Implantação da cultura empreendedora nas organizações
Pesquisas Acadêmicas: Implantação da cultura empreendedora nas organizações. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Boreal • 28/11/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 305 Visualizações
DISCIPLINA DE EMPREENDEDORISMO
PLANO DE NEGÓCIO
CRICÍUMA
2013
1 INTRODUÇÃO
1.1 Apresentação
A era do conhecimento não é mais uma promessa, é um fato com o qual as empresas se deparam, e aquelas que estiverem preparadas para esse novo paradigma terão mais chances de sobreviver.
O empreendedorismo tem se mostrado um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois tem dado suporte a maioria das inovações que tem promovido esse desenvolvimento. As nações desenvolvidas têm dado atenção e apoio às iniciativas empreendedoras, por saberem que são a base do crescimento econômico, da geração de emprego e renda
Neste trabalho pretendemos desenvolver um plano de negocio para qualquer ramo de empresa, colocando como tema a implantação da cultura empreendedora nas organizações.
1.2 Tema
Implantação da cultura empreendedora nas organizações.
1.3 Problema
Como implantar a cultura empreendedora nas organizações.
1.4 Objetivos
1.4.1 Objetivos Gerais
Desenvolver um plano de negocio para a implantação da cultura empreendedora nas empresas, que deverá conter fundamentos para uma serie de conclusões que serão determinadas para o melhor encaminhamento da empresa, caso se deseje realmente optar por realizar a implantação dessa ideia.
1.4.2 Objetivos Específicos
Elaborar um plano de incentivo ao aprendizado;
Promover a inovação em produtos/serviços;
Criar políticas de incentivos/recompensas;
Elaborar programas de treinamento;
Capacitar o colaborador na identificação de oportunidades;
Incentivar o pensamento criativo;
Implementar programas internos de suporte ao empreendedorismo focando o desenvolvimento dos colaboradores;
Alimentar o desejo de ser inovador.
1.5 Justificativa
O Plano de Negocio permite a identificação dos pontos fortes e fracos da organização dentro do contexto ambiental em que a mesma atuará.
A elaboração do plano de negócio nos permitira ter um guia de orientação para poder programar o projeto e tomar decisões ajustadas às necessidades do planejamento, o plano de negocio sistematiza a informação sobre a idéia de negócio, estabelecendo como se pretende implementá-la e quais os resultados que se espera obter no futuro, este estudo nos capacita a entender como funciona o ambiente interno e externo de uma empresa, sendo relevante para nós acadêmicos e possibilitando o desenvolvimento de novos empreendedores de sucesso formados pela Universidade.
2 REVISÃO DE LITERATURA
Empreendedor é aquele que busca novos negócios e oportunidades, criando novos produtos, novos métodos de produção, novos mercados ao mesmo tempo em que se preocupa em melhorar antigos métodos menos eficientes e mais caros de produção.
A origem da palavra empreendedor é francesa e quer dizer, aquele que assume riscos e começa algo novo.
O empreendedor de start-up é aquele que inicia, começa um negócio. O empreendedor/empreendedorismo de start-up, vem se mostrando nos últimos anos de vital importância para a economia, pois através da iniciativa de abertura de novos negócios nas áreas de manufatura, varejo, atacado e serviços, gera empregos, renda, riqueza, aumenta/melhora a competitividade, movimenta a economia e paga/gera imposto.
O empreendedor Corporativo é o colaborador, funcionário que procurar desenvolver o empreendedorismo dentro de sua organização. É a necessidade que as organizações têm de se inovar, renovar e criar novos negócios.
Mais recentemente, as organizações vêm despertando para a necessidade do empreendedor/empreendedorismo corporativo, como forma de se manterem atuantes no mercado. Esta modalidade de gestão quer despertar nas organizações a necessidade da qualificação de seus colaboradores, dando-lhes a oportunidade, através de treinamentos, de serem responsáveis pelo negócio do qual fazem parte, incumbindo-lhes a função não só de funcionários, empregados ou colaboradores, mas, de patrão, cabendo-lhes a responsabilidade pelo bom andamento da organização através da busca constante da melhoria de seus produtos, processos e serviços.
3 PROJETO (PLANO DE AÇÃO)
Elaborar um plano de incentivo ao aprendizado: Elisandra
Na realização de um plano de aprendizado eficaz é necessário modificar o comportamento das pessoas, essa mudança envolve busca de novos conhecimento e habilidades, é interessante observar que em primeiro lugar a empresa deve se constituir numa fonte de aprendizado para futuros empreendedores. Nos programas de incentivo devem ser trabalhados alguns aspectos como:
Promover a inovação em produtos/serviços: Lindiana
Inovação tem a ver com a mudança, fazer as coisas de forma diferente, de criar algo novo com ações proativas. É necessário usar a criatividade aliada às habilidades gerenciais e conhecimento dos negócios para identificar oportunidades de inovar. A inovação contribui para o aumento das vendas:
Criar políticas de incentivos/recompensas; Elisandra
A política de recompensa é uma ferramenta de gestão que busca melhorar a relação capital e trabalho, fidelizando o relacionamento da empresa com o empregado. Algumas políticas podem ser desenvolvidas na empresa como:
• Participação nos resultados da empresa, fazendo que todos busquem um melhor desempenho nas atividades;
...