IMPORTAÇÃO
Por: SOLARIET • 21/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.927 Palavras (8 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
ALEN CAROLINE SANTOS
GISELE LIMA
MAIANE SOUSA SANTOS
VALNEI BEHRMANN NUNES
RM E AS DIVERSIDADES DE IMPORTAR
Salvador
2016
ALEN CAROLINE SANTOS
GISELE LIMA
MAIANE SOUSA SANTOS
VALNEI BEHRMANN NUNES
RM E AS DIVERSIDADES DE IMPORTAR
Relatório Técnico Científico efetuado acerca da Logística Internacional dentro de uma empresa que efetua a importação, apresentado ao Curso Tecnólogo em Logística, Faculdade Dom Pedro II.
Orientadora: Gilmar Fernandes
Salvador
2016
Sumário
1.INTRODUÇÃO
2.IMPORTAÇÃO
2.1. Fase Administrativa:
2.2. Fase Fiscal
2.3. Fase Cambial
2.4. Aduaneiro das Importações:
2.5.Drawback:
2.6. Tributário na Importação:
2.7. Legislação:
3.RM IMPORTAÇÃO LTDA
3.1. Aeroviário
3.2. Marítimo:
4.CONCLUSÃO
6.REFERÊNCIAS
RESUMO
Nesse trabalho trazemos a exigência da nação brasileira na importação de produtos que ira atuar dentro dos pais, e com a entrevista ao Gestor da empresa RM Importação, mostraremos passo a passo para tal serviço ser prestado com eficiência.
Palavra-chave: Importação, Serviço, eficiência.
OBJETIVO
O Objetivo desse trabalho é conhecer uma empresa que preste serviço de importação, onde seja realizada uma possível entrevista com o gestor, e consiga o máximo de informação de como funciona cada critério que é aplicado em cada serviço, relatar cada documento que a empresa utiliza para importar, os benefícios que os clientes recebem em contratar a empresa.
1.INTRODUÇÃO
O mercado de importação a cada dia que passa vem crescendo cada vez mais, e para as empresas a necessidades de tornarem cada vez mais competitivas. Com a expansão do comercio eletrônico cria facilidade para implantação cada vês maior de empresa no ramo do comercio exterior, e como isso a necessidade de pessoas para trabalha nessa área.
A RM importação e exportação fundada em 2007 por Rodolfo Maia vêm oferecendo serviços de importação para todo o Brasil e diversos países a empresa trabalha com todos os tipos de produtos. A missão da RM hoje no mercado é oferecer soluções imediatas para negócios internacionais de importação e exportações que facilite a vida das pessoas, proporcionando meio para obtenção de maior rendimento conseguindo assim a satisfação do cliente. E a sua visão é a excelência, transferência totais dos produtos e rapidez.
Vamos apresentar as etapas necessárias para a importação de um, produto as documentações necessárias, Trazemos nesse contudo o esclarecimento de forma resumida das fases burocráticas onde conceitua a administração, fiscal e Cambial, onde forma um conjunto de normas que ajuda no entendimento de como efetuar esse tipo de serviço. A importação no Brasil vem crescendo constantemente, pois é um tipo de negocio que mesmo que exista vario tipos de burocracias e exigências ainda é necessário para manter a economia do pais em alta.
2.IMPORTAÇÃO
A importação é um conjunto de integração em entrega de mercadoria ao território a aduaneiro, sendo considerada importação apos a entrada do pais solicitante, e obedecendo todas as exigências, recolhimento de tributos que a lei obriga. Existem três tipos de importação:
2.1. Fase Administrativa:
São exigências que órgãos governamentais obrigam que a importação seja efetuada, levando consideração a variação de tipos de produtos, trata-se do licenciamento das importações. Existe Varias normas Administrativas onde é necessário seguir passo a passo, para que não haja complicações à fase a importação:
- Sistema Administrativo: Sistema Administrativo das importações Brasileiras;
- Importação dispensada de licenciamento: Produto dispensável de licença de importação;
- Licenciamento de Importação: Importação sujeita a licenciamento;
- Operação de Drawback: Condimento ou Exclusividade nas modalidades, Suspenção ou Isenção;
- Procedimento especial: Importação de produtos sujeitos a Procedimento especial;
- Cota tarifaria: Importação sujeita a obtenção de Cota Tarifária;
Anuência do mapa: Importação sujeitas a anuência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
- Anuência da ANVISA: Importação sujeita à anuência da Agencia Nacional de vigilância Sanitária;
- Anuência da Suframa: Importação sujeita à anuência da superintendência da zona Franca Manaus;
- Anuência do Ibama: Importação sujeita à anuência do instituto Brasileiro do meio Ambiente e dos Recursos Naturais;
- Anuência do CNPq: Importação sujeitas à anuência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico;
- Substituição de Mercadoria: Caso ocorra alguma avaria de mercadoria, pode ser substituída por outra igual em quantidade e valor;
- Órgãos Anuentes: Órgão anuentes da Importação
- Simulador Tributário: Simulador do tratamento Tributário e Administrativo das Importações;
- Classificação de Mercadorias: O Exportador deverá classifica-lo de acordo com o método internacional de classificação de mercadoria, baseado em uma estrutura de código e respectivas descrições;
- Material usado: Importação de Material Usado
- Exame de Similares: importação sujeitas a Exames de Similares.
2.2. Fase Fiscal
Analise do tratamento aduaneiro, por meio de despacho de importação, nesse processo é efetuada a verificação dos dados que o importador solicitou mediante a mercadoria importada, de acordo com a documentação e a legislação especifica, com vista ao desembaraço aduaneiro, após isso a mercadoria é considerada importada e recebe a autorização para ser liberada no mercado interno brasileiro
2.3. Fase Cambial
Essa fase diz a respeito do tipo de moeda que se irá comprar a mercadoria importada, esse processo é efetuado pela entidade financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil a operar em câmbio
...