Grupos focais
Por: leei_souza • 17/11/2015 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 255 Visualizações
Utilizando Grupos Focais
Os grupos focais em geral envolvem de 8 a 12 pessoas, que discutem determinado assunto sob a coordenação de um moderador. Ele promove a interação e garante que a discussão permaneça sobre o assunto. Essas discussões duram normalmente de uma a duas horas. Os grupos de foco são conhecidos, mais formalmente, como grupo focalizado em entrevistas de profundidade. Esta designação mais formal indica várias características importantes do grupo:
- O termo focalizado significa que a discussão é limitada e trata de u pequeno numero de assuntos fixos em formato semi-estruturado.
- O termo grupo indica que os participantes se interessam pelo assunto da discussão e irão interagir uns com os outros no decorrer da sessão.
- O termo profundidade provém da natureza da discussão, a qual é mais penetrante e completa do que é possível em conversa casuais ou no processo de pesquisa por questionário estruturado fechado.
- O termo entrevista significa que um moderador dirige e conduz a discussão, obtendo informações dos participantes do grupo.
Usos dos Grupos Focais
Os grupos focais são muito utilizados para obter informações com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento do questionário antes da sua implementação, mas o grupo tem muitos outros usos, do tipo:
- Obter opiniões e atitudes a respeito de produtos, serviços, instituições par identificar percepções dos usuários.
- Testar mensagens concebidas para influenciar determinados públicos ou comunicar-se com eles.
- Identificar idéias criativas e inovadoras relacionadas ao publico de interesse.
Há quatro componentes fundamentais para o processo de pesquisa com grupos focais: planejamento de grupos, recrutamento dos participantes, implementação das sessões de discussão e análise dos resultados.
Planejamento de grupos
O processo de planejamento de grupos consiste de várias atividades que devem ocorrer antes que o recrutamento de participantes aconteça. As principais atividades são: identificação das principais características dos participantes em potencial do grupo; estabelecimento do número apropriado de grupos; escolha da instalação mais adequada para a realização da sessão; determinação da necessidade de incentivos financeiros para encorajar a participação; programação das sessões nos melhores horários e dias.
O estabelecimento das características-chave dos participantes em potencial é fundamental para o processo de formação dos grupos de foco. Como regra geral, esses grupos são mais eficazes quando consistem de participantes que possuem muitas características em comum. Grupos homogêneos tendem a trocar idéias e opiniões mais livremente do que grupos com antecedentes mais amplamente divergentes.
As discussões dos grupos de foco devem ser realizadas em local conveniente e de fácil acesso. É mais provável que os participantes compareçam quando o local for próximo de suas casas ou do seu trabalho e fácil de ser encontrado. As instalações para esses grupos normalmente incluem salas de reuniões em hotéis, centros comunitários, restaurantes e salas especialmente projetadas com espelhos unilaterais, para que a equipe de pesquisa possa acompanhar as reuniões.
...