Indutria De Bebidas Pira
Monografias: Indutria De Bebidas Pira. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vaniacellus • 14/8/2014 • 1.548 Palavras (7 Páginas) • 731 Visualizações
A TÉCNICA SURDO/SONORO PARA DESCONDICIONAR BLOQUEIOS
REGINA JAKUBOVICZ
____TENDÊNCIA ATUAL : REFERÊNCIA NAS ESTRUTURAS CEREBRAIS RESPONSÁVEIS PELO ATO MOTOR, RECONSTRUINDO A FISIOLOGIA DOS MECANISMOS EXECUTORES ENVOLVIDOS. A GAGUEIRA NÃO PODE SER VISTA COMO UM DISTÚRBIO DO SNC, DO FUNCIONAMENTO VOCAL E DAS INFLUÊNCIAS COMPORTAMENTAIS E EMOCIONAIS DO MEIO AMBIENTE.
O ENFOQUE MODERNO DA FONOAUDIOLOGIA
CAMINHAR NO SENTIDO DE IDEALIZAR EXERCÍCIOS E MÉTODOS DE TRATAMENTO, ENFOCANDO AS ESTRUTURAS CEREBRAIS E A FISIOLOGIA DO ATO DE FALAR.
ESTRUTURAS CEREBRAIS QUE EXERCEM PAPEL PRIMORDIAL NO PROCESSO DE ATO MOTOR.
TÁLAMO: É A ABSTRAÇÃO DE RECEPÇÃO DAS MENSAGNS SENSORIAIS.
HIPOTÁLAMO: ENCARREGADO DAS RESPOSTAS ASSOCIADAS A ESTADOS EMOCIONAIS QUE REGULAM OS BATIMENTOS CARDÍACOS E A PRESSÃO SANGÜÍNEAS.
CEREBELO: TRANSMITE A PROPRIOCEPÇÃO DOS MÚSCULOS DO CORPO E DO OUVIDO INTERNO PARA O CÉREBRO, SENDO RESPONSÁVEL PELA COORDENAÇÃO DO CONTROLE DOS MOVIMENTOS VOLUNTÁRIOS E DO TÔNUS GERAL DOS MÚSCULOS.
BULBO: VITAL PARA O FUNCIONAMENTO BIOLÓGICO, REGULA A RESPIRAÇÃO E A CIRCULAÇÃO.
AMÍDALA:PROCESSAMENTOS DAS EMOÇÕES, ESPECIALMENTE O MEDO.
HIPOCAMPO: FIXA A MEMÓRIA A LONGO PRAZO NO CÓRTEX, SELECIONA O QUE VAI PERMANECER OU DO QUE SERÁ SER DESTACADO.
COMPORTAMENTAL
O ATO DE FALAR COMO O DESEMPENHO DE UM INDIVÍDUO. ALGUMAS DESORDENS DE FALA, VOZ E LINGUAGEM PODEM SER CONSIDERADAS COMO FORMAS DEFEITUOSAS DE COMPORTAMENTOS. SE ANALISARMOS OS MOVIMENTOS DA LÍNGUA QUANDO O INDIVÍDUO FALA, PODE-SE DESCREVER UM COMPORTAMENTO DE MOVER A LÍNGUA E DESCREVER A FISIOLOGIA ENVOLVIDA NO ATO, QUE FOI FEITO OU QUE DEVERIA TER SIDO FEITO.
A RESPIRAÇÃO É UMA FUNÇÃO VITAL ONDE CADA INDIVÍDUO IMPRIME SUA MARCA PESSOAL. ALGUNS APRESENTAM RESPIRAÇÃO PEITORAL, ABDOMINAL E ASSIM POR DIANTE. AS PESSOAS QUE GAGUEJAM INTERROMPEM E BLOQUEIAM O FLUXO DE AR FRACIONANDO A FALA. ELAS SÃO MOVIDAS A AGIR ASSIM PELO MEDO DE FALAR, FRUSTRAÇÃO DE NÃO PODER TALVEZ TERMINAR A FRASE OU PELA VERGONHA DE NÃO EXIBIR A GAGUEIRA.
AS EMOÇÕES ENVOLVIDAS REFLETEM VELHOS HÁBITOS CONDICIONADOS E SEDIMENTADAS.
OS BLOQUEIOS QUE HÁ NO FECHAMENTO DA PREGA VOCAL E A DESORGANIZAÇÃO DOS MÚSCULOS DA LARINGE.
AS EMOÇÕES DESREGULAM A VOZ DAS PESSOAS.
NAS AFONIAS HISTÉRICAS E GAGUEIRA: O INDIVÍDUO UTILIZA SUAS PREGAS VOCAIS PARA RESOLVER CONFLITOS INTERNOS. ONDE OBSERVAMOS
- ABDUÇÃO: À CONTRAÇÃO DO CRICOARITENÓIDEO POSTERIOR (CAP).
- ADUÇÃO: INIBIÇÃO PARCIAL DO CAP ( ADAMS 1974, ADAMS E HAYDEN 1976, CONTURE ET AL., 1974)
A ORIGEM DESTE RITMO DE ATIVIDADE LOCALIZA-SE NA MEDULA, E QUE ESTA SUJEITA A MODIFICAÇÕES DAS DESCARGAS QUE ACONTECEM NO BULBO.
