TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Empresarial (Administração)

Dissertações: Gestão Empresarial (Administração). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  3.597 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

Gestão estratégica de empresas: (em língua inglesa: strategic enterprise management — SEM) é um termo que se refere às técnicas de gestão, avaliação e ao conjunto de ferramentas respectivas (como software) concebidas para ajudar empresas na tomada de decisões estratégicas de alto nível.

Tipicamente é utilizado um sistema de informação estratégico (SIE) para gerir a informação e assistir no processo de decisão estratégica. Os SIE representam a evolução natural dos sistemas de informação de gestão face às necessidades das empresas em tirar partido da informação recolhida e processada por forma a ganhar vantagem competitiva e quiçá redefinir os objetivos da empresa para reajustá-la às alterações ambientais.

Um sistema de informação estratégico foi definido como "O sistema de informação que suporta ou altera a estratégia da empresa"

Visam integrar os diversos departamentos da empresa, automatizando processos e armazenando as informações de negócios. O sucesso da implantação de uma solução de gestão empresarial (ERP) está firmemente alicerçado na visão estratégica da corporação. a importância da sintonia e alinhamento entre a área de TIC e os executivos de negócios, pois são estes últimos que têm o poder para determinar as mudanças que se fazem necessárias para que os objetivos empresariais sejam atingidos.

COMUNICAÇÃO PLENA DAS ESTRATÉGIAS

Estratégia depende de objetivos claros e com prazo definido

Definir os objetivos da empresa é um grande desafio

Toda estratégia de atuação de uma empresa deve ser baseada em objetivos claros e que podem ser atingidos a curto ou longo prazo. Definir estes objetivos é um dos maiores desafios de quem dirige uma empresa.

Para começar, os objetivos de uma empresa devem satisfazer as partes interessadas:

Clientes;

Colaboradores;

Acionistas/empresários;

Fornecedores;

Sociedade.

O primeiro caminho a ser seguido na hora de traçar os objetivos é filtrar o grande volume de informações que vimos até agora e se concentrar naquelas fundamentais para atingirmos os propósitos de nossa empresa. Ao final deste

trabalho, ficará claro que alguns objetivos e fatores são críticos para o sucesso da empresa. A estes fatores damos o nome de “Fatores Críticos de Sucesso” (FCS).

Os FCS apontam os principais aspectos cujo desempenho pode afetar positiva ou negativamente a atuação da empresa e dependem da situação pela qual a empresa passa. Por exemplo: uma empresa altamente endividada pode ter como uma dos FCS a “renegociação de prazos de pagamento com os fornecedores”.

Um bom caminho para definir os objetivos estratégicos é usar “pontos de vista”, que podem ter relação com:

As partes interessadas: força de trabalho, clientes, finanças (empresários / acionistas), sociedade e fornecedores;

Os mecanismos internos de trabalho: processos internos (de apoio, de produção, críticos);

O diferencial competitivo: inovação, flexibilidade, aprendizado e crescimento.

O que a empresa deve aprender, melhorar e inovar para atingir a visão de futuro?

Para responder, o empresário precisa levar em conta três focos:

As pessoas:

Estabeleça objetivos que possam ser usados para reter, capacitar e motivar as pessoas que trabalham com você. Não esqueça que elas dão vida às empresas e aos processos. Envolva as pessoas no dia-a-dia da empresa, cuide delas, prestando atenção em seu bem-estar físico e emocional, busque desenvolver o potencial profissional dos colaboradores, etc. Na chamada “era do conhecimento”, a empresa que detém mais conhecimento e sabe dele se utilizar pode agregar maior valor ao negócio e assim ganhar maior fatia de mercado.

As informações:

Mas a busca de aprender e melhorar não pode se limitar ao fator humano. A empresa tem que ter um bom sistema de informações que propicie agilidade e dê suporte ao processo de tomada de decisão. Assim, é preciso definir um objetivo estratégico que garanta que as informações críticas para o negócio estejam disponíveis na hora de se decidir.

A cultura da empresa:

Tenha sempre em mente que aprendizado e crescimento fazem o empresário levar adiante as mudanças necessárias para realizar a estratégia definida. Por isso, estabeleça um objetivo estratégico voltado para:

- A cultura da empresa: busca divulgar internamente a missão, a visão e os valores da empresa;

- A liderança: os líderes devem auxiliar na mobilização de todos os colaboradores e dirigentes;

- O alinhamento: os objetivos da empresa devem estar interligados aos objetivos individuais das pessoas;

- O trabalho em equipe: o conhecimento estratégico deve ser compartilhado entre todos os envolvidos.

Vamos falar de quatro destes pontos:

Processos internos

Para satisfazer meus clientes, em que processos minha empresa deve ser excelente?

O empresário deve prestar atenção aos processos que interferem diretamente na produção e na organização. Porém, não pode descuidar dos impactos econômicos, sociais, políticos e ambientais desses processos. É nesta etapa que sociedade e fornecedores são levados em consideração.

Além desses processos já citados, o empresário também deve ficar atento àqueles que levam em conta o cliente. Os chamados processos de produção terão como resultado o produto ou serviço que atenderá as necessidades do cliente.

Clientes e mercado

“Para realizar a visão, como minha empresa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com