Historia Eventos
Trabalho Escolar: Historia Eventos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanialopes45 • 24/11/2013 • 3.816 Palavras (16 Páginas) • 540 Visualizações
Breve...
Os Eventos no Brasil aconteceu 1840, no Rio de Janeiro, o primeiro evento realizado em espaço especial – o Baile de Carnaval, no Hotel Itália. Era o início dos bailes de carnaval. Em 1922, aconteceu a Exposição Internacional do Centenário da Independência, no Palácio das Festas, Rio de Janeiro, tornando esse Estado o precursor dos eventos no Brasil e sendo essa Exposição o marco decisivo e inicial para a era atual dos eventos.
No entanto, o turismo de negócios e, conseqüentemente, o evento como produto da comunicação direta só é reconhecido pelo empresariado no Brasil a partir de meados da década de 60. O investimento no setor inicia-se e surgem as primeiras entidades de classe, objetivando consolidar o segmento – em 1977, a Associação Brasileira das Empresas de Eventos – ABEOC
O evento vem da capacidade do homem de criar, nasce da idéia, muitas vezes simples, e vai ganhando contornos chegando a atingir proporções internacionais.
Com um potencial cada vez mais elevado os eventos, tem estada muito presente no cotidiano de nós seres humanos, o que se deixa a impressionar e como se defini os eventos.Nos dia de hoje estamos tendo contato diariamente com eles, seja pela mídia, no trabalho,estudos, nos meios familiares e sociais. O evento tem por objetivo ampliar a esfera de relacionamento inerente ao convívio em família, escola, trabalho e no lazer, quebrando rotinas dos afazeres.
Hoje, é um veiculo de comunicação de forte apelo em todas as camadas sociais. É conceituado e amplamente aceito pela sociedade. Para profissionais da área o evento adquiriu valor especial, e se deve planejar, organizar com antecedência e nesse evento reunirá pessoas de interesses comuns como lançamento. Evento é um acontecimento previamente planejado, com objetivos claramente definidos. Tem um perfil marcante: esportivo, social, comercial, cultural, filantrópico, religioso, entre outros. Sua realização obedece a um cronograma e uma de suas metas são a interação entre seus participantes, público, personalidades e entidades.
A Importância do evento: Turismo
Nós deslocamos de nossas cidades pra mais diversos lugares, em busca de realização, desejo ou necessidades, os motivos que levam o individuo a buscar o descanso, lazer, aventura, etc., são atendidas pelas ofertas de atrativos naturais, históricos e culturais, esses municípios tem o nome de núcleo receptor que devem estar devidamente estruturados para atender a essa demanda turística. Isso irá acontecer quando devidamente planejados, organizados e controlados.
Quando fale se em turismo lembra-se em viagens, hotéis, restaurantes, compras.
Sendo um produto turístico capaz de por si só, gerar fluxos e aumentar a estacionalidade do turista no pólo receptor, conflite com o apelo motivacional das atrações naturais, culturais, ou suprir a ausência de ambas. Como produto turístico, o evento necessita passar pelas mesmas técnicas utilizadas quando da promoção e lançamento de um produto qualquer, com adaptações às peculiaridades do setor turístico, onde o fator diferencial é o que mais vende.
Tivemos sempre o turismo restrito à busca de lazer, aproveitando se o tempo livre sem o exercício remunerado.
Turismo de eventos e planejamento local: Uma relação necessária
O turismo vem apresentado em todo o mundo um expressivo crescimento, desde o século XX, caracterizando como uma atividade complexa que relaciona os elementos naturais, culturais, além de diversos segmentos dos setores primário, secundário e terciário.
A definição feita pela OMT, Organização Mundial do Turismo, para o qual “o turismo compreende as atividades que realizam as pessoas durante suas viagens e estadas em lugares diferentes ao seu entorno habitual, por um período consecutivo inferior a um ano, co finalidades de lazer, negócios ou outras”(ORGANIZAÇÃO, 2001,P.38).Com essas definição fica claro a amplitude de possibilidades presentes no turismo, apesar de deixa confuso e gerar criticas.
No inicio, o conceito de turismo esteve restrito á busca de lazer, do aproveitamento do tempo livre sem o exercício de atividades remuneradas. Atualmente o turismo no mundo tem dissipado esta querela, sobretudo pela expansão do turismo de negócios e de eventos. O turismo de eventos é um dos segmentos turísticos que mais cresce atualmente. Apesar esta modalidade se diferencia das demais por possuir características próprias, como a demanda que pode ser planejada para que ocorra na baixa estação. Segundo Zanella ( 2003,p.13)
Evento é uma concentração ou reunião formal e solene de pessoas e/ ou entidades realizadas e data e local especial, com o objetivo de celebrar acontecimentos importantes e significativos e estabelecer contatos de natureza comercial, cultural, esportiva, social, familiar, religiosa, cientifica etc.
Possivelmente, um dos mais antigos eventos da epopéia humana na terra tenha ocorrido há milhões de anos quando um primitivo grupo de humanos se reuniu para comemorar uma caça. Os eventos possuem suas origens na antiguidade e vivenciaram diversos períodos da história da civilização humana chegando até nossos dias. O evento vem da capacidade do homem de criar, nasce da idéia, muitas vezes simples, e vai ganhando contornos chegando a atingir proporções internacionais. Hoje, é um veiculo de comunicação de forte apelo em todas as camadas sociais. É conceituado e amplamente aceito pela sociedade. O primeiro Evento registrado na história foram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados pela primeira vez em 776 A.C., em Olímpia, Grécia. Devido ao sucesso, o evento passou a ser realizado de quatro em quatro anos, durante mil anos, expandindo-se para outras cidades gregas. A mobilização das pessoas era tamanha que havia até trégua das guerras, muito comuns naquela época.
"a reunião caracteriza-se como o embrião de todos os tipos de eventos. Trata-se do encontro de duas ou mais pessoas, a fim de discutir, debater e solucionar questões sobre determinado tema relacionado com suas áreas de atividade".
(MEIRELLES, 1999, pág.30).
Estreitamente ligado ao turismo de negócios, o turismo de eventos é praticado por pessoas que viajam para participar de eventos técnicos, científicos e empresariais, através de congressos, convenções, seminários, mesas- redondas, simpósios, conferencias, fóruns, colóquios, palestra, exposições, feiras, mostras, encontros, assembléias, campeonatos, concílios,
...