Gestão Intelectual
Monografias: Gestão Intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alec • 30/11/2013 • 550 Palavras (3 Páginas) • 278 Visualizações
Gestão do Capital Intelectual.
Chiavenato (2004) Capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes – seja sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.
É o processo que identifica, compartilha o total do conhecimento de todos em uma organização e utiliza de forma eficaz os conhecimentos adquiridos e acumulados da empresa. Isto é, é o conjunto de ajudas não materiais que se entendem como o principal ativo das organizações.
Inventado a partir da interação entre:
a) capital humano - Está nas habilidades dos funcionários, em seus conhecimentos tácitos e nos obtidos nas suas informações profissionais, na busca permanente do saber, nas informações documentadas sobre clientes, concorrentes, parceiros e fornecedores.
b) capital estrutural - é a parte que pertence a empresa como os bancos de dados, marcas, conceitos, sistemas administrativos, e os manuais de procedimentos.
c) capital de clientes - é o valor dos relacionamentos de uma empresa com as pessoas com as quais faz negócios, o valor da filial, do relacionamento com os clientes, a lealdade deles à marca da empresa, o quanto ela conhece a necessidades de seus clientes e antecipadamente resolve seus problemas.
Aprendizagem Organizacional
O tema central da Gestão do Conhecimento é aproveitar os recursos que já existem na organização para que as pessoas procurem, encontrem e empreguem as melhores práticas em vez de tentar criar algo que já havia sido criado. É um processo de aprendizagem coletivo, o ambiente de inovação, e utiliza a detecção e correção de erros em busca da melhoria contínua, podendo resultar em novos conhecimentos ou novas soluções. Cuida de agregar valor às informações, filtrando e resumindo-as e, dessa forma, desenvolvendo um perfil de utilização pessoal que ajuda a chegar ao tipo de informação necessário para passar à ação.
Através da aprendizagem contínua, a organização exercita a sua competência e inteligência coletiva para responder ao seu ambiente interno (objetivos, metas, resultados) e externo (estratégia). A organização que aprende possui a capacidade de, criar o futuro que realmente deseja.
De forma customizada e flexível, mede seus resultados a partir de um conjunto consistente de indicadores e medidores de aprendizagem organizacional. A medida que se olham os fatores de tomada de decisão e se reflete sobre os seus resultados, pode-se notar os erros e acertos, e tomar decisões mais acertadas, deixando o processo mais transparente para os envolvidos com as ações de aprendizagem da organização.
Aprendizagem em grupo (ou em equipe) é o processo de alinhamento (grupo de pessoas atuando como um todo) e desenvolvimento da capacidade de um grupo criar os resultados que seus membros realmente desejam. Começa pelo “diálogo”, capacidade dos membros de deixarem de lado as idéias preconcebidas e participarem de um verdadeiro “pensar em conjunto”.
Os principais resultados ocorridos da adoção de são:
a)
...