Industria De Vidro
Trabalho Escolar: Industria De Vidro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RafaelCastro • 24/10/2014 • 681 Palavras (3 Páginas) • 732 Visualizações
Indústria do vidro
O vidro tem muitas utilidades em virtude da sua transparência, da sua elevada resistência ao ataque químico, da sua eficiência como isolante elétrico e da sua capacidade em reter o vácuo. O vidro é um material quebradiço e tem uma resistência compreensiva caracteristicamente muito maior que a resistência à flexão. As técnicas de reforçamento, a maioria das quais envolve um pré-tensionamento para introduzir compressões superficiais, foram aperfeiçoados a um ponto em que o vidro pode ser empregado em condições mais severas que antigamente. Fabricam-se cerca de 800 tipos diferentes de vidro, alguns com propriedades equilibradas.
Como no caso de muitos outros materiais de uso comum da nossa civilização moderna, a descoberta do vidro é muito obscura. Uma das referências mas antigas a este material encontra-se em Plínio, que conta a história mais bem conhecida da sua descoberta por mercadores fenícios, que estavam cozinhando num vaso colocado acidentalmente sobre um pedaço de trona, numa praia. A combinação entre a areia e o álcali chamou a atenção dos mercadores e levou a tentativas de produzir o resultado. Já em 6000 ou 5000 a.C. ,os egípcios fabricavam falsas gemas de vidro, algumas de bela feitura artesanal e significativa beleza. O vidro de janela é mencionado do ano 290 d.C. , O cilindro do vidro de janela soprado foi inventado por um monge, no século XII. Durante os tempos medievais, Veneza tinha o monopólio de centro da indústria de vidro. Somente no século XV o uso de vidro de janela se tornou geral. Até o século XVI não se fabricava vidro na Alemanha ou na Inglaterra. A chapa de vidro apareceu, como produto laminado, na França, em 1608.
As fábricas de vidro, nos Estados Unidos, foram fundadas em 1608, em Jamestown, Virginia, e em 1639, em Salem, Massachusetts. Durante mais de três séculos a partir destas datas, os processos eram praticamente todos manuais e empíricos. Do ponto de vista químico, a única melhoria durante este período limitou-se à purificação de matérias-primas e a u aumento da economia de combustível. Certamente, entretanto, foram estabelecidas algumas relações entre a composição química dos vidros e as respectivas propriedades óticas e físicas; no seu todo, porém, a indústria anterior a 1900 era uma arte, com fórmulas secretas guardadas ciumentamente e processos empíricos de manufatura baseados primordialmente na experiência.
Em1914, foi desenvolvido na Bélgica o processo Fourcault de fabricação contínua de folha de vidro. Durant e os 50 anos seguintes, os engenheiros e cientistas efetuaram modificações no processo de fabricação da folha, visando reduzir a distorção ótica, características dos vidros de janela, e baixar o custo de produção do vidro plano esmerilhado e polido. Estes esforços levaram ao estágio mais moderno da tecnologia de produção de vidro plano. Na base de conceitos patenteados nos Estados Unidos, em 1902 e 1905, um grupo de pesquisa da Inglaterra aperfeiçoou o processo de chapa flutuante. Em apenas 10 anos, a folha de vidro obtida por flutuação quase que eliminou a chapa obtida por outros processos e invadiu significativamente o mercado de vidro de janela. Em número crescente, cientistas e engenheiros começaram a participar dos esforços no setor, e novos produtos apareceram em consequência de
...