Gestão Estrategica de Marketing, Como Factor Critico de Sucesso Para as Instituiçòes do Ensino Superior
Por: camunga • 7/3/2019 • Dissertação • 24.762 Palavras (100 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MOÇAMBIQUE
Faculdade de Economia e Gestão
Curso de Mestrado em Administração e Gestão de Negócios
Gestão Estratégica de Marketing, Como Factor Critico de Sucesso Para Instituições do Ensino Superior Privado
(Caso de Estudo UCM – Faculdade de Ciências de Saúde)
Horácio Francisco Caetano Camunga
Beira
2018
Declaração
Declaro ser o autor deste trabalho que é original e inédito. Autores e trabalhos consultados, estão devidamente citados no texto e constam na listagem de referência literária Incluída.
Horácio Francisco Caetano Camunga
________________________________
Beira, Fevereiro de 2018
Supervisora
_______________________
Prof. Dra. Amália Dickhie
Agradecimentos
Agradeço, em primeiro lugar à Deus por ser o Pai da vida e por manter até este presente momento espacial da minha vida.
Agradecimentos especiais e o meu eterno apreço vão para a minha Supervisora Prof. Dra. Amália Dickie, péla excelente orientação, paciência e à maneira incansável com que orientou intelectualmente o trabalho, sem a qual não teria sido possível a sua realização.
Expresso a satisfação à minha família, especialmente ao minha querida esposa Ana Adelina Jeque José Caetano Camunga, e aos meus filhos: Cecília e Emanuel, aos meus pais Francisco Caetano Camunga e Cecília Pereira Gudo, aos meus amigos e colegas da Faculdade, são merecedores da minha vénia pêlo apoio moral e sobretudo péla paciência que têm demonstrado no decurso da frequência do curso.
À Faculdade de Economia e Gestão, pêlo acesso a um novo campo de saber que agora se incorporou na minha actuação profissional. Em especial para os Docentes do Mestrado em Administração e Gestão de Negócios que duma maneira incansável e paciente partilharam os seus conhecimentos num bom agrado e profissionalismo. Por último, agradecer a todos aqueles que directa ou indirectamente contribuíram para tornar possível a realização deste trabalho.
Dedicatória
A minha amada esposa Ana Adelina Jeque José Caetano Camunga péla muita paciência e ajuda que teve comigo ao longo deste tempo;
Aos meus estimados filhos Cecília e Emanuel que são a razão da minha Felicidade e Vida;
Aos meus familiares e amigos, por acreditarem em mim!
,
Lista de Siglas e Abreviaturas
Raimundo, (1995), argumenta que ao longo do texto somos obrigados a usar abreviaturas como um princípio metodológicos de maneira a facilitar a compreensão das mesmas, então acha-se importante apresenta-las para melhor descodificação dos termos, que em seguida são apresentadas:
ACL – Analises Clínicas e Laboratoriais
AGH – Administração e Gestão Hospitalar
CTA – Corpo Técnico Administrativo
EM – Estuantes Matriculados
Enf. – Enfermagem
FCS – Faculdade de Ciências de Saúde
FEG – Faculdade de Economia e Gestão
GEM – Gestão Estratégica de Marketing
GI – Gestão Institucional
GQ – Gestão de Qualidade
IES – Instituições do Ensino Superior
IESE – Instituto de Estudos Económicos e Sociais
MI – Marketing Institucional
NI – Novos Ingressos
PCAS – Psicologia Clínica e Assistência Social
SP – Saúde Pública
UCM – Universidade Católica de Moçambique
Lista de Gráficos
Gráfico 1. Análise de Ingressos 2013 e Sua Interpretação Pág. 59;
Gráfico 2. Análise de Ingressos 2014 e Sua Interpretação, Pág. 60;
Gráfico 3. Análise de Ingressos 2015 e Sua Interpretação, Pág. 61;
Gráfico 4. Análise de Ingressos 2016 e Sua Interpretação, Pág. 62
Gráfico 5. Análise de Ingressos 2017 e Sua Interpretação; Pág. 63;
Gráfico 6. Análise Global dos Ingressos no Período 2013 - 2017 e Sua Interpretação, Pág. 66
Lista de Tabelas
Tabela 1. Tabela de Analise Global dos Ingressos no Período, 2013-2017, Pág. 64
Resumo
O presente trabalho é um estudo exploratório e descritivo sobre a Gestão de Marketing Como Factor Crítico de Sucesso Para as Instituições de Ensino Superior. Apresenta uma análise do actual cenário competitivo do ensino superior com enfoque moçambicano, a Gestão do Marketing passou a ser imprescindível para as Instituições de ensino que buscam conhecer, relacionar-se e satisfazer seus clientes. Com o objectivo de identificar, através do estudo das teorias do Marketing, as possibilidades e condições para a aplicabilidade desse marketing no ramo educacional, como mecanismo de competitividade. O trabalho trata de como uma IES pode ser competitiva em um mercado cada dia mais exigente, está Gestão, este especialmente enquadrado na Faculdade de Ciências de Saúde da Universidade Católica de Moçambique como estudo de caso na busca da implementação do marketing mais adequado, de modo a se reposicionar e competir de forma eficiente em relação à concorrência. Onde serão apresentadas as possíveis consequências da aplicabilidade e da não aplicabilidade do Marketing nas instituições de ensino superior, e de que forma e em quais momentos o Marketing pode ser mais utilizado como ferramenta de competitividade entre as instituições de ensino superior. Aborda o marketing nas IES como fruto de um modelo de gestão académica desenvolvido tendo como base um mercado com muita competitividade, e comprova que há́ uma resistência contra ou só de estratégias mercadológicas nas instituições de ensino superior principalmente na aplicabilidade da imagem Institucional. Neste trabalho são analisadas as estratégias de marketing mais utilizadas, sua importância e os seus resultados. É feita uma revisão teórica e estudo de caso, sobre o Gestão de Marketing como Factor Critico de Sucesso.
...