamento é, neste sentido, a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender a certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização , família, etc.
ORÇAMENTO GERAL
O orçamento geral expressa o orçamento operacional e o financeiro, e é composto por um conjunto de demonstrações financeiras orçadas. Por fim expressa também, o impacto das decisões operacionais e financeiras, decisões operacionais lidam com o uso de recursos escassos, e decisões financeiras lidam com como obter fundos para adquirir esses recursos.
ORÇAMENTO FLEXIVEL
Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado da fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado.
PONTOS POSITIVOS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO
Os pontos positivos do orçamento para a gestão são:
Define metas e objetivos claros para toda a organização;
Comunica esses planos para toda a organização;
Possibilita a coordenação de atividades empresariais;
Determina quais os meios necessários para alocar recursos no interior da empresa;
Possibilita descobrir eventuais "gargalos" operacionais;
Permite o estabelecimento de um processo de tomada de decisão organizado e fundamentado.
AS QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO
Dos Princípios Gerais
Art. 145. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios poderão instituir os seguintes tributos:
I impostos;
II taxas, em razão do exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados ao contribuinte ou postos a sua disposição;
III contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas.
§ 1º Sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
§ 2º As taxas não poderão ter base de cálculo própria de impostos.
Art. 146. Cabe à lei complementar:
I dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
II regular as limitações constitucionais ao poder de tributar;
III estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributária, especialmente sobre:
a) definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação
...