Gestão de Marca
Por: Claudia Motoyama • 3/10/2017 • Ensaio • 3.903 Palavras (16 Páginas) • 258 Visualizações
Gestão de Marca
O que é Marca?
- “É a união de atributos tangíveis e intangíveis, simbolizados num logo tipo, gerenciados de forma adequada e que criam influência e geram valor” (Martins, José R. Branding, 2006)
- Marca é um conjunto de experiência e percepção de um público, sobre as características de um negócio, produto ou serviço.
- “A marca é uma conexão simbólica e afetiva estabelecida entre uma organização, sua oferta material, intangível e aspiracional e as pessoas para as quais se destina”. (Clotilde Perez, Signos da Marca).
PONTOS DE CONTATO DA MARCA
Cada ponto de contato é uma oportunidade para aumentar a consciência de marca e promover a fidelidade do cliente.
O que é branding?
- É um modelo de gestão que coloca a MARCA no centro das questões organizacionais.
- É um processo de construção e gestão dos pontos de contato da MARCA com seus públicos estratégicos.
- Visa o estabelecimento da conexão emocional entre a MARCA e esses diversos públicos por meio da criação e oferta de valor.
O TRABALHO DE BRAND EQUITY
Envolve a definição do posicionamento, a criação do nome e da marca, o gerenciamento e a avaliação do Brand Equity (valor econômico).
QUAL É A DIFERENÇA ENTRE IDENTIDADE E IMAGEM DA MARCA?
IDENTIDADE
- A identidade de marca corresponde a sua personalidade. Ela diz respeito a quem a empresa é, quais são os seus valores e a sua missão, e como os proprietários desejam que ela seja percebida dentro do mercado.
- A representação gráfica da identidade da marca é a sua IDENTIDADE VISUAL
IMAGEM
- Imagem corresponde a como os diversos públicos enxergam a marca. Ela nem sempre corresponde à identidade e dificilmente será única e homogênea para todas as pessoas.
GESTÃO DA MARCA
O desafio do profissional de marketing e comunicação é desenvolver um conjunto de significados para que a marca se torne um dos principais ativos da empresa.
BRAND EQUITY - VALOR PATRIMONIAL DA MARCA (EQUIDADE DA MARCA)
- É o valor agregado a produtos e serviços decorrentes do reconhecimento da marca.
- Quanto maior o “brand equity”, maior o valor da marca.
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5][pic 6]
Níveis de significado da marca
- Atributos: são as características estéticas e funcionais do produto: a marca sugere atributos como o preço, o tamanho, a qualidade, cor, o tipo de material, o preço, o custo de manutenção, o design, etc.
- Benefícios: são o resultado esperado como uso o posse do produto: segurança, conforto, economia, prazer, emoções, comodidade, praticidade, status, pertencimento a grupo social, etc.
- Valores institucionais: a marca poder e presentar valores da empresa como segurança, prestígio, ajuda ao próximo, responsabilidade ambiental, etc.
- Cultura: a marca poder e presentar determinada cultura (organizada, eficiente, divertida, etc.)
- Personalidade: a marca pode projetar certa personalidade (independência, modernidade, autonomia, maturidade, experiência, seriedade, descontração, arrojo, poder, irreverência, tranquilidade, rebeldia, extravagância, etc.)
- Usuário: a marca sugere o perfil de consumidor (adolescentes, mulher, executivo, idoso, etc.)
Métodos para determinar o valor da marca
- Alguns são quantitativos
- Buscam determinar um valor patrimonial
- Outros são qualitativos
- Determinam o reconhecimento e apreço que a marca conquistou do público.
- Sistema da agência de publicidade Young & Rubicam.
- O objetivo não é determinar o valor patrimonial, mas identificar o quanto o consumidor final conhece e valoriza a marca. Isso influencia o quanto ele se dispõe a pagar pelo produto e seu grau de fidelidade.
Y&R –Brand Asset Valuator (Avaliador do Ativo da Marca)
O sistema determina:
- A força da marca: através de uma pontuação para a diferenciação que a marca apresenta em relação aos concorrentes e para a relevância que a marca tem para o seu público;
- “Estatura” da marca: através de uma pontuação para o conhecimento que o público tem da marca e para o a preço do público por ela.
DECISÃO DE PROPRIEDADE DA MARCA
- MARCA PROPRIA
- Um produto de marca própria caracteriza-se por ser um produto vendido ou comercializado exclusivamente pela organização que detém o controle (registro) da marca e que normalmente não possui unidade produtora.
- Pode levar o nome da empresa ou utilizar uma outra marca não associada à designação da organização, possui identidade própria e é fornecido sob encomenda, atendendo a especificações definidas pelo detentor da marca.
- MARCA LICENCADA (DE TERCEIROS)
É o uso de uma marca conhecida por meio de contrato de licenciamento para designar o produto, como nome de artista ou personalidades, personagens de filmes e desenhos animados, ou ainda, marca de fabricantes.
Licensing ou licenciamento é o direito contratual de utilização de determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, que pertença ou seja controlada por terceiros, em um produto, um serviço ou uma peça de comunicação promocional ou publicitária.
Esse direito é concedido por tempo limitado em troca de uma remuneração, normalmente definida como um percentual aplicado sobre o valor gerado com as vendas ou a prestação de serviços que utilizam esse licenciamento.
No Brasil, o termo correto para referir-se à remuneração sobre os direitos de propriedades industriais e marcas é royalty. Para personagens, celebridades e obras artísticas, o termo indicado é copyright, equivalendo a direito autoral (moral e patrimonial).
...