NA GAGUEIRA EXISTE UMA PERDA DE CONTROLE NA MEDULA COMO CONSEQÜÊNCIA DE DESCARGAS EMOCIONAIS PADRONIZADAS. A AÇÃO DOS MÚSCULOS ADUTORES E ABDUTORES DEVIDO AO DESNIVELAMENTO DA PRESSÃO AÉREA GLÓTICA E SUBGLÓTICA.
O RESULTADO SERIA A INIBIÇÃO DA FONAÇÃO OU O BLOQUEIO GAGO, POSSÍVEL QUE A PESSOA GAGUEJA TENDE LIBERAR A PRESSÃO ANORMAL MOVIMENTANDO LÁBIOS, LÍNGUA E MANDÍBULAS, TAIS POSTURAS OROFACIAIS ACABAM GERANDO BLOQUEIOS TENSOS OU CONSTRIÇÕES, CONTRIBUI PARA PERPETUAR A BATALHA GLÓTICA.
O GAGO ADOTA ESSA COARTICULAÇÃO PORQUE NÃO CONSEGUE ENCONTRAR A POSIÇÃO IDEAL PARA LIBERAR O AR., GERANDOFALSOS MOVIMENTOS, COM A FORÇA DE TANTA REPETIÇÃO, ACABAM SENDO INCORPORADOS AO COMPORTAMENTO LINGUÍSTICO. DO SURGIMENTO DE UM ESTÍMULO CONFLITANTE OU ESTRESSANTE NO AMBIENTE ELE EMITE A MESMA RESPOSTA.
TRATAMENTO
DESCONDICIONAR OS PADRÕES ARTICULATÓRIOS APRENDIDOS, LIBERANDO A MOVIMENTAÇÃO DA LARINGE.
MODIFICANDO OS ESTÍMULOS( ACABANDO COM OS MEDOS) E PROCURANDO ESTABELER UMA NOVA MANEIRA DE AGIR COM O APARATO VOCAL.
MODIFICAÇÕES NAS CONEXÕES CORTICAIS DIFERENTES NA MEDULA E NO BULBO, CRIANDO NOVAS VIAS CORTICAIS PARA OS ATOS MOTORES DE FALAR.
A PESSOA
. ANSIOSA E AGITADA, NÃO COMPARECEU À PRIMEIRA CONSULTA, ESTAVA COM MEDO E VERGONHA.
. EVITA AS SITUAÇÕES DE FALA, A GAGUEIRA ATRAPALHA SUAS ATITUDES, GOSTARIA DE SER ATENDENTE (TRABALHA NA COPA). RARAMENTE CONSEGUE FALAR FLUENTEMENTE, CONSEGUINDO QUANDO ESTA COM PESSOA CONHECIDA, QUANDO CALMA, SOZINHA E CANTANDO.
O QUE FAZIA PARA FALAR MELHOR? FALAVA MAIS DEVAGAR, PUXAVA MAIS O AR, NÃO OLHAVA PARA A PESSOA, NADA DISSO ADIANTAVA.
PERCEBE QUE : AS PESSOAS TEM PENA DE SUA FALA. PERGUNTADA SE ESPERAVA UMA MELHORA OU UMA CURA? UMA MELHORA JÁ A SATISFARIA.
ANÁLISE DAS SITUAÇÕES DE MEDO E DE GAGUEIRA, RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE AS SITUAÇÕES EM QUE FALAVA COM MEDO E GAGUEJAR E AS SITUAÇÕES SEM MEDO E NÃO GAGUEJAR .NUNCA HAVIA PERCEBIDO TAIS FATOS..
ANÁLISE DO QUE É UTILIZADO PARA EVITAR A GAGUEIRA.
SUBSTITUIR AS PALAVRAS;
PROCURA TREINAR A FRASE ANTES DE FALAR;
SÓ ESCOLHE PALAVRAS FÁCEIS;
FAZ PAUSAS;
INTRODUZ UM SOM ESPECÍFICO COMO: TÁ BEM?
RECOMEÇA A FRASE:
TOMA MAIS RESPIRAÇÃO E FALA.
NENHUMA ATÉ O MOMENTO TINHA TRAZIDO BENEFÍCIO.
ANÁLISE DA DISFLUÊNCIA
- LEITURA DE TEXTO, 100 PALAVRAS .
- APRESENTOU 22 DISFLUÊNCIAS COM PORCENTAGEM DE 22%, CORRESPONDENTE NA ESCALA DE SEVERIDADE DE IOWA GAGUEIRA SEVERA.
- ANÁLISE FONOLÓGICA, DISFLUÊNCIA TÍPICA, CONSISTÊNCIA NOS BLOQUEIOS.
/K/-/M/-/P/-/R/-/T/-/GR/-/PL/
- LEITURA DE PALAVRAS COMEÇADAS COM /P/,/T/ E /K/, EVIDENCIADO TREMOR
